TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A organização

Resenha: A organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

A organização de um meio de hospedagem ocorre por meio do dimensionamento das instalações, dos recursos humanos e dos equipamentos necessários ao seu funcionamento, bem como pelo estabelecimento de uma divisão racional do trabalho, para o meio da criação de órgãos e postos de trabalho. Cada elemento deve ter uma razão para ser integrado ao meio de hospedagem. É uma questão de racionalidade, que deve contemplar instalações, equipamentos e pessoas.

Segundo Petrocchi (2005, p.47) o planejamento da pousada engloba:

• Estrutura funcional;

• Especialização tecnológica;

• Processos de trabalho e padrões de comportamentos;

• Dimensionamento de recursos humanos;

A estrutura organizacional cuida da divisão do trabalho com o arranjo e a inter-relação das funções necessárias a operação do meio de hospedagem, por meio do estabelecimento de órgãos e postos de trabalho. A quantificação de recursos e a divisão do trabalho dependerão da dimensão e das características de cada empreendimento.

Todas as funções precisam ser contempladas e podem ser agrupadas de formas diferentes. Em uma pequena pousada, o proprietário precisará desempenhar pessoalmente várias das funções essenciais. É uma questão de amplitude de controle, ou seja, está ligada ao numero de subordinados que um administrador pode dirigir eficazmente.

O tamanho do empreendimento indicará as demandas de trabalho em cada uma das funções, servindo como um orientador para a configuração da estrutura organizacional, em termos de grupamento de funções, dimensão dos órgãos e desenho de organograma.

O administrador de meios de hospedagem pode usar a seguinte tabela como orientação às atividades necessárias ao desempenho de sua empresa e deliberar como distribuirá essas atividades entre seus colaboradores, quer sejam empregados e empresas prestadoras de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com