TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGOS DE ORÇAMENTO POSITIVOS PARA O HETON

Trabalho acadêmico: ARTIGOS DE ORÇAMENTO POSITIVOS PARA O HETON. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO.

1 INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------- 3

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO ------------------------------------------------------------------ 4

2.1 Orçamento Geral ---------------------------------------------------------------------------------- 4

2.2 Orçamento Flexível ------------------------------------------------------------------------------- 5

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GETÃO ---------------------------- 6

3.1 As questões tributárias para o orçamento -------------------------------------------------- 6

3.2 Isenção e imunidade tributária----------------------------------------------------------------- 8

4. BALANÇO PATRIMONIAL ---------------------------------------------------------------------- 8

5 DEMONTRAÇÃO DO RESULTADO DEO EXERCÍCIO ---------------------------------- 9

6 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS ----------------------------------------------------------- 10

7 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS ------------------------------------------------------------ 10

8. CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------- 11

REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------------- 12

1 INTRODUÇÃO

A presente atividade nos apresentou conteúdos importantes para termos um conhecimento da gestão empresarial, onde o orçamento é uma ferramenta muito importante para as tomadas de decisões futuras, que ajuda a evitar transtornos desnecessários para os empresários.

Teremos um grande aprendizado sobre as demonstrações do resultado do exercício e demonstração dos fluxos de caixa.

Para finalizar a comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos.

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO

Cabe ressaltar que o conceito de orçamento, é um detalhe de resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável, afirma-se que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessivos.

O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados a finanças e economia. São ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas, para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, normalmente feito para um ano de prazo, em alguns casos pode acontecer o que conhecemos como déficit, quando as despesas superam as receitas, ou o inverso alcançar um superávit, que é quando as receitas são maiores que os gastos.

2.1 ORCAMENTO GERAL

Cabe ressaltar que o orçamento geral, tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano, abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa, através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais. Entende-se por despesa todos os gastos da pessoa ou organização que podem, inclusive, ser classificados de acordo com os fins a que se destinam. Receita é sinônimo dos provimentos recebidos, que também podem ser classificados basicamente em receitas patrimoniais (relativas a rendas geradas por propriedades), rendas extraordinárias (essencialmente oriundas de operações financeiras, como empréstimos a juros) e rendas tributárias, exclusivas de governos.

A maioria dos estados também prevê mecanismos de fiscalização do orçamento publico por parte do poder judiciário. O Brasil adotou o processo misto, onde o Executivo elabora o projeto de lei do orçamento, para posterior encaminhamento ao legislativo, que a emenda e aprova-o. A própria Constituição Federal estabelece que cada poder deva acompanhar e avaliar sua execução financeira, contábil dentre outras, tendo o Legislativo à competência de exercer o Controle Externo das coisas publicas.

Apesar de ser planejado com mais ou menos cuidado, um orçamento pode ser cumprido à risca, ou com sobras ou com falta de recursos planejados.

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Podemos afirmar que esse tipo de orçamento fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações; este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático; em vez de um único numero determinado de volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, onde se situarão volumes de produção ou vendas.

A base para elaboração do orçamento flexível e a perfeita separação entre custos fixos e variáveis. Estes estão sujeitos a maior variabilidade. As variações nas projeções, em relação ao resultado realizado, dificultam a análise da eficiência, seja ela relacionada aos setores, onde os gerentes e empregados não podem ser certamente avaliados e recompensados, ou em relação ao desempenho de toda a empresa.

Wood e sangster (1996) confirmaram que quando os resultados reais são comparados com os resultados orçados segundo o orçamento empresarial, eles divergem por duas razões:

A- enquanto os volumes reais e orçados da fabricação e vendas podem ser os mesmos, os custos reais e orçados pode haver diferenças;

B- os volumes das unidades reais e orçadas de vendas e fabricação podem variar e os custos serão diferentes porque os volumes são diferentes.

O Orçamento Flexível precisa e necessita de maior participação dos membros da organização. Somente com o crescimento do nível de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com