TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: De Desenvolvimento Economico

Seminário: ATPS: De Desenvolvimento Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Seminário  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho tem a finalidade de nos proporcionar uma visão das práticas de desenvolvimento humano, reconhecendo suas dimensões e tendo como objetivo nos mostrar como devemos calcular e entender o que é preciso para um país ou uma região ser desenvolvida economicamente e socialmente.

É de estrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas.

Podemos sim avaliar que crescimento e desenvolvimento são duas situações totalmente diferentes e conseqüentemente distintas. Pois ficará visível que enquanto o crescimento refere-se apenas ao PIB (Produto Interno Bruto), o desenvolvimento econômico vai muito mais além, pois levam em consideração aspectos importantes na vida de uma nação, como bem estar, educação, saúde enfim assuntos ligados à qualidade de vida das pessoas eu habitam aquele local ou país.

ETAPA 1

O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário.

Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em eu o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.

O PIB pode ser calculado a parti de três óticas sendo: a ótica da despesa, a ótica da oferta e a ótica do rendimento. Na ótica da despesa, o valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final, e corresponderá à despesa interna, que inclui a despesa das famílias e do estado em bens de consumo e a despesa das empresas em investimentos.

Na ótica das ofertas, o valor do PIB é calculado a partir do valor gerado em cada uma das empresas que operam na economia. Já na ótica do rendimento, o valor do PIB é calculado a partir dos rendimentos de fatores produtivos distribuídos pelas empresas, ou seja, a soma dos rendimentos do fator com os rendimentos de outros fatores produtivos.

Como se calcula o PIB?

Para se calcular o PIB de uma determinada região é utilizada a seguinte fórmula:

PIB= C + I + G + X – M

Onde:

C= consumo privado

I= investimentos totais feitos na região

G= gastos do Governos

X= exportações

M= importações

PIB per capita

Este indicador é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região. Ele indica quanto cada habitantes produz em determinado período. PIB per capita brasileira em 2013 atingiu R$ 24.065

O PIB do Brasil no ano de 2013, em valores correntes, atingiu a marca de R$ 4,84 trilhões.

No Brasil, o calculo do PIB é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento, desde 1990

Há três formas de mensurar o desenvolvimento econômico. O índice de Gini, a Curva de Lorenz e o índice de Desenvolvimento Humano(IDH), são usados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões. Índice de Gini: utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Curva de Lorenz: é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população de renda. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): é uma ferramenta a mais é usada para aferir o

O coeficiente de Gini é majoritariamente usado para mensurar a desigualdade de renda, podendo também ser usado para mensurar a desigualdade de riqueza. Esse uso requer que ninguém tenha uma riqueza líquida negativa.

O coeficiente de Gini se calcula [1] como uma razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz. Se a área entre a linha de perfeita igualdade e a curva de Lorenz é A, e a área abaixo da curva de Lorenz é B, então o coeficiente de Gini é igual a A/(A+B). Esta razão se expressa como percentagem ou como equivalente numérico dessa percentagem, que é sempre um número entre 0 e 1.O coeficiente de Gini pode ser calculado com a Fórmula de Brown, sendo á mais prática.

G= coeficiente de Gini

X= proporção acumulada da variável “população”

Y= proporção acumulada da variável ‘’renda’’

Curva de Lorenz

É um gráfico utilizado pelos economistas e que procuram ilustrar a desigualdade existente na distribuição do rendimento entre as famílias numa determinada economia ou sociedade.

A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenada da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem-se os seguintes passos:

a) Ordena-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com