TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES BRASILEIRAS ESPERADAS PARA 2021 DEVIDO AOS IMPACTOS CAUSADOS PELOS DÉFICITS FISCAIS FINANCIADOS PELA EMISSÃO DE DÍVIDA PUBLICA

Por:   •  26/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 13

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

 

Trabalho Final – Disciplina: Economia Empresarial

 

 

 

 

Conrado Almeida de Oliveira

 

 

 

AS DIFICULDADES BRASILEIRAS

ESPERADAS PARA 2021 DEVIDO AOS

IMPACTOS CAUSADOS PELOS DÉFICITS

FISCAIS FINANCIADOS PELA EMISSÃO DE DÍVIDA PUBLICA

 

 

 

Professora: Carla Beni Menezes de Aguiar

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo

2021

INTRODUÇÃO - REFERENCIAL TEÓRICO

Instrumentos de Política Macroeconômicas

A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Essas ações envolvem o poder Legislativo, Executivo, e órgãos como o Banco Central. 

Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são as políticas fiscal, monetária, externa e de rendas.

  • Política fiscal Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos.  

A função estabilizadora consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, com baixo desemprego e estabilidade de preços.  

A função redistributiva visa assegurar a distribuição equitativa da renda.  Por fim, a função alocativa consiste no fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando as falhas do mercado.

  • Política monetária- Conjunto de medidas objetivando controlar o volume de liquidez (quantidade de dinheiro circulante) à disposição dos agentes econômicos. Pode ser definida também como o controle de oferta de moeda, das taxas de juros e do crédito (DEFINIÇÃO DA AULA – AULA 2 – 3h01min20s)
  • Política externa- Conjunto de medidas que tem, por finalidade, manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos, proteger determinados setores e desenvolver relações comerciais externas. Por sua vez, subdivide-se em o Política Cambial o Política Comercial. 
  • Política de rendas- Conjunto de medidas visando à redistribuição de renda e justiça social. 

 

Estrutura de análise Macroeconômica

A teoria de determinação do equilíbrio da renda nacional, ou modelo keynesiano básico, que se divide em lado real (mercado de bens e serviços e mercado de trabalho) e lado monetário (mercado monetário e de títulos). (VASCONCELLOS e GARCIA (2014)

De acordo com VASCONCELLOS e GARCIA (2014), tradicionalmente, a estrutura básica do modelo macroeconômico compõe-se de cinco mercados:  

  • mercado de bens e serviços [pic 1]

parte “real” da economia

  • mercado de trabalho
  • mercado monetário
  • mercado de títulos parte         “monetária”         da
  • mercado de dívida

As variáveis ou agregados macroeconômicos são determinados pelo encontro da oferta e da demanda em cada um desses mercados.

O desbalanceamento entre o lado real e o lado monetário gera inflação.

[pic 2] 

 

Teoria do Crescimento e do Desenvolvimento Econômico

A teoria do crescimento e do desenvolvimento econômico discute estratégias de longo prazo, isto é, quais medidas devem ser adotadas para um crescimento econômico equilibrado e autossustentado. Nessa teoria, a oferta ou produção agregada desempenha um papel importante na trajetória de crescimento de longo prazo, o que não se observa na análise de curto prazo, pois ela é supostamente fixa (VASCONCELLOS e GARCIA, 2014).

A teoria do crescimento e do desenvolvimento econômico de longo prazo avalia a evolução do produto potencial, ou de pleno emprego, da economia, a longo prazo.

O crescimento da produção e da renda decorre de variações na quantidade e na qualidade de dois insumos básicos: capital e mão de obra. Nesse sentido, as fontes de crescimento são (VASCONCELLOS e GARCIA, 2014):  

  1. aumento na força de trabalho (quantidade de mão de obra), derivado do crescimento demográfico e da imigração;  
  2. aumento do estoque de capital, ou da capacidade produtiva;  
  3. melhoria na qualidade da mão de obra, com programas de educação, treinamento e especialização;  
  4. melhoria tecnológica, que aumenta a eficiência na utilização do estoque de capital;  
  5. eficiência organizacional, ou seja, eficiência na forma como os insumos interagem.  

Deste modo, temos que os fatores econômicos estratégicos para o desenvolvimento são:

  • capital humano;
  • capita físico

O capital humano é adquirido por meio da educação formal e do treinamento informal e também pela experiência (VASCONCELLOS e GARCIA, 2014).

O capital físico tipicamente é adquirido por meio de investimentos em infraestrutura e em eficiência organizacional. 

VASCONCELLOS e GARCIA (2014) destacam o conceito da relação produto-capital, que é a razão entre a variação do produto nacional, Δy, e a variação da capacidade produtiva (ou estoque de capital), Δk, para realçar o papel do capital físico no processo de desenvolvimento econômico.

Esse conceito revela que é possível aumentar a taxa de crescimento econômico quando ocorre um aumento da taxa de investimento e/ou deslocamento dos investimentos para os setores em que a relação produto-capital é mais elevada (VASCONCELLOS e GARCIA, 2014). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com