TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DO SISTEMA AYURVÉDICO E YOGA PARA PERDA DE PESO RESUMO

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 9

PRÉ PROJETO DE PESQUISA

ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DO SISTEMA AYURVÉDICO E YOGA PARA PERDA DE PESO

Maralice Ferreira de Mendonça Fristachi

Pós-Graduanda

Orientador

São Paulo - SP

Outubro - 2015

ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DO SISTEMA AYURVÉDICO E YOGA PARA PERDA DE PESO

RESUMO

OBJETIVO:

Esta pesquisa é baseada no estudo “A Pilot Feasibility Study of Whole –systems Ayurvedic Medicine and Yoga Therapy for Weight Loss” de Jennifer Rioux, PhD, CAP, RYT, United States, Cynthia Thomson, PhD, RD, United States, e Amy Howeter, PhD, United States, publicado na revista Global Advances in Health and Medicine em Janeiro de 2014 e tem por objetivo desenvolver e testar a viabilidade da intervenção do estilo de vida holística para o tratamento da obesidade com base nas práticas de Ayurveda e do yoga terapêutico.

PROJETO:

Estudo sobre a intervenção antes e após a  perda de peso utilizando  os diagnóstico ayurvédico para a identificação da biotipologia dos participantes e os desequilíbrios determinantes do ganho de peso; aplicação dos tratamentos personalizados ayurvédicos e do yoga terapêutico dentro de um formato padronizado e análise  dos dados padrões coletados  para obtenção dos resultados.

PARTICIPANTES:

Uma amostra de pessoas adultas, na faixa etária de 25 a 60 anos, com sobrepeso da comunidade de São Paulo (São Paulo) interessados em um programa integrativo para a perda de peso, que reúnem critérios predeterminados.

INTERVENÇÃO:

Um programa integral de modificação de dieta, atividade e estilo de vida baseado nos princípios da medicina ayurvédica e do yoga terapéutico com considerável autogestão dos comportamentos e do estilo de vida. O programa de três meses tem por objeto alterar padrões alimentares  e aumentar a auto-eficácia, qualidade de vida, bem-estar, vitalidade e autoconhecimento com respeito a escolhas alimentares, melhorar o controle do estresse e as barreiras para a perda de peso.

ANÁLISE DOS RESULTADOS PRINCIPAIS:

Alteração do peso corporal; IMC; % de gordura corporal; massa corporal gordura/magra; medida da cintura,quadril e pressão arterial.

ANÁLISE DOS RESULTADOS SECUNDÁRIOS:

Escalas de autoeficiencia da dieta e exercício; apetite, estresse, qualidade de vida, bem estar e satisfação com o programa em todos os pontos cronológicos.

RESULTADOS:

CONCLUSIONES:

KEYWORDS:

Ayurveda; Obesidade; Sobrepeso; Mudança de comportamento; Medicina Integrativa; yoga

INTRODUÇÃO:

Pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Pode-se falar que é um quadro de epidemia, assim como se apresenta nos Estados Unidos.

Em 2006 verificou-se que 42,7% da população estava acima do peso, dados de 2011 apresentam um índice de 48,5%, levantamento da Vigitel (Vigilância de Fatores de Riscos e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) e os dados foram coletados em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Segundo a Dra. Rosana Radominski, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, “o dado agravante é o aumento de mais de 0,5% do excesso de peso e da obesidade em um ano. Isso é alarmante se formos extrapolar os dados para os próximos dez anos”.

O estudo revela que 52,6% dos homens estão acima do peso ideal, entre as mulheres o valor é de 44,7%; mostra que o excesso de peso nos homens começa na juventude, 29,4% dos homens já estão acima do peso na faixa de 18 a 24 anos, entre as mulheres este índice é de 25,4% na mesma faixa etária.

As mulheres apresentam adiposidade maior e menor massa muscular do que os homens, tratando-se de fatores hormonais, os homens apresentam mais adiposidade visceral, predispondo-os a doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemias e alta mortalidade, alerta a Dra. Rosana.

Percebe-se que novas abordagens para tratamento da obesidade são necessárias.

PERSONALIZANDO O TRATAMENTO DA OBESIDADE

A Dra. Donna Ryan, especialista em obesidade, editora chefe da revista Obesity e professora emérita do Pennington Biomedical Research Center, Baton Rouge, Louisiania, Estados Unidos, declarou que é necessária a personalização para o tratamento da obesidade, levando-se em conta melhor entendimento da regulamentação e do balanço energético e do genótipo individual de cada paciente, entender que fatores podem diminuir ou acelerar a perda de peso para que assim se indique a terapia adequada levando-se em conta as necessidades individuais.

Abordagens propostas que levam em conta as características individuais de cada ser humano são o Ayurveda e o Yoga.

 Análise recente sugere que para a perda de peso, os ásanas (posturas) do Yoga devem ser praticados por um mínimo de três vezes por semana, sendo associados com mudanças na dieta alimentar. Além dos ásanas, este estudo propõem também a prática do Yoga Nidra, um relaxamento totalmente conduzido, visando a sedimentação de todo o conjunto de técnicas aplicadas em cada indivíduo e sua potencialização através da repetição de Sankalpa (propósito, objetivo), que faz com que os indivíduos acionem forças internas capazes de os manterem focados e obstinados para a realização do objetivo traçado.  A prática do Yoga não representa uma abordagem terapêutica completa e seu potencial terapêutico pode ser maximizado quando combinado com os princípios e práticas do Ayurveda.

Este estudo tem o objetivo de testar a viabilidade, a aceitabilidade, a eficácia e dar início a implementação da prática de um sistema de Ayurveda e Yoga com uma abordagem terapêutica para tratamento de sobrepeso e obesidade em adultos. A proposta é de uma intervenção padronizada das técnicas do Ayurveda e do Yoga, mantendo os princípios dos cuidados individuais. Este estudo propõe uma intervenção por três meses combinando um sistema alimentar ayurvédico, a modificação do estilo de vida e práticas de yoga. Para testar a viabilidade e aceitabilidade a avaliação de cada indivíduo será feita com base nos diagnósticos ayurvédicos como a  determinação de sua constituição, pulso e análise de língua e adaptação das recomendações terapêuticas. Com base em uma dieta alimentar padronizada e um programa de Yoga adequado para a constituição ayurvédica predeterminada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (123.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com