TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA VISÃO DE SCHUMPETER

Por:   •  23/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Ingrid Caroline Pena Bizarria

Letícia Aparecida dos Santos Macedo

ANÁLISE SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA VISÃO DE SCHUMPETER

São João del-Rei - MG

2017

1. INTRODUÇÃO

O fenômeno do desenvolvimento econômico para Schumpeter (1982) é uma revolução na vida econômica e produtiva de uma sociedade, sendo justificada pelo processo dinâmico ao fluxo circular do equilíbrio. Ou seja, são perturbações e aperfeiçoamentos nos processos produtivos presentes, induzidas espontaneamente pelo empresário, cujas são responsáveis por deslocar para sempre o equilíbrio vigente.

O fato é que o desenvolvimento econômico sempre esteve ligado à inovação , a qual ainda, segundo a análise Schumpeteriana, é parte endógena à economia e fundamental para a dinâmica capitalista. De fato, seja por meio da ciência e tecnologia, seja por novos processos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), ou simplesmente pela nova forma de realizar algo diferente do que todos já realizavam, o processo inovativo leva ao desenvolvimento da economia.

Neste contexto, Schumpeter (1982) conceitua inovação como sendo as novas combinações de recursos já existentes para produzir novas mercadorias, ou para produzir mercadorias antigas de forma mais eficiente. Uma inovação, no sentido econômico, somente é completa, quando há transação comercial envolvendo invenção e assim gerando riqueza.

Schumpetercaracterizou a importância do progresso tecnológico e do papel do empresário junto ao desenvolvimento econômico. Sendo de suma importância para o desenvolvimento econômico ao contrapor os demais economistas em suas teorias contínuas de atividades econômicas, dessa forma foi pioneiro ao discutir o conceito de desenvolvimento voltado para o papel do empresário inovador, que através do crédito consegue romper com a economia estática e introduzir novas combinações.

Neste sentido, o objetivo deste trabalho é desenvolver as principais ideias do autor acerca do desenvolvimento econômico e os aspectos necessários para o mesmo, que são eles: novas combinações de meios de produção, crédito e empresário. Ademais, relacionar ao desenvolvimento econômico a perspectiva da inovação.

2. RESULTADOS

Inicialmente discute-se os aspectos do desenvolvimento econômico para o autor e os elementos necessários para realizados. Em seguida, relaciona-se a importância da inovação para a ruptura da economia estática e para o desenvolvimento econômico.

Para Schumpeter (1997), não é possível a mudanças econômicas somente pelas condições econômicas prévias. A vida econômica do ponto de vista da tendência do sistema econômico, para uma posição de equilíbrio, passa por vários processos do sistema econômico como fenômenos parciais da tendência para uma posição de equilíbrio, mas não necessariamente a mesma, pode ser diferente do fluxo circular, isso ocorre porque os dados mudam, logo, o ponto de equilíbrio também altera. A análise estática não pode explicar a ocorrência de revoluções produtivas, nem os fenômenos que acompanham.

Segundo o teórico (1997), o desenvolvimento não é apenas mudanças da vida econômica que não foram impostas de fora, mas que surjam de dentro, por sua própria iniciativa.O desenvolvimento econômico é baseado no fato de que os dados mudam e que a economia se adapta continuamente a ele, não sendo um fenômeno a ser explicado economicamente, mas que a economia, em si mesma, sem desenvolvimento, é arrastada pelas mudanças do mundo em sua volta e que as causas. Portanto, as explicações do desenvolvimento devem ser procuradas fora dos grupos de fatos que são descritos na teoria econômica. O processo de desenvolvimento não é crescimento da economia, apenas pelo mero crescimento da população e riqueza, não é um fenômeno novo, é uma adaptação. E todo o processo de desenvolvimento cria os pré-requisitos para o seguinte.

O desenvolvimento é um fenômeno distinto, inteiramente estranho que pode ser observado por meio do fluxo circular ou na tendência de equilíbrio. Ele “é uma mudança espontânea e descontínua nos canais do fluxo, uma perturbação ao equilíbrio, que altera e desloca para sempre o estado de equilíbrio previamente existente” (SCHUMPETER, 1977 ).Essas mudanças ocorrem na esfera da vida industrial e comercial, não na esfera das necessidades dos consumidores e produtores finais.A produção de outras coisas, gera mudanças, possivelmente crescimento, mas não há um fenômeno novo, nem um desenvolvimento. Já se as novas combinações aparecem descontinuamente, então surge o fenômeno que caracteriza o desenvolvimento.

O desenvolvimento na visão deSchumpeter (1997), é a realização de novas combinações. Por meio de 5 casos: introdução de um novo bem, introdução de um novo método de produção, abertura de um novo mercado, conquista de uma nova fonte de oferta de matérias-primas ou de bens semifaturados; estabelecimento de uma nova organização de qualquer indústria. A realização de combinações novas refere-seao emprego diferente da oferta de meios produtivos existentes no sistema econômico, sem a necessidade de ser realizadas pelas mesmas pessoas.

De acordo com Schumpeter (1997), o desenvolvimento consiste primariamente em empregar recursos diferentes de uma maneira diferente, em fazer coisas novas com eles, independentemente de que aqueles recursos cresçam ou não. Porém há um problema, como destacar os meios produtivos do fluxo circular e aloca-los nas novas combinações? Para tal, deve-se recorrer ao crédito para realizar as novas combinações. O fornecimento do crédito é uma função dos capitalistas.

O teórico utiliza três elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com