TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD MACROCONOMIA

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Administração Pública

Disciplina: Ciência e Política

Aluno: Thiago Vasconcellos Castro da Silva

Matrícula: 16213110116

Polo: Campo Grande/RJ

No decorrer da história foram dadas duas classificações para os tipos de poder, definidos essencialmente de duas formas, sendo a primeira de acordo com os meios pelos quais o poder é exercido e a segunda, de acordo com os fins que necessitam do exercício deste poder. De acordo com o livro de Ciência Política, de Ricardo Corrêa Coelho, vemos que Aristóteles formulou a tipologia clássica das formas de poder, tendo como base o interesse em favor do qual o poder é exercido.

A tipologia clássica das formas de poder concebida por Aristóteles é dividida em três, sendo estas o poder paterno, poder despótico e poder político. O poder paterno é aquele exercido pelo pai sobre o interesse do filho. O poder despótico, onde este é exercido pelo senhor sobre o seu escravo, tendo o interesse do senhor como fim a ser alcançado. Por último temos o poder político, que é o exercido pelos governantes sobre os governados, almejando alcançar o interesse de ambos, mas Aristóteles tinha consciência de que nem todos os governantes agiam dessa forma e muitas vezes estes exerciam o poder em seu benefício próprio. Das três formas de poder que formam a tipologia clássica, o poder político é considerado a forma mais complexa de se exercer poder, devido a necessidade dos dois agentes envolvidos, governantes e governados, onde é preciso se adequar o uso do poder para o interesse do sujeito detentor do poder e do objeto que é governado.

Sendo consciente da deficiência que era apresentada no uso do poder político, Aristóteles formulou mais uma tipologia, a das formas de governo, tendo o mesmo critério de classificação da tipologia das formas de poder, que é a finalidade do exercício do poder dos governantes para com os seus governados. Na tipologia das formas de governo, Aristóteles acrescenta uma variável à tipologia das formas de poder – o número de governantes – mas esta permanece fragmentada em três categorias: O governo de um só, o governo de poucos e o governo de muitos.  

No governo de um só, temos a monarquia que seria a boa forma de governo, com o poder exercido por um na intenção do bem de todos e a tirania, que é a forma degenerada do governo de um só, onde o poder é exercido por um só, o tirano, em seu benefício próprio.

No governo de poucos, temos a aristocracia, que é a boa forma de governo tendo os melhores na utilização do poder para o benefício de todos. Há também a forma degenerada do governo de poucos, estamos falando da oligarquia, que é quando o poder concentra-se nas mãos de poucos, os mais ricos, e estes fazem uso do poder em seu benefício, esquecendo-se dos mais pobres.

No governo de muitos, temos a politeia, que é o governo da pólis, - cidade-Estado. A forma degenerada desse governo é a democracia, que é quando o poder é exercido pela maioria em seu próprio interesse, não se importando com o interesse da minoria.

Além da tipologia clássica das formas de poder concebida por Aristóteles, Norberto Bobbio, baseado em Weber, formulou a tipologia moderna das formas de poder, definida a partir dos meios pelos quais o poder é exercido. Esta foi definida em três tipos, poder econômico, poder ideológico e poder político.

O poder econômico, é o que se vale da posse de certos bens, necessários e considerados como tais: numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a manter certo comportamento, consistente e, sobretudo na realização de certo tipo de trabalho. Estes são os donos dos meios de produção, que têm a posse da terra e das indústrias e têm a empresa em seu nome, em oposição, está o trabalhador que nada tem a não ser a sua força de trabalho, mão de obra, única força que tem para em troca receber um salário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com