TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Elaboração de um estudo de viabilidade para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental (EMS) na Companhia de Indústria e Comércio de Cellplas na cidade de Ribeirão Preto

Seminário: ATPS: Elaboração de um estudo de viabilidade para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental (EMS) na Companhia de Indústria e Comércio de Cellplas na cidade de Ribeirão Preto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Seminário  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

1. Resumo

Este trabalho destina-se a elaboração de um Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa Cellplas Indústria e Comércio, na cidade de Ribeirão Preto.

A questão Ambiental deixou de ser vista como uma preocupação somente pelos ecologistas, mas atualmente é incorporada pela sociedade como uma responsabilidade de todos.

Este novo estilo de desenvolvimento tem como meta a busca da sustentabilidade social e econômica, e está sendo visto como uma parceira onde o crescimento econômico caminha junto com a conservação dos recursos naturais, gerando assim uma coexistência harmoniosa.

Atualmente está se tornando fundamental para as organizações agregar ao sistema de gerenciamento a Gestão do Meio Ambiente. Ao inovar e lançar no mercado um novo produto a organização faz com que seja necessária a avaliação dos impactos ambientais associados, e isso se realiza através do SGA - Sistema de Gestão Ambiental.

Sumário

1. Resumo 3

2. Introdução 5

3. Contextualização da Pesquisa............................................................................................6

4. Diagnóstico Empresarial 8

5. Desenvolvimento e Implementação do SGA 12

6. Resultados 14

7. Referências Bibliográficas 16

2. Introdução

PROJETO

Esse projeto será feito para nossos clientes comerciais como: lojas de roupas, sapatos, bijuterias, óculos, supermercado, Atacadão, mercadinho, loja de brinquedos, sorveterias, farmácias entre outros, porém essas sacolas vão para os consumidores de nossos clientes.

O nosso serviço é fabricar as sacolas plásticas personalizadas e biodegradáveis para nossos clientes atendendo todas suas exigências e necessidades.

O nosso produto são as sacolas plásticas de amido de milho, que são feitas da seguinte forma: o milho é esmagado até ser transformado em farinha, quando o amido é separado para em seguida, seguir para um processo de fermentação (semelhante a um usado para fazer o etanol). No entanto o amido é convertido em ácido lático que, aquecido e moldado, formando o biopolímero de milho, o composto que será usado para fabricar as novas sacolas ecológicas e outros produtos. O tempo de decomposição desse material varia de seis meses (quando usada técnica de compostagem) há um ano e meio (decomposição normal).

Para esse projeto ser feito é necessário mudanças em alguns setores e planejamentos. Primeiro é necessário realizar uma pesquisa de quais e quantas máquinas serão necessárias, onde serão implantados esses novos equipamentos quais e quantos funcionários serão necessários estar ali onde comprar todo o equipamento e que irá nos fornecer a matéria prima, depois devemos colocar todos os gastos com máquinas, equipamentos, matéria prima, manutenção e claro a mão de obra, ver quantos funcionários serão necessários e qual será o gasto com eles.

3. Contextualização da Pesquisa

O planejamento estratégico de uma empresa tem como principal objetivo guiar decisões e ações da empresa. Para esses planejamentos darem certos é necessário estudos sobre o Ambiente Interno e o Ambiente Externo onde podemos identificar suas oportunidades e suas ameaças.

Ambiente Externo ou Macroambiente permite-nos analisar a organização da seguinte forma:

Ambiente Demográfico: que analisa a população humana e é de extrema importância para o setor de Marketing, pois, envolve as pessoas que constituem o mercado.

Ambiente Econômico: que tem suas oportunidades nos consumidores que possuem um hábito de gastos e suas ameaças que depende do poder de compra que com seus fatores podem ser alterados.

Ambiente Natural: que pode ser uma grande oportunidade de aumento de vendas através do trabalho do setor de Marketing e também pode ser uma ameaça caso esse trabalho não atinja o objetivo esperado.

Ambiente Tecnológico: é um dos principais fatores de uma grande oportunidade para a empresa, pois são as tecnologias que vão fazer com que seus serviços prestados sejam atuais, rápidos, eficazes, é necessário uma pesquisa e um desenvolvimento para que essas tecnologias novas sejam implantadas dentro da empresa. Caso esse estudo e essas mudanças das tecnologias não ocorram corretamente a empresa pode encontrar ameaças e dificuldades para com as concorrentes que possuam essas tecnologias.

Ambiente Político/Legal: é onde as decisões são dadas para todos os setores, essas de cisões podem trazer novas oportunidades ou podem trazer ameaças para esses setores e para a empresa.

Ambiente Cultural: são valores e comportamentos compartilhados pelos funcionários da empresa onde pode ser uma oportunidade de crescimento da empresa pois, a empresa está sempre modificando, cumprindo metas e, até superando seus concorrentes. Quando não há um comum acordo desses valores e comportamentos compartilhados pelos funcionários a empresa pode encontrar ai uma ameaça nesse crescimento, nessas mudanças entre outros.

Micro Ambiente: é o estudo das decisões da organização onde ela visa considerar as características do mercado em que a empresa atua. Os ambientes analisados são:

Os Fornecedores: que nos permite analisar, pesquisar sobre a qualidade da matéria prima saber sobre sua procedência para melhor atender os nossos clientes.

Os Intermediários: que é o marketing da empresa que trabalha para a melhor divulgação, venda e distribuição para os compradores finais.

Os Clientes: a empresa estuda todos os tipos de clientes que estarão utilizando seus produtos, como no caso da Cellplas os clientes são o Mercado Consumidor e o Mercado Revendedor.

Os concorrentes: é de extrema importância estudar seus concorrentes, saber quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com