TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Compreender a importância e os conceitos de planejamento de produção

Seminário: ATPS: Compreender a importância e os conceitos de planejamento de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Seminário  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 4

ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS LIGADOS A PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO 7

ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS LIGADOS AO CONTROLE DA PRODUÇÃO 11

C0NSIDERAÇÕES FINAIS 16

BIBLIOGRAFIA: 17

INTRODUÇÃO

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) tem como objetivo propiciar o entendimento sobre a importância e os conceitos pertinentes à matéria e analisá-la sobre diversos aspectos.

Iremos abordar um assunto de vital importância para o sucesso de uma empresa o Planejamento e o Controle da Produção (PCP).

Veremos os conceitos e as aplicações do PCP no dia a dia de uma empresa e a sua importância que está envolvido desde a compra da matéria prima para a produção de produtos manufaturados até a entrega ao cliente final.

A função principal do PCP é contribuir para uma melhor eficácia e uma eficiência maior do processo produtivo, desde o planejamento da produção até o resultado. Uma característica do PCP é sua relação com outros setores da empresa, como recursos humanos, produção, vendas e departamento financeiro, devido à necessidade de saber a disponibilidade dos recursos.

Desta forma, qualquer empresa que venha pensar em reduzir custo e maximizar lucro deve ter a preocupação em planejar e priorizar todas as suas atividades produtivas. O Planejamento e Controle da Produção visa diretamente englobar estrategicamente o controle de todas as operações da cadeia produtiva. Assim, todas essas ações aqui focadas e relatadas para a implantação de um sistema informatizado, indicarão formas e darão ferramentas para que a empresa atinja os melhores resultados e ganhos, que influenciarão definitivamente o aumento da sua produtividade.

Veremos a seguir todo o conhecimento que o grupo obteve com a conclusão desta ATPS.

DESENVOLVIMENTO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) são de fundamental importância para o sucesso da empresa, pois através da elaboração de um projeto de produção deve-se estabelecer tudo que a empresa deverá produzir, devendo utilizar a melhor maneira possível seus recursos. Para que a empresa sobreviva no mercado há necessidade de planejar e calcular antecipadamente sua produção e, simultaneamente, efetuar o monitoramento e controle da produção, observando a sua capacidade de produção e a sua previsão de vendas. Isto funciona como uma engrenagem é um conjunto de funções integradas que visam orientar o processo produtivo em razão dos objetivos da empresa e dos recursos empresariais disponíveis.

O Planejamento e Controle da Produção visam propiciar o aumento das atividades, a eficiência e a eficácia da empresa, com o objetivo de antecipar e planejar sua linha produtiva perante o mercado, buscando atender as necessidades da empresa de forma estabelecida e calculada.

Uma das funções do Planejamento é fixar quais os objetivos deverão ser atingidos e qual a melhor maneira possível, utilizando-se todos os recursos que estejam disponíveis. Desta forma, ao estabelecer as metas e os objetivos a ser alcançado, o planejamento determina o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que modo. Assim, o controle tem que atuar efetivamente medindo e corrigindo o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da maneira que foram traçados.

Numa visão geral é de responsabilidade do Planejamento e Controle da Produção planejar e controlar a produção dos bens, englobando inclusive as matérias-primas necessárias, a quantidade de mão de obra, as máquinas e equipamentos, o estoque de produtos acabados disponíveis no tempo exato para serem efetuadas as entregas aos clientes, aumentando assim a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa.

Logo, podemos atribuir duas funções ao PCP:

A primeira é estabelecer antecipadamente o que a empresa deverá produzir quanto deverá dispor de matérias-primas e materiais, pessoas, máquinas etc.

A segunda está relacionada ao monitoramento e controle do desempenho da produção, em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir.

Não podemos deixar de citar a importância do PCP com relação a algumas áreas:

• Com a área de Engenharia Industrial: o PCP programa o funcionamento de máquinas e equipamentos.

• Com a área de Suprimentos e Compras: o PCP programa materiais e matérias-primas que devem ser obtido no mercado fornecedor através do órgão de Compras e estocado pelos Suprimentos.

• Com a área de Recursos Humanos: o PCP programa a atividade da mão-de-obra, estabelecendo a quantidade de pessoas que devem trabalhar no processo de produção.

• Com a área Financeira: o PCP baseia-se nos cálculos financeiros fornecidos pela área financeira para estabelecer os níveis ótimos de estoques de matérias-primas e produtos acabados, além dos lotes econômicos de produção.

• Com a área de Vendas: a Previsão de Vendas fornecida por esta área é a base para a elaboração do Plano de Produção da empresa que é elaborado pelo PCP, como também para o planejamento da quantidade de produtos acabados necessária para suprir as entregas aos clientes.

• Com a área de Produção: o PCP atua diretamente no planejamento e controle da atividade desta área, fazendo o sistema de produção, funcionar da melhor maneira possível.

Em síntese o Planejamento e Controle da Produção funcionam como um centro de informações para a produção, destacando em quatro fases:

Projeto de Produção

Primeira fase procura-se definir como o sistema de produção funciona e quais as suas dimensões para se estabelecer os parâmetros do PCP, sendo que o projeto de produção é relativamente permanente com relação ao tempo, sofrendo possíveis mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com