TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Economia 4

Seminário: ATPS Economia 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Seminário  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 4 – RELATÓRIO

- Taxa de Câmbio e Inflação.

• Taxa de Câmbio – definição: Ao manterem relações econômicas entre si, dois países têm as suas respectivas moedas em jogo, exigindo-se que se fixe a relação de troca entre ambas. A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Pode, também, ser definida como o preço da moeda estrangeira (divisa) em termos da moeda nacional.

• Inflação – definição: A inflação é um aumento contínuo e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços.

• Relação entre Taxa de Câmbio e Inflação: Através da valorização cambial, a moeda nacional fica mais forte em relação às moedas estrangeiras. As pessoas, então, importam mais aumentando, assim, a competição do produto importado com os produtos nacionais. Os empresários nacionais vão sofrendo um desestímulo para elevarem o preço de seus produtos e acabam sendo obrigados a manter os preços em níveis competitivos. Portanto, a valorização do câmbio faz com que haja uma estabilização de preços e por consequência a redução da inflação. Por outro lado, a desvalorização do câmbio tem efeito reverso em relação ao que foi exposto anteriormente, pois os produtos importados ficam mais caros no que se refere à moeda nacional. Com isso tem-se a diminuição das importações de vários produtos. Entretanto, os produtos essenciais terão seus preços majorados na moeda nacional, acarretando o aumento dos custos de produção, os quais serão repassados aos preços dos produtos finais, o que gerará a inflação de custo, mais precisamente.

- Política Cambial; Política Comercial; Importação e Exportação.

• Política Cambial: A política cambial está ligada a atuação do governo na área externa e diz respeito às alterações na taxa de câmbio e depende do tipo de regime cambial adotado pelo país, podendo ser classificada em:

a) Regime de Taxas Fixas de Câmbio - A taxa de câmbio com a qual o mercado deve operar é fixada antecipadamente pelo Banco Central. Tem como vantagem o maior controle da inflação, ou seja, estabilidade nos custos das importações. Porém, ao fixar sua taxa de câmbio, o país se obriga a disponibilizar as suas reservas para o mercado quando requisitadas, trazendo, assim, a desvantagem de ficar mais vulnerável a elevações na demanda por moeda estrangeira, ocasionadas por ataques de especulação.

b) Regime de Taxas Flutuantes ou Flexíveis de Câmbio – A taxa de câmbio é fixada pelo mercado de divisas, ou seja, pela oferta e demanda de moeda estrangeira. Ao contrário do sistema de câmbio fixo, o Banco Central não é obrigado a disponibilizar suas reservas cambiais. Tem como grande vantagem a defesa das reservas cambiais e como desvantagens o fato de que a taxa de câmbio fica muito dependente das variações do mercado financeiro tanto nacional como internacional e uma maior dificuldade de controle das pressões inflacionárias.

• Política Comercial: Da mesma forma que a política cambial, a política comercial também ocorre através da atuação do governo na área externa podendo se dar através de alterações das tarifas sobre importações e regulamentação do comércio exterior. As políticas comerciais estão sujeitas às normas estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), órgão que substituiu o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT).

• Exportações: As exportações representam as compras, pelos estrangeiros, de mercadorias produzidas pelas empresas que pertencem ao país tido como exportador. É influenciada pelos pelas seguintes variáveis:

a- preços externos em dólares;

b- preços internos em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com