TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Planejamento de Controle de Produção

Seminário: ATPS: Planejamento de Controle de Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Seminário  •  4.994 Palavras (20 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 20

ATPS- ETAPA 1

Ao elaborar esse relatório o grupo analisou o plt e o texto em questão (Sistemas de programação da produção com capacidade finita).

Basicamente, o sistema de PPCP é uma área de decisão da empresa que objetiva planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo visando atender a demanda dos clientes.

Vemos que o processo de planejamento e o controle de sua produção deve ter o conceito de atingir com antecipação os objetivos e seus processos definindo, o que será e devera ser feito para isso acontecer com excelência, basicamente o seu conceito esta ligado em o que, como, quem, como, quando, aonde e quando dever ser planejado e produzido o produto e seus processos.

Sendo o planejamento o principio do processo e o controle o fim deste processo, entendendo que o PCP tem como alvo o planejamento que elabora todo o processo e o controle que ira elaborar todas as melhorias e controle da matéria prima e sua Mão de obra. Ele procura empregar os recursos de produção a fim de buscar uma melhor qualidade do produto e de tempo de entrega da finalização de operação e seus processos.

O PCP tem como objetivo controlar o fluxo de material, equipamento, maquina e pessoas que são os responsáveis na produção de bens e serviços para os clientes finais. O PCP deve sempre ter uma previsão de demanda, planejamento, verificar a capacidade de sua produção e o controle de produção.

O artigo procura analisar o impacto e mostrar a competitividade das empresas, e da crescente utilização em nível nacional e mundial, dos denominados “sistema de programação da produção com capacidade finita”.

Isso decorrente da implantação destes sistemas na estratégia de manufatura das empresas buscando sempre a competitividade entre as empresa, trazendo assim para o consumidor a redução do custo sem contar que acaba melhorando o nível das empresas já que buscam fazer um planejamento melhor e controle de sua produção para que seus clientes percebam a velocidade em suas entregas com pontualidade e qualidade de seus produtos o PPCP foi muito importante na década de 90, pois e uma área muito importante na empresa que toma as decisões de planejar e controlar sua produção e seus recursos. Buscando uma harmonia entre os processos.

O MRP I que seria o controle de matéria prima, Mao de obra e o MRP II softwares que analisam, armazena e controla os processos. O mercado apresenta hoje centenas de alternativas de aplicativos de software para apoiar a implantação e as decisões decorrentes destes sistemas. Já que os softwares apresentam como esta a operação os gargalos em toda a operação e mostrar aonde podem ser melhorados o processo e seus rendimentos.

Disponibilizado comercialmente os sistemas de programação da produção com a capacidade finita ou finite capacity scheduling sistems cujo seu conceito se baseia em a solução lógica baseado em simulações em computador para que os problemas sejam solucionados da melhor forma e o mais rápido.

Podendo custar muito caro um software sofisticado as empresa acabam buscando os mais baratos e básicos muitas vezes se tornando um prejuízo fazendo assim um negocio que era pra trazer solução, acabando criando mais um problema para a instituição, pois muitos deles não armazenam ou mesmo não funcionam conforme sua necessidade ou precisão dependendo da operação. Portanto e preciso fazer um planejamento e uma análise do melhor software para sua empresa, e verificar se ele atende todas as necessidades e objetivos da empresa.

Outro ponto importante citado entre ambos os artigos mostra que e necessário um objetivo maior nas decisões de quatro processos que ocorrem seriam o os níveis de volume e mix que tem o controle de toda sua matéria prima e seus produtos acabados esse processo e muito importante, pois nele esta a necessidade de saber se a empresa devera produzir mais assim tendo que comprar mais matéria prima da mesma forma se e necessário para de produzir conforme sua saída devido a sua demanda.

Temos também os níveis de utilização e de variação da capacidade produtiva que mostra o custo financeiro e ociosidades de organização que por sua vez acaba gerando gasto sobre hora extra, demissão, contratação e subcontratação e outros. O nível de atendimento já esta na disponibilidade que a empresa tem seus produtos e quantidade, prazo de entrega e qualidade buscando assim fidelizar seus clientes. A competência quanto à reprogramação da produção aborda como a empresa enfrenta a globalização e suas constantes mudanças fazendo assim as empresas buscar competitividade com os seus concorrentes e buscar melhorias constantes.

Um ponto também importante focado nos dois textos seria o desempenho positivo e negativo que uma empresa poderá ter dependendo da forma que seus processos são planejados, a melhor forma e buscar manter o nível mínimo de estoque de matéria primas, estoque e produtos em processo e produtos acabados, e a utilização da capacidade produtiva e sempre manter o nível de sua demanda para que o objetivo seja alcançado.

O sistema PPCP impacta o desempenho da manufatura, por exemplo, o custo que a empresa ao fabricar produtos com os recursos necessários para a produção, a qualidade que tem impacto importante na necessidade e expectativa do cliente tendo de haver uma qualidade no projeto, pontualidade a empresa tendo de cumprir todos os prazos de entrega prometido ou exigido pelo cliente já a flexibilidade busca em todo o seu processo buscar a qualidade de eficácia e eficiência de seu ambiente interno e externo.

O PCP tem seu planejamento definido em curto, médio e longo prazo este conceito propõe decompor o problema do planejamento da produção de larga escala em subproblemas menores assim resolvendo do maior tempo para o menor.

Cada nível de decisão depende do contexto do projeto e controle de cada empresa. O planejamento em curto prazo tende a decidir as ordens de trabalho como matéria prima, maquinas, operadoras, ferramentas, entre outros dependendo sempre do objetivo da empresa.

Em termos de ordens cada uma delas definiu uma forma de processo diferente como data de entrega diferente, os tempos se tornam variados entre uma tarefa e outra, e os seus roteiro também se tornam alternativo dependendo da tecnologia e dos equipamentos, tornando assim diferente a eficiência das maquinas e também há o caso da importância relativa de cada cliente isso conforme sua demanda e processo. Isso levado no processo de termos de ordens mostra que cada processo conforme alterações nas quantidades e nos prazos de entrega tendo todos os recursos e o controle de sua operação revisado constantemente.

Há muitos problemas como quebram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com