TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Justiça - UFABC

Por:   •  10/8/2023  •  Dissertação  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

Qual é a definição de justiça de Platão? Como Platão chegou a essa definição? Na sua opinião, essa definição ainda é relevante para nós hoje? Por que?

Para Platão a justiça é única e absoluta, o que é justo é justo independente da situação na qual se encontra, por exemplo, ser bom com um amigo e ter atitudes ruins com o seu inimigo é uma situação injusta. Além desse ponto, Platão acredita que a justiça não é válida só para os mais fortes, pois o mais forte (um governo por exemplo) pode estar sim errado e ser injusto. Ou seja, para Platão a justiça é sábia, harmônica e feliz, o mal nunca deve ser feito independente da situação que a pessoa seja colocada. Ele conclui através de que a justiça é que cada pessoa dentro da sociedade compra seu devido papel sendo: governantes (filósofos), guardiões (guerreiros) e artesãos (pessoas comuns). Nos tempos atuais, ainda possuímos regras de sociais e com profissões que cada um deve fazer dentro da sociedade, no entanto, não de maneira tão fechada como a descrição de Platão. Em relação, a justiça é relevante ainda, pois afinal não matamos assassinos por eles serem assassinos, são julgados e cumprem suas penas, mas não com o mesmo ato que eles.

Platão afirma que ninguém faz o mal voluntariamente. Como entender essa afirmação? Nas suas próprias experiências, qual é o papel do conhecimento nas escolhas da vida quotidiana?

Para Platão, a natureza do homem faz com que ele sempre busque por atitudes que sejam boas, aquilo que lhe causa prazer e não dor, para ele o ser humano só irá praticar o mal se não conhecer o bem, a virtude é conhecimento e mal é o desconhecimento, por isso, ninguém faz o mal voluntariamente, pelos simples fato de fazer o mal. Quando pensamos numa criança, ela ainda não sabe quais atitudes dela são boas ou ruins, então suponhamos que ela cometa um ato de agressão com outra criança por uma irritação, ela não iria saber que aquilo é errado ou não, até que alguém com conhecimento ensine a ela. O papel do conhecimento na vida cotidiana é exatamente este, dar conhecimento às pessoas para que elas saibam o que é certo ou errado, pois elas sempre irão buscar aquilo que lhe causam prazer e dependendo da sua vivência e experiências podem ser atos negativos, mas que para ela são bons.

Para Aristóteles existe uma amizade que ele chama de virtuosa. Qual é a definição e as características desse tipo de amizade? No contexto da democracia contemporânea, a amizade (tal que definida por Aristóteles) pode ter uma função? Por que?

Para Aristóteles a amizade virtuosa é a amizade verdadeira, aquela que tem como um único objetivo final a amizade de duas pessoas, sem nenhum interesse maior envolvido. Suas características são: buscar o bem para o outro, encorajar, cuidar e aceitar o outro. Não, pois para Aristóteles não se deve esperar algo pela amizade virtuosa, então significa, que esperar que essa amizade construa algo a benefício mesmo que seja da sociedade em si e não de um único indivíduo já descaracteriza o que estava sendo definido. Mas as outras amizades sim, pois você já pode fazer ela com intuito de construir mudanças na sociedade e aí sim, pode ser que surja uma amizade virtuosa mesmo após ter sido iniciada por outro motivo.

Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com