TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E A UTILIZAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO AGRONEGÓCIO DO MATO GROSSO DO SUL

Por:   •  6/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E A UTILIZAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO AGRONEGÓCIO DO MATO GROSSO DO SUL

Resumo: Neste trabalho analisamos como a energia fotovoltaica vem sendo utilizada no agronegócio do estado de Mato Grosso do Sul, na modalidade da geração distribuída a partir dos dados publicados e atualizados periodicamente pela Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Palavras-chaves: Agronegócio; Energia Fotovoltaica; Geração Distribuída.

Introdução

Desde 2012 o consumidor de energia elétrica no Brasil pode gerar sua própria eletricidade a partir de fontes renováveis e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Chamado de geração distribuída, este sistema refere-se ao consumidor que na sua localidade ou mesmo de forma remota é capaz de gerar sua própria eletricidade independente da potência, tecnologia ou fonte da energia. Na geração distribuída temos quatro principais fontes de energia ou tipos de geração sendo elas a: Central Geradora Eólica (EOL), Central Geradora Hidrelétrica (CGH), Central Geradora Solar Fotovoltaica (UFV) e a Usina Termelétrica (UTE) (ANEEL, 2015).

O benefício da geração distribuída abriu as portas a pulverização das matrizes de geração de energia no país até então concentrada em grande parte na hidroeletricidade, favorecendo desta forma o crescimento da geração de energia fotovoltaica dando ao Brasil a possibilidade de estar entre os 20 países com maior geração solar no ano de 2018 (ABSOLAR, 2017). Hoje na geração distribuída o Brasil produz cerca de 245 mil kW de energia, ultrapassando as 20 mil usinas e se aproximando de 30 mil unidades consumidoras, ou seja, aquelas que recebem os créditos da geração de energia, beneficiados pela compensação de créditos, regulado pela resolução normativa nº 482 de 2012 que trata sobre a geração distribuída.

        

Objetivos

        Fornecer subsídio para o mercado e academia no intuito de conhecer quem é o consumidor rural de energia fotovoltaica no estado do Mato Grosso do Sul e com isso melhorar a aproximação dos envolvidos e interessados neste segmento visando o crescimento deste setor no estado e com isso, a longo prazo, o setor rural ganhe mais representatividade na geração de energia renovável no país.

 

Metodologia

        Utilizou-se nesta pesquisa tanto a literatura como a legislação que abordam pontos fundamentais sobre o desenvolvimento e aplicação da energia fotovoltaica, no intuito de analisar como se deu o desenrolar deste setor nos últimos anos, principalmente no Brasil.

        As informações a respeito do desempenho do setor rural no mercado fotovoltaico foram coletadas no portal eletrônico da ANEEL, que atualiza periodicamente informações sobre as unidades consumidoras com geração distribuída, trazendo detalhes quanto a quantidade de sistemas de geração de energia instalados bem como a potência gerada separando-os por meio de seis diferentes relatórios: Resumo por Distribuidora; Resumo Estadual; Resumo por Tipo de Geração; Resumo por Classe de Consumo; Resumo por Modalidade e por fim pelo relatório que filtra pela Data de Conexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com