TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VARIAVEIS BASICAS PARA UMA BOA NEGOCIACAO

Tese: AS VARIAVEIS BASICAS PARA UMA BOA NEGOCIACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Tese  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera UNIDERP

Centro de Educação a Distância

GESTAO DE CONHECIMENTO

Trabalho apresentado pelas alunas Camila Gonçalves Francisco,RA 304769

Dadhia Oliveira Rezende, RA 304773

Laura Rojas Silva , RA 332408

Zaira Rosa M. Coelho, RA 304789

do 1° Semestre de Ciências Contábeis.

Campo Grande

2011.

INTRODUÇÃO

A negociação como um todo, busca conceitos importantes para um resultado de boa qualidade e de bom desempenho.

Buscando responsabilidade, no entanto, considerado como um instrumento chave as variáveis básicas.

Um passo abordado nesse processo é a grande capacidade de projetar e elaborar grandes idéias para se obter um resultado positivo sobre o conceito de negociação, buscando um pouco de habilidade para ser alcançado um objetivo final para ambas as partes do processo.

A definição de negociação esta presente na nossa vida, desde que conversamos com amigos e colegas de trabalho em determinadas situações nos vemos em uma situação de negociação, dispostos a falar e ouvir a situação a ser discutida, buscando informações e respostas para nossas dúvidas e obtendo êxitos em nossas duvidas.

Utilizando as variáveis básicas neste conceito estamos procurando uma negociação ampla e de uma estrutura muito favorável.

As variáveis básicas esta presente em nosso dia a dia, no nosso ambiente de trabalho buscando assim informações que possam servir como base para uma negociação sólida e com o máximo de clareza, sendo um dos fatores mais importantes para uma negociação, pois através dela podemos obter resultados positivos e negativos.

Essas variáveis são ponto fundamental, poder, tempo e informação.

As bases de estruturas para uma negociação com um amplo conhecimento, onde veremos as nossas reais necessidades dentro de uma negociação.

.

DESENVOLVIMENTO

O conceito de negociação pode afetar qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes (Nierenberg, 1968 apud Martinelli e Almeida, 1998). Segundo esses autores, para uma boa negociação, as partes envolvidas precisam definir alguns aspectos-chaves. Primeiramente, precisam conseguir separar as pessoas envolvidas do problema em questão. Seguidamente, devem concentrar-se nos interesses básicos, examinando os interesses de ambas as partes da negociação. A busca por alternativas de ganhos mútuos deve ser outro aspecto considerado, assim como a busca por critérios objetivos para a solução do problema.

As negociações nas organizações normalmente envolvem mais que dois lados, sendo mais complexas, envolvendo diversos interesses. Para promover acordos integrativos é fundamental considerar os interesses básicos dos diversos grupos e subgrupos dentro e fora da empresa, as informações básicas disponíveis, os diferentes poderes envolvidos e o tempo que se dispõe para a negociação. Mais do que em outras áreas, a racionalização do processo de negociação torna-se indispensável para a maximização dos interesses envolvidos.

Desta forma, segundo Martinelli (2002), em uma negociação, deve-se buscar um relacionamento que possa ser duradouro, que leve a novas negociações no futuro e que mantenha, ou melhore, o contato entre as partes envolvidas. Além disso, buscando-se atender às partes envolvidas, tende-se para uma negociação classificada pelos autores como ganhaganha.

O autor (op cit.) menciona, ainda, que ambos os lados envolvidos na negociação estarem satisfeitos e com as suas necessidades básicas supridas é fundamental, além de ser uma visão mais recente sobre o assunto, já que no passado pensava-se em atender às próprias necessidades, sem se preocupar com o outro lado. A mentalidade, em geral, era de levar vantagem e de não se preocupar em atender o outro. Com o tempo, porém, foi se percebendo que uma negociação desse tipo, atendendo só a um dos lados, caracterizada como negociação “ganha-perde” (no sentido de que, para um lado ganhar, o outro terá necessariamente que perder), teria poucas condições de se manter a médio prazo, bem como, provavelmente, não levaria a novas negociações pois a parte prejudicada evitaria qualquer tipo de contato, para não ser novamente lesada.

Assim, espera-se que a negociação seja um processo que possui como propósito atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades para ambos os lados envolvidos (Acuff, 1993), de modo a promover o ganha-ganha e tornar-se um movimento duradouro.

AS VARIAVEIS BASICAS PARA UMA BOA NEGOCIACAO SÃO:

PODER, TEMPO E INFORMAÇÃO.

PODER

Podendo ser compreendido como manipulativo e dominador é uma variável muito importante no meio a uma negociação, mas também podendo ser uma variável positiva, com habilidade em influenciar pessoas e situações não trazendo resultados positivos e nem negativos para as propostas, é usado para obter o que se deseja de uma negociação dentro de limites razoáveis, testando PODERES PESSOAIS riscos Esse poder pode estar relacionado com a interdependência das pessoas envolvidas em uma negociação, assim como cada um tem seu poder de certa forma para desempenhar seus projetos e obter resultados favoráveis.

Neste conceito estão os poderes pessoais e poderes circunstanciais.

Praticas e habilidades facilmente desempenhado, independente de tarefas, pessoa com facilidade de aprendizagem.

PODERES CIRCUNSTANCIAIS

O qual influência no tipo de negociação desenvolvida é especifica, no qual o ambiente seja favorável da negociação.

Definir poder na negociação, não é fácil, é um fator muito complexo que por sua vez causa certo poder que por sua vez conseguem dispor de um resultado satisfatório no qual se deseja.

TEMPO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com