TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO AO SETOR DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.209 Palavras (17 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO AO SETOR DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

Santa Maria, Rio Grande do Sul

2019


Sumário

1    Introdução        3

2    Desenvolvimento        3

3    Ambiente        4

3.1        Forças        5

3.2        Fraquezas        6

3.3        Oportunidades        7

3.4 Ameaças        10

3.5 Matriz Swot:        10

4    Esquema com fornecedores:        13

5        Objetivo e açoes        14

6        Conclusão        18

7        Referências        19

        


        

  1.  Introdução

Visando a preocupação com o meio ambiente e levando em consideração os impactos ambientais que as atuais matrizes de energia elétrica causam, a busca por fontes renováveis como a fotovoltaica foi impulsionada e adotada por muitos países.

Embora essa maneira de geração de energia tenha um custo relativamente alto levando em consideração o investimento em pesquisa e implementação, quando consideramos o expressivo potencial brasileiro associado com uma expansão em larga escala o cenário se mostra extremamente competitivo.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), atualmente esse tipo de energia representa menos de 1% da matiz energética brasileira, mas estima-se que até 2030 já representará cerca de 10% e em 2050 será a principal fonte de energia do país contribuindo com cerca de 40% da energia consumida.  

Todo esse crescimento reflete positivamente na geração de empregos no país. Caso a Resolução Normativa nº428 seja mantida - que permite aos consumidores gerar e consumir a sua própria eletricidade a partir de fontes renováveis -, o Brasil poderá gerar cerca de 672 mil novos empregos nos segmentos de microgeração e minigeração com distribuição de energia solar fotovoltaica até 2035.

Analisando esse enorme potencial de mercado, o objetivo principal do trabalho é estipular de maneira sistêmica uma macro e micro visão do setor e apresentar um planejamento estratégico, a fim de, consolidar a positividade deste segmento e gerar incentivos para crescimento do mesmo.

  1.  Desenvolvimento

        Ao iniciar a criação de um planejamento estratégico é fundamental que a equipe decida a Missão, Visão e Valores da empresa ou setor no qual vão atuar. Esses conceitos servem como norteadores para tomadas de decisões primordiais para o crescimento e credibilidade da empresa.

        Levando em consideração um mercado com elevado potencial produtivo capaz de movimentar a economia através da geração empregos e avanços tecnológicos, além de ser altamente sustentável prezando a estabilidade do meio ambiente, foram estabelecidos os seguintes parâmetros:

  • Missão: Oferecer os melhores recursos a fim de ampliar a produção e distribuição de energia elétrica baseada no sistema fotovoltaico, propiciar redução de custos às empresas investidoras e potenciais consumidores, além de indiretamente fomentar novos empregos no âmbito nacional.
  • Visão: Contemplar a deficiência no sistema de abastecimento de energia elétrica base (hidroelétrico) através de tecnologia de ponta a um preço justo, tendo em vista a preocupação com um desenvolvimento sustentável e a crescente demanda energética.
  • Valores: Excelência e compromisso com a inovação, respeito absoluto com meio ambiente, valorização das expectativas do mercado em relação ao serviço, compromisso com os indivíduos envolvidos, seja funcionário ou cliente.
  • Negócio: Operação formada por prestadores de serviço, produtores de sistema de montagem, cabos, ferramentas, acessórios, inversores, módulos e distribuidores. Rede consolidada (“clusters”) para comercialização de energia elétrica.

  1. Ambiente

O conceito de análise de ambiente pode ser definido como um processo de identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que interferem na atuação das empresas, no cumprimento de sua missão e em sua capacidade de atingir suas metas estipuladas.

Cabe a esta análise definir os contextos externos (oportunidades e ameaças) e internos (forças e fraquezas) nos quais a organização está inserida ou no caso o setor avaliado. Esse estudo consiste nas descrições qualitativa e quantitativa de conjunções correntes futuras, reais ou presumíveis em relação ao setor ou empresa, tratando de sua situação nos âmbitos econômico, político, mercadológico e social, abrangendo sua região.

Levando em consideração esse conceito, foi executada uma análise minuciosa de todos os fatores que influenciam de maneira positiva ou negativa o desempenho de mercado e crescimento do setor fotovoltaico.

  1. Forças

  • Alto índice de retorno de investimentos

O “Payback” da instalação de componentes fotovoltaicos leva em consideração o investimento realizado, dividido pelo valor de energia gerada vezes o valor da tarifa. Estima-se que o tempo de retorno nacional varia de 5 a 8 anos e considerando que esses sistemas possuam cerca de 25 anos de vida útil, torna-se intuitivo a visão de que o valor investido não é só retornado, como também é gerado cortes com gastos energéticos na residência ao longo desses anos complementares.

  • Mudança na RN482

A fim de promover o empoderamento do consumidor, mudanças nas normas que regem a micro e minigeração distribuída, estão sendo estudadas e discutidas com intuito de viabilizar ainda mais o sistema de compensação de energia já citado anteriormente. A diretoria da ANEEL, já está recolhendo subsídios e informações adicionais para a Análise de Impacto Regulatório (AIR).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (387.3 Kb)   docx (123.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com