TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE MERCADO ENERGIA FOTOVOLTAICA

Por:   •  28/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.613 Palavras (19 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE FUMEC

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/CIVIL

Daniel Albuquerque de Almeida

Felipe Rodrigues Lacerda

Gustavo de Almeida Terra

Pedro Henrique Cruz Fonseca

Renato Aguiar Cantagalli Fernandes

ANÁLISE DE MERCADO ENERGIA FOTOVOLTAICA

Professor: Alexandre Assunção Lima

Belo Horizonte

Abril/2017

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Produção        3

3.        Como funciona a produção de Energia Fotovoltaica?        4

4.        Tipos de Sistema Fotovoltaico        5

4.1.        Geração centralizada        6

4.2.        Incentivos        6

4.3.        Benefícios Econômicos        6

4.4.        Benefícios Ambientais        7

4.5.        Vantagens da Energia Solar        7

4.6.        Desvantagens da Energia Solar no Brasil        7

4.7.        Iniciativas conhecidas no Brasil        8

5.        Fabricantes de paineis fotovoltaicos        8

6.        As 8 maiores usinas solares do mundo        9

7.        Aspectos Técnicos        13

8.        Mercado interno – Brasil e Minas Gerais        15

9.        A capacidade de produção de painéis solares do mundo        17

10.        Painéis fotovoltaicos, panorama internacional        18

11.        Conclusão        19

12.        Referências Bibliográficas        20

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho é sobre a energia fotovoltaica, que é a energia elétrica produzida a partir de luz solar e que vem sendo cada vez mais utilizadas pelas residências e no uso de energia em geral. O objetivo é explicar sobre essa energia limpa, analisando seus aspectos técnicos, seu mercado interno e o mercado externo.

  1. PRODUÇÃO

Os painéis fotovoltaicos possibilitam que a energia solar seja convertida em energia elétrica de uma forma mais simples.

Se fosse possível converter uma pequena fração total da energia solar diária, incidente na superfície terrestre, em energia elétrica os problemas energéticos para os quais a humanidade caminha poderiam ser em grande parte resolvidos ou amenizados. Em uma hora de sua incidência sobre a Terra, o sol despeja uma quantidade de energia superior ao consumo global de um ano inteiro. Energia gratuita, renovável e não poluente.

A energia solar fotovoltaica é a cada dia mais utilizada em substituição aos métodos convencionais utilizados para produção de energia elétrica, pois os problemas ambientais se agravam cada vez mais e as matérias primas estão cada vez mais escassas. Não é mais possível tolerar o uso irracional das fontes convencionais de energia obtidas a partir de nosso meio ambiente. É importante também salientar que a exploração desenfreada dos recursos naturais pode trazer danos irreversíveis ao sistema ecológico.

A iminente falta dos combustíveis tradicionais, para produção de energia preocupa também o setor elétrico que atualmente é um dos principais provedores energéticos do mundo. Desse modo, surge a necessidade de incrementar a produção de energia elétrica do planeta de tal forma que evite a utilização destes combustíveis naturais, ou pelo menos que reduza sua utilização haja vista que a utilização do setor hidroelétrico, que seria a alternativa mais viável no caso no Brasil, está se tornando dispendiosa e ecologicamente incorreta (Em vista dos grandes alagamentos que devem ser feitos em cima de áreas economicamente ativas, para que sejam construídas barragens). Dessa forma seria importante para o pais direcionar suas pesquisas para meios alternativos de produção de energia elétrica de uma maneira mais simples, menos poluente, renovável e que cause o menor impacto possível ao meio ambiente. Neste cenário a energia solar surge como uma importante alternativa face ao crescente consumo energético mundial. Ao analisar os aspectos sociais, econômicos e ambientais a captação de energia solar é uma alternativa bastante promissora e o domínio desta tecnologia representa um ganho social e econômico substancial e colocará o Brasil em destaque no setor internacional.

        

  1. COMO FUNCIONA A PRODUÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA?

As células fotovoltaicas (ou células solares) são feitas a partir de materiais semicondutores, tendo como um dos mais usuais o silício que é o segundo material mais abundante na face da terra. Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz solar) e estes são conduzidos até o inversor solar que converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua - CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para a TV, Computador, Máquinas, Equipamentos, e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada - AC) que você precise usar A energia que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.

O sistema fotovoltaico não requer alta irradiação solar para funcionar. Contudo, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens, de forma que um número baixo de nuvens pode resultar em uma maior produção de eletricidade em comparação a dias de céu completamente aberto, devido ao fenômeno da reflexão da luz solar.

A eficiência da conversão é medida pela proporção de radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica. Atualmente, as células mais eficientes proporcionam 25% de eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (681.3 Kb)   docx (453.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com