TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVAÇÃO SIMPÁTICA DO SITEMA CIRCULATÓRIO

Por:   •  30/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVAÇÃO SIMPÁTICA DO SITEMA CIRCULATÓRIO

O sistema nervoso autônomo divide-se em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Esses dois sistemas têm funções contrarias, um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera os batimentos cardíacos, o parassimpático entra em uma ação diminuindo o ritmo cardíaco, se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em uma ação para diminuir as contrações desses órgãos.

Durante estresse emocional ou físico, a divisão simpática domina a parte parassimpática. Uma atividade simpática alta favorece as funções corporais que suportam atividade física vigorosa e a rápida produção de ATP. Ao mesmo tempo diminui as funções corporais que favorecem o armazenamento de energia. Além do esforço físico, várias emoções como o medo, o constrangimento, raiva, situações de emergência, excitação, e situações estressantes estimulam a parte simpática.

A ação simpática de modo geral estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situação de estresse, é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial e da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo do corpo.  

Na ação simpática há liberação de noradrenalina e adrenalina aumentando descargas nodais (há aumento da permeabilidade aos íons sódio e cálcio excitatórios). A epinefrina e a norepinefrina secretadas no sangue, a partir da medula da glândula suprarrenal, intensificam e prolongam as respostas provocadas pela liberação pelos axônios pós- ganglionares simpáticos. Esses hormônios transportados pelo sangue circulam por todo o corpo, afetando todos os tecidos que possuem receptores alfa e beta. No devido tempo, a epinefrina e a norepinefrina transportadas pelo sangue são inativadas pela destruição enzimática no fígado.  

A ativação da parte simpática e a liberação de hormônios pela medula das glândulas suprarrenais colocam em movimentos uma série de respostas, coletivamente chamadas de resposta de luta ou fuga, que inclui os seguintes efeitos:

  • As pupilas se dilatam
  • A freqüência cardíaca, a força de contração do coração e a pressão arterial aumentam.
  • As vias respiratórias se dilatam, permitindo um movimento mais rápido do ar para dentro dos pulmões.
  • Os vasos sanguíneos que irrigam os rins e o trato gastrointestinal se constringem, o que diminui o fluxo sanguíneo por esses tecidos. O resultado é diminuição de formação de urina.
  • Músculo cardíaco, fígado e tecido adiposo se dilatam, permitindo um fluxo de sangue maior por esses tecidos.
  • Os hepatócitos realizam glicogenólise, e as células do tecido adiposo realizam lipólise (decomposição do triglicerídeos em glicerol e ácidos graxos).
  • A liberação de glicose pelo fígado aumenta o nível de glicose no sangue.
  • Os processos que não são essenciais para enfrentar a situação estressante são inibidos.

Os efeitos da estimulação simpática têm duração maior e são mais difundidos do que a ação parassimpática, por três razões:

  1. Os axônios pós glanglionares simpáticos divergem de forma mais acentuada, como resultado são ativados vários tecidos simultaneamente.
  2. A acetilcolinesterase inativa rapidamente a aceltilcolina, mas a norepinefrina permanece mais tempo na fenda sinápatica.
  3. A epinefrina e a norepinefrina secretadas no sangue, a partir da medula da glândula suprarrenal, intensificam e prolongam as respostas provocadas pela liberada pelos axônios pós glanglionares simpáticos. Esses hormônios transportados pelo sangue circulam por todo o corpo, afetando todos os tecidos que possuem receptores alfa e beta. No devido tempo, a epinefrina e a norepinefrina transportados pelo sangue são inativadas pela destruição enzimática no fígado.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com