TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A primeira característica é que mais explica as crises de 1929 e 2008.

Por:   •  20/4/2016  •  Artigo  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

A primeira característica é que mais explica as crises de 1929 e 2008.

As semelhanças entre as crises estão na queda das bolsas de valores, diminuição do consumo, aumento do desemprego, e o inicio das crises foram nos Estados Unidos.

Em 1929 os Estados Unidos vendiam a maioria da sua produção para os países da Europa, mas estes se recuperam após a 1ª Guerra Mundial, passando a não importar mais os produtos importados dos Estados Unidos. Na época eles não se preocuparam em diminuir a sua produção, portanto o acumulo foi muito grande, e com isso iniciou o desemprego e queda de valores de ações na bolsa de valores.

Em 2008 a abertura do credito para aquisição de imóvel foi muito grande, os bancos começara a incentivar a compra de imóveis, até mesmo os inadimplentes (subprimes) podiam adquirir credito, porem a taxas mais elevadas de juros, como mercado estava aquecido, nesta política todos ganhavam. O financiamento imobiliário era fácil e acreditava-se que este imóvel teria uma supervalorização a curto prazo e que teriam lucro na venda. Quando o FED precisou aumentar os juros, a situação mudou, não se compravam mais imóveis como antes e isso fez com que os preços caíssem e com a inflação mais alta a economia foi desacelerando, com o aumento do custo de vida, diminuição de emprego, grande parte daqueles que haviam adquirido imóveis através de hipotecas não conseguiam arcar com seus compromissos, bancos que eram detentores destas dividas foram a falência.

Conclui-se que o inicio das duas crises foram devido ao excesso de ofertas, em 1929 pelo excesso de produção e queda do consumo e 2008 pelo excesso de credito que aumentou o consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com