TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MINI GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL

Por:   •  16/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

BÁRBARA VALÉRIA MARINHO PISMEL XAVIER

DEBORAH SOUZA DIAS

ROBERTA LUIZA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE

A MINIGERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL

BELÉM

2017

BÁRBARA VALÉRIA MARINHO PISMEL XAVIER

DEBORAH SOUZA DIAS

ROBERTA LUIZA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE

A MINIGERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL

Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina Eletricidade Aplicada à Eng. Sanitária e Ambiental, ministrada pelo Prof. Dr. João Francisco Negrão, no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, na Universidade Federal do Pará – UFPA.

BELÉM

2017

  1. INTRODUÇÃO

Com o aumento da necessidade de fontes de energias alternativas nas últimas décadas, a recorrência às energias renováveis, como hidrelétrica, eólica e solar tiveram aumento em suas demandas. A capacidade de gerar energia de um recurso considerado infinito e limpo, quando em comparação com às outras formas de gerar energia – como por combustíveis fósseis ou energia nuclear –, passou a ser explorada para assim ser possível atender às necessidades humanas de maneira mais sustentável. 

Deste modo, destaca-se a energia solar fotovoltaica, a qual define-se como o aproveitamento da radiação solar para transformar em energia elétrica. Esta alternativa de energia vem apresentando aumento da procura, os meios para se conseguir estão tornando-se mais viáveis.  

Portanto, neste trabalho, será abordado de que forma a legislação está viabilizando a utilização da energia solar fotovoltaica e como seria a implantação de um projeto de minigeração de energia fotovoltaica para uma residência.

  1. HISTÓRIA DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), atualmente no Brasil há alguns projetos, em curso ou em operação, para o aproveitamento da energia solar exclusivamente por meio de sistemas fotovoltaicos de geração de eletricidade, visando o atendimento de comunidades isoladas da rede de energia elétrica e ao desenvolvimento regional.

O Brasil possui expressivo potencial para geração de energia elétrica a partir de fonte solar. Segundo o Ministério de Meio Ambiente (MME, 2017) o país possuía ao final de 2016, 81 MWp[1] de energia solar fotovoltaica instalados, o que representa cerca de 0,05% da capacidade instalada total no país. Do total de 81 MWp existentes em 2016, 24 MWp correspondiam à geração centralizada e 57 MWp à geração distribuída.

Segundo Pereira et al., 2006, a média anual de irradiação global apresenta uma boa uniformidade no Brasil, com médias relativamente altas em todo o território. Os valores de irradiação solar global incidente em qualquer região do território brasileiro (1500-2.500) são superiores aos da maioria dos países europeus, como Alemanha (900-1250 Wh/m²), França (900- 1650 Wh/m²) e Espanha (1200-1850 Wh/m²), locais onde projetos de aproveitamentos solares são amplamente disseminados. Logo, a baixa utilização da energia solar no Brasil chama a atenção quando comparada as condições favoráveis que o país possui para o desenvolvimento da fonte.

Apesar deste potencial e de uso de aquecedores solares estar bastante difundido em cidades do interior e na zona rural, a participação do sol na matriz energética nacional é bastante reduzida. Tanto que a energia solar não chega a ser citada na relação de fontes que integram o Balanço Energético Nacional, edição de 2008. Também no Banco de Informações de Geração (BIG), da Aneel, consta apenas uma usina fotovoltaica – Araras, no município de Nova Mamoré, no Estado de Rondônia, com potência instalada de 20,48 kW. O BIG não registra qualquer outro empreendimento fotovoltaico em construção ou já outorgado. O que existe no país são pesquisas e implantação de projetos pilotos da tecnologia.

A expectativa é que a expansão do número de usinas solares ocorra exatamente na zona rural, como integrante de projetos de universalização do atendimento focados em comunidades mais pobres e localizadas a grande distância das redes de distribuição. O Programa Luz para Todos, lançado em 2003 pelo Ministério de Minas e Energia, instalou diversos sistemas fotovoltaicos no Estado da Bahia (ANEEL,2008). Com o objetivo de levar energia elétrica a uma população superior a 10 milhões de pessoas que residem no interior do país, ele contempla o atendimento das demandas do meio rural através de três tipos de iniciativas: extensão da rede das distribuidoras, sistemas de geração descentralizada com redes isoladas e sistemas de geração individuais.

  1. A LEGISLAÇÃO ATUAL

Para a elaboração de projetos de energia fotovoltaica, destaca-se a Resolução Normativa da ANEEL de nº 482 de 17 de abril de 2012, a qual

estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, o sistema de compensação de energia elétrica e dá outras providências.

Essa resolução sofreu diversas alterações editadas pela resolução normativa nº 687, de 24 de novembro de 2015, que trouxe condições mais atrativas à geração distribuída (ANEEL, 2015). Esta viabiliza a elaboração de projetos para residências de forma que os consumidores possam usufruir de uma fonte alternativa de geração de energia elétrica própria.

Conforme disposto nesses regulamentos, a micro e a minigeração distribuída consistem na produção de energia elétrica a partir de pequenas centrais geradoras que utilizem fontes renováveis conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

O sistema de energia fotovoltaica para o caso de uma residência comum, é caracterizado como uma minigeração distribuída conforme a regulamentação Nº 687/2015:

Minigeração distribuída: Central geradora de energia elétrica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 3 MW para fontes hídricas ou menor ou igual a 5 MW para cogeração qualificada, ou para as demais fontes renováveis de energia elétrica, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (286.7 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com