TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vantagem de uma economia puramente econômica

Seminário: A vantagem de uma economia puramente econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Vantagem:A vantagem é puramente econômica. As usinas, em geral, são afastadas das cida-des, de dezenas de quilômetros, de maneira que a corrente elétrica tem de ser transportada por fios, desde as usinas até as cidades. E êsse transporte é mais barato por corrente alternada do que por corrente contínua.Além disso, dentro da própria cidade, a distribuição da corrente elé-trica para as residências é mais barata e mais cômoda por corrente alternada do que por cor-rente contínua.Além desse motivo econômico há um motivo técnico importante: com corrente alternada é possível fazermos muito simplesmente aumento ou diminuição de diferença de potencial com máquinas chamadas transformadores. Assim, por exemplo, dispondo-se de uma diferença de potencial de 110 volts, pode-se obter uma diferença de potencial de 3.000 volts, ou 5.000 volts, etc., e vice-versa.

Quanto à utilização de corrente alternada, devemos observar mais o seguinte: para a maioria dos aparelhos de uso doméstico, como por exemplo, lâmpadas de incandescência, ferros de passar roupa, aquecedores, fogareiros, etc. seria indiferente o uso de corrente alternada ou contínua. E, como é mais barato e mais cômodo distribuir corrente alternada para as residên-cias, é essa que utilizamos para aqueles aparelhos. Quando há necessidade de corrente contí-nua para fins especiais, como por exemplo, as indústrias que utilizam eletrólise, é muito fácil obter-se corrente contínua a partir de corrente alternada.

Desvantagens

Quando há uma corrente elétrica em um condutor é gerado um campo eletromagnético em volta. Quando a corrente muda de direção é gerado um campo eletromagnético no sentido contrário. Isso faz com que haja um certo aumento de resistência no condutor que não haveria na corrente continua e faz com que haja uma certa perca de energia. Apesar disto ainda com-pensa usar a corrente alternada para a distribuição de energia, pois é mais barato para mudar sua voltagem, e se a distribuição fosse feita com corrente continua teríamos muita mais volta-gem do que precisaríamos

Etapa 2

Passo1:

MOTORES CC

Motores de corrente contínua são motores de custo elevado e, alem disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a con-troles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação, ou no caso da alimentação usada ser contínua, como no caso das pilhas em brinquedos.

Passo2:

PARTES PRINCIPAIS DO MCC

O motor possui rotor e estator.

O rotor consiste de: Eixo da Armadura – imprime rotação ao núcleo da armadura, enrolamen-tos e comutador.

] FIGURA 1. Parte de um motor de corrente contínua

Núcleo da armadura: está conectado ao eixo e é construído de camadas laminadas de aço, pro-vendo uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com