TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  19/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Jefferson Souza Damaceno

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Trabalho de Disciplina apresentado a Centro Universitário Jorge Amado, como parte da obtenção do título de: Tecnólogo em processos gerenciais.

Orientadora: PROF ANA AMORIM

Salvador, BA

2021

Introdução

A ODS é uma ideia que várias empresas vêm adotando para contornar esses problemas, continuarem produzindo e crescendo sem prejudicar o meio ambiente, dando acesso a saúde e educação, condições de trabalho descentes, com um conjunto de 17 ideias para alcançar algo próximo a essa utopia, empresas começaram a aderir a esse conjunto de ideias agregando valor e sedimentando o caminho para o futuro. Ideias como: Erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem estar entre outras.

Desenvolvimento

Apesar de já ter sido debatido a tempos atrás, acredito que o tema aquecimento global foi a primeira discussão de como o a ação humana com suas indústrias e corporações estavam afetando o meio ambiente, e que uma decisão deveria ser tomada para que não afetasse de maneira irreparável nosso planeta. Quando nos deparamos com grandes industrias descarregando quantidades estrondeantes de CO² na atmosfera, ou mesmo exploradores de madeiras e até criadores de gado arrasando hectares e mais hectares de arvores para satisfazer a sua necessidade pessoal. Chegamos a uma pergunta: “Até quando isso vai acontecer sem afetar o meio ambiente?”. E essa resposta veio rapidamente com calotas de gelos sendo derretidas, regiões alcançando temperaturas inimagináveis (como exemplo a neve em na região Sul do país)

Necessitou-se assim de “regulamentação” para exploração de recursos, visando atitudes que as empresas deveriam adotar para sanar ou diminuir os impactos que suas ações teriam ao meio ambiente. O conceito de meio ambiente não está ligado somente a animais e plantas, esse ecossistema abrange a nós seres humanos, onde também somos vitimas dessa cruel busca por poder, algumas empresas exploram de maneira abusiva a mão de obra de alguns países oferecendo valores baixos por sua mão de obra e com condições de trabalho inumanas, barateando seus custos de produção para que o produto final custe bem menos para eles. Fazendo que vivam beirando a pobreza o que afeta o desenvolvimento humano na região e vivam de maneira subalterna e não desenvolvam a economia de seu próprio país.

A AMBEV empresa do ramo de bebidas no brasil, é um exemplo de empresa que aderiu ao ODS, não somente a si, mas a todas as outras que a orbitam, como agricultores que fornecem as suas matérias primas, as empresas responsáveis por sua produção de embalagens e até as que trabalham com a logística de seus produtos cirando assim uma rede sustentável empresarial.

Para diminuir o impacto negativo a AMBEV adotou medidas para a proteção do meio ambiente, uma delas foi a gestão de agua, melhorando de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade de agua para 100% das nossas comunidades em áreas de alto estresse hídrico. Aderindo a uma medida chamada de “PACKAGING CIRCULAR” que é como um ciclo de vida de suas embalagens, para que seja possível 100% da reutilização após seu uso. E por ultimo uma medida que sobre as ações climáticas onde diz que: “Até 2025, 100% da eletricidade comprada por nos deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, vamos reduzir em 25% de emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor”. Com essas propostas a AMBEV vem demonstrando a sua ética se preocupando não somente consigo, mas trazendo para esse projeto todos os seus parceiros e colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com