TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APL do setor de vestuários

Por:   •  3/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Economia Industrial – Trabalho N2

Análise do setor com os seguintes itens:

  1. Breve descrição desempenho recente do setor no Brasil e em Goiás (com base no trabalho anterior)

  1. Descrever detalhadamente as CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS do Setor

  1. Classificar o setor utilizando a tipologia de Mario Possas. Justificar a classificação com base na análise da estrutura de mercado do setor e suas principais estratégias competitivas (Conduta).

As grandes empresas por outro lado tem mostrado constantes inovações e estratégias produtivas, buscando cada vez mais espaço no mercado consumidor.

  1. Analisar a existência e formas das economias de escala e escopo no setor.  

No setor de confecções do vestuário e acessórios é cada vez mais evidente a existência de economias de escala e escopo. As formas como ocorrem são variadas. Porém, o que tem se tornado cada vez mais comum, sobretudo em grandes empresas é a terceirização ou deslocamento da produção para países em desenvolvimento onde o custo de fatores seja bem menor. Entre os países mais visados por este setor estão China, Hong Kong e Tailândia. Com tal externalidade de produção, as empresas têm garantido um preço mais competitivo e, consequentemente, maiores lucros.

Uma forma de economia de escopo comum entre as empresas é o investimento na produção de bens do mesmo setor. Tal estratégia torna possível “distribuir” os custos entre as mercadorias diversificadas, tornando os custos da produção ainda menores.

  1. Analisar as barreiras à entrada no Setor: Sua existência, tipos mais comuns no setor.

No setor de confecções do vestuário e acessórios, ao contrário de alguns segmentos do setor têxtil, não há barreiras à entrada. Prova disso é o grande número de empresas nacionais e multinacionais competindo livremente lado a lado pelo mercado consumidor. Por não haver barreiras, as empresas procuram se diferenciar com estratégias e tecnologias, embora não haja muito investimento, em comparação a outros segmentos.

  1. Analisar as estratégicas de Diversificação, Inovação, Propaganda & Marketing e de Financiamento mais comuns do setor.

Visando a diminuição de custos e uma melhor alocação dos meios de produção, as empresas têm investido em diversificação de produtos do mesmo setor. Tem se tornado cada vez mais comum tal estratégia entre empresas de todo o porte, porém é mais visível em empresas de grande porte.

A inovação também é outra estratégia bastante explorada, considerando que a moda é bastante flexível a mudanças, e, para não perder mercado, as empresas devem sempre acompanhar tais transições. Além disso, é possível contemplar os constantes lançamentos de vestuários e acessórios com novas formas de produção, com o objetivo principalmente de alcançar todas as classes do mercado consumidor.

As estratégias de propaganda e marketing giram em torno de apresentar novas tendências de formas mais variadas, de forma objetiva e a alcançar um grande público rapidamente.

RANGEL, A. S. Uma agenda de competitividade para a indústria paulista. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), fev. 2008.

Número Mínimo de Páginas: 3

Prazo de Entrega  23 de junho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com