TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia fotovoltaica

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

1.2.2 Célula Fotovoltaica

         A célula fotovoltaica é o material responsável por converter a luz solar em energia elétrica, também conhecida como fotoelétricas ou células solares.

        O seu funcionamento é dado de acordo com o fenômeno físico básico, conhecido por Heinrich Hertz (1857 - 1894), como efeito fotovoltaico, que quando há um agrupamento de Fotões em semicondutores (Silício), ele absorve seus elétrons da superfície. Assim permite que os elétrons (cargas negativas) se afastem dos átomos, onde passa a ter movimento e o espaço se preenche com outros eletros com camadas inferiores aos semicondutores.

        No entanto. O silício possui um dos lados com maior concentração de elétrons do que o outro, assim surgindo uma ddp (diferença de potencial), entre os dois lados, onde se for ligados nos dois lados por um condutor elétrico, os elétrons fluíram de forma ordenada, gerando energia elétrica.

[pic 1]Figura 1

        

1.2.3 Módulo Fotovoltaico

O modulo fotovoltaico é à base de um subsistema da geração de energia elétrica pela radiação solar. Consiste de uma estrutura montada em quadros, normalmente de alumínio, que são eletricamente ligadas entre si, num circuito misto. São protegidas por um encapsulamento que as protege das ações do tempo, feitos de vidro, plástico ou resina de silicone mais um encapsulante normalmente composto de EVA.

[pic 2]Figura 2

        

Todo esse revestimento é de extrema importância para que se torne resistente ao manuseio, junto com sua estrutura de alumínio.

[pic 3][pic 4] Figura 3

 Figura 4

1.2.4 Placa Fotovoltaica

[pic 5]É um dos componentes responsáveis pela captação dos raios do sol nos sistemas de energia solar. Estas placas são colocadas em lugares que receba a luz do sol com frequência e intensidade. Estes painéis são compostos por uma estrutura chamada de células fotovoltaicas, que tem a propriedade de gerar uma diferença de potencial por efeito de luz. Esse resultado, chamado de efeito fotovoltaico, faz com que as células absorvam a energia do sol a ponto de converter em energia elétrica, onde a corrente elétrica começa a fluir entre duas camadas de cargas positivas e negativas, compostas de silício.

Figura 5

        A energia fotovoltaica é uma fonte de energia renovável que não agride o meio ambiente e nem seus recursos naturais. Utilizando apenas a  luz solar como combustível para a geração de energia elétrica, não elimina poluente, é silenciosa e tem uma vida útil estável por mais de vinte anos.

        A energia fotovoltaica no Brasil está sendo aplicada em baixa potencia principalmente na geração de energia elétrica em zonas rurais, onde é muito difícil o acesso da transmissão de energia elétrica comercial, na utilização de aparelhos eletrônicos (TVs, rádios, etc.), na comunicação e em bombeamento de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (282.9 Kb)   docx (560.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com