TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: desenvolvimento estratégico da B.O.N.I.T.A. Ltda

Seminário: ATPS: desenvolvimento estratégico da B.O.N.I.T.A. Ltda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Seminário  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

2. Reflexão e Analise 02

3. Introdução do Passo 03 03

4. Relatório e Considerações Finais 09

ATPS 3ª ETAPA – Processos Gerenciais

Passo 2

Introdução

O presente passo tem a finalidade de demonstrar o desdobramento estratégico da empresa B.O.N.I.T.A. Ltda.

Como a busca de novos conhecimentos pode ser a resposta ao processo de sobrevivência das empresas no mundo organizacional?

Baseando-se nas informações passadas no vídeo, chegamos à conclusão de que uma organização precisa sempre acompanhar a rápida tecnologia do mundo atual. Onde qualquer decisão precisa ser tomada com rapidez, porem sempre com base em fatos atuais. Seja a empresa de pequeno, médio ou grande porte, estar atento, e buscar conhecimento sobre os mais diversos assuntos para aplicar no dia a dia, pode ser o meio mais correto de sobrevivência. Hoje qualquer informação nova é valida aos responsáveis pela organização.

Um ponto também a ser discutido sobre o modo mais seguro de manter a empresa ativa, é a intuição do proprietário e responsáveis. De acordo com o Consultor do instituto MVC Alexandre Freire, os responsáveis precisam sempre estar atentos ao que sua intuição diz a respeito de tal assunto, seguir aquilo que sente tem muito mais chances de dar certo do quetomar a decisão se baseando somente em informações e probabilidades. Ele relata no vídeo também que diariamente a empresa pode sim ter contratempo e errar em suas decisões, mas há sempre um modo de conserta-las no decorrer do tempo. Já uma intuição ignorada, pode trazer prejuízos indagáveis a organização.

Fazendo uma reflexão e pesquisando com alguns gestores, podemos concretizar as informações de acordo com o vídeo. A maioria dos proprietários e responsáveis pela empresa relataram que principalmente a intuição é muito valida no mundo dos negócios, e que uma decisão tomada apressadamente, ou seja sem base em qualquer tipo de conhecimento sobre aquilo, ou sem pesquisar sobre, pode ser um meio de ‘destruir’ a empresa aos poucos.

Passo 3

3.0 – Introdução

Este passo tem a finalidade de traçar o planejamento estratégico ideal, de acordo com as diretrizes estabelecidas por nosso grupo de consultores.

3.1 – Desenvolvimento

3.1.1 – Pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades

Após analisar a B.O.N.I.T.A. determinamos os pontos que se seguem:

- Pontos Fortes: A qualidade e a variedade dos serviços oferecidos; os produtos importados que atendem o público mais seletivo; a clientela já formada.

- Pontos Fracos: O atendimento, que tem sido insatisfatório causando a perda dos clientes do salão; os produtos importados, que por sofrerem variaçãocambial tem seu preço instável, havendo uma relativa queda nas vendas dos mesmo.

- Ameaças: A abertura de uma nova empresa, do mesmo ramo, nas proximidades da B.O.N.I.T.A.

- Oportunidades: O crescimento contínuo do público masculino na busca por serviços do ramo da beleza; a melhora da economia interna do país, fazendo crescer a faixa populacional correspondente ao público “B” e o aumento expressivo do poder aquisitivo da classe “C”.

3.1.2 – Definição do público alvo ideal

Definimos que o público alvo ideal a ser atingido é os da classe “A/B”, como já vem sendo feito, mas deve ser expandido para conquistar novos clientes da classe “C”, aumentando o market share; deve ser atendido tanto o público feminino como também o masculino, pois atualmente vem crescendo a busca dos homens por cuidados pessoais com a beleza própria, e deve ser aproveitada essa boa oportunidade; a faixa etária a ser atingida deve ser deis do público teen (adolescentes de 12 a 17 anos), que hoje já consomem de forma expressiva os serviços desse ramo, como também as faixas etárias adultas.

3.1.3 – Organograma

3.1.3.1 – Esquema do organograma ideal

3.1.3.2 – Sugestões, definição de cargos e funções

Sugerimos que a vendedora seja demitida, por causa da queda nas vendas, devendo esse serviço ser atribuído aos demais funcionários, pois acreditamos que a credibilidade dosfuncionários do setor de prestação de serviços seja maior, pois são os que utilizam os produtos nos clientes e tem uma maior proximidade aos mesmos, assim, eles deverão fazer a “propaganda” e “vender” os produtos, devendo ser comissionados por essas vendas, e a recepcionista, que terá um aumento de salário devido as novas atribuições e funções, finaliza a compra junto ao cliente.

Vimos a necessidade da contratação de duas menores aprendiz, que serão dividas em dois turnos, que auxiliarão os cabeleireiros e as manicures em suas diversas atividades como também serão responsáveis pela organização e limpeza dessa área do salão, serviço esse que não era realizado.

A disponibilização do serviço de um maquiador será um atrativo e diferencial a ser oferecido aos clientes, pois esse é um serviço de grande procura e boa rentabilidade. O serviço do maquiador funcionará da seguinte maneira: uma área dentro do salão será disponibilizada ao maquiador, que prestara os seus serviços de forma autônoma, não havendo vinculo empregatício com a B.O.N.I.T.A., e reverterá 8% dos lucros pelo uso do espaço.

Dessa forma sugerimos que a empresa se organize em setores, seguindo as atribuições e funções, da seguinte forma:

Setor administrativo

- Proprietária: Continua sendo a responsável pelas negociações com os fornecedores e os pagamentos de contas, porém deverá estarcotidianamente presente no salão, para ter um controle proximal das atividades que vem sendo executadas, para isso contará com o auxilio da Secretária.

- Secretária: Está é nova função que a recepcionista ocupará. Ela será responsável por auxiliar a proprietária na coordenação de todo o salão. Será de sua incumbência a finalização das vendas iniciada pelos funcionários do setor de serviços; o agendamento dos horários, o atendimento, de forma gentil, delicada e calorosa; e a recepção dos clientes, para essa tarefa contará com o auxilio das menores aprendiz. Também lhe caberá o gerenciamento da conta do Facebook da B.O.N.I.T.A.

Setor de serviços – Operacional

- Cabeleireiros (03): Deverão atender de forma educada e eficaz os clientes; cortar, lavar e realizar os processos químicos (pintar, relaxamento, progressiva, etc.); coordenar a organização e limpeza de sua área de trabalho, realizada pelas menores aprendiz; oferecer os produtos a venda no salão, sendo responsáveis e comissionados por essas vendas, devendo incentivar a compra dos produtos nacionais a disposição no salão, entrando em acordo com a nova missão e visão da B.O.N.I.T.A.

- Manicures (02): Deverão atender os clientes de forma educada, prestimosa e eficaz; cuidarão da pintura das unhas das mãos e pés dos clientes, assim como os cuidados gerais com esses pés e mãos; esterilizarão as ferramentas quedevem passar por esse processo, atendendo as normas sanitárias condizentes; descartar, em local apropriado, as ferramentas que não possam ser esterilizados, mantendo a higiene e segurança tanto pessoal quanto dos nossos clientes; coordenar a organização e limpeza de sua área de trabalho, realizada pelas menores aprendiz; oferecer os produtos a venda no salão, sendo responsáveis e comissionados por essas vendas, devendo incentivar a compra dos produtos nacionais a disposição no salão, entrando em acordo com a nova missão e visão da B.O.N.I.T.A.

- Massagista: Deverá atender os clientes de forma educada e eficaz; será responsável pelas massagens agendadas pela secretária; deverá organizar e limpar o seu local de trabalho, mantendo o asseio do mesmo; terá a função de oferecer os produtos a venda no salão, sendo responsáveis e comissionados por essas vendas, devendo incentivar a compra dos produtos nacionais a disposição no salão, entrando em acordo com a nova missão e visão da B.O.N.I.T.A.

- Esteticista: Deverá atender de forma educada e eficaz os clientes; será sua função limpar e realizar todos os procedimentos tradicionais de uma esteticista; deverá organizar e limpar o seu local de trabalho, mantendo o asseio do mesmo; terá a função de oferecer os produtos a venda no salão, sendo responsáveis e comissionados por essas vendas, devendo incentivar a compra dosprodutos nacionais a disposição no salão, entrando em acordo com a nova missão e visão da B.O.N.I.T.A.

- Maquiador: Deverá atender os clientes com educação e eficiência; deverá maquiar e realizar os demais cuidados referentes ao seu serviço; prestará os seus serviços por meio de agendamento, estando dispensado de cumprir o expediente conforme os demais funcionários, já que presta um serviço autônomo; deverá ter seus próprios materiais e produtos para trabalhar; utilizará as instalações do salão, mantendo seu local de trabalho, estipulado pela empresa, limpo, organizado e com o devido asseio. Através de acordo firmado, deverá reverter o percentual de 8% dos lucros pela utilização do local e benefícios proporcionados pela B.O.N.I.T.A.

Setor de serviços – Apoio

- Menores aprendiz (02): Deverão auxiliar a secretária na recepção dos clientes, fazendo isso de forma educada, gentil e calorosa; servir, caso solicitado, bolacha, bolo, café, suco, água, ou outra bebida disponibilizada para um melhor conforto dos nossos clientes VIP's; auxiliar os cabeleireiros e manicures quanto aos serviços por eles realizados, dando apoio para agilização dos processos feitos; organizar, limpar e manter o asseio das áreas de atuação das manicures e cabeleireiros, como também as demais áreas comuns do salão; estar de acordo com a nova missão e visão da B.O.N.I.T.A., agindo de formacondizente com as normas e determinações estabelecidas pelo setor administrativo.

- Diarista: Será contratado o serviço de uma diarista, que deverá realizar uma faxina completa em todo o salão, todas as segundas-feiras, facilitando o serviço a ser desenvolvido durante o restante da semana.

3.1.4 – O uso da tecnologia como ferramenta estratégica

A empresa deverá cadastrar uma conta junto ao Facebook, criando uma página para a B.O.N.I.T.A., divulgando os serviços e promoções a serem oferecidos. Consequentemente, para facilitar o uso dessa ferramenta, deverá ser disponibilizado o sinal Wi-Fi do salão, para o uso dos clientes e funcionários, dessa forma as postagens com o resultado dos novos serviços poderão ser divulgados de maneira rápida e simples, chegando ao acesso de um público bem maior.

O uso do Instagran também será usado pelos funcionários, pois é utilizado diretamente do celular e possui ferramentas de ajustes de imagem, como filtros de cor, efeitos visuais, dentre outros, o que torna a propaganda mais interativa e divertida aos clientes.

Essas ferramentas tecnológicas servirão para aproximar o público dos serviços oferecidos pelo salão, pois deverão mostrar os resultados alcançados nos clientes, funcionando da seguinte forma: os clientes assíduos do salão e que tenham uma relativa intimidade com a equipe de trabalho serão fotografados antes edepois dos tratamentos oferecidos, sendo feita uma comparação, divulgando a qualidade do serviço prestado.

A divulgação institucional deverá ser feita junto a blogs voltados para o ramo da beleza e a busca de cuidados nesse sentido. Promoveremos, com um acerto feito junto ao moderador e/ou o blogueiro (a), a nossa página do Facebook nesses Blogs, aumentando maiormente a nossa rede de divulgadores.

3.1.4 – Estratégias de ação

Após entrevista com possíveis clientes potenciais da B.O.N.I.T.A. vimos que para suprir a carência no atendimento, o que tem resultado na queda no número de clientes e das vendas, será necessário um treinamento voltado diretamente para essa área, pois os entrevistados pontuaram que o atendimento é o mais relevante dentre os demais aspectos observados, o que faz com que o cliente realmente volte.

Um atendimento condizente com o público-alvo, como certos diferenciais, é o que fará a fidelização dos mesmos. Os diferenciais deverão trazer o maior conforto possível. Deverá ser oferecido e servido ao cliente a opção de tomar um café, chá, suco, água, ou alguma outra bebida (champagne, cerveja, vinho, drinque), também bolos e bolachas deverão estar disponíveis e, quando se fizer necessário, petiscos e salgadinhos. Esse serviço será servido num hall VIP, com acomodações confortáveis, televisão tela plana com canal fechado, onde a pequenaespera torne-se um momento agradável para um bate-papo entre a clientela.

Em ocasiões especiais, tais como a arrumação da noiva e suas madrinhas, as mesmas poderão desfrutar desse momento tomando um champagne que será presenteado pelo salão, podendo ser agendado um horário específico para o atendimento de todas juntas.

Todo o serviço de recepção deverá ser feito pela secretária com o auxilio das menores aprendiz, ressaltando sempre da educação e simpatia ao atender os clientes. Devendo tudo ser servido em aparelhos de café/chá de porcelana ou outro equivalente, os sucos e água em copo de vidro, a cerveja em tulipas e o champagne em taças apropriadas.

Nos horários de menor movimento durante a semana, como as terças-feiras e quartas-feiras durante o período da manhã até as 15h30, os preços serão promocionais e divulgados nas páginas do Facebook e outros meios de divulgação, como avisos dentro do próprio salão. Dessa forma abriremos espaço dentro do público da classe “C” crescendo o nosso market share.

Com ações sociais levaremos os nossos serviços a setores da sociedade que não poderiam usufruir. Ações como o “Dia da Beleza”, que será feito de uma à duas vezes ao mês, as segundas-feiras, onde será feito visita a creches, hospitais, asilos ou orfanatos, fazendo tratamentos de beleza e estética à alguns desses cidadãos.

O “Antes e Depois”, onde serãofotografados os trabalhos realizados com os clientes mais íntimos, servirá para fazer a divulgação nas redes sociais, de forma divertida e interativa, aproximando os clientes, estreitando os laços de amizade e a fidelização dos mesmos.

Deverá haver a implantação de novos produtos a serem disponibilizados no salão, diversificando-os. Serão produtos nacionais também de qualidade “A”, de marcas já conceituadas no mercado, pois acreditamos que o mercado brasileiro hoje supre a altura os importados e com um preço muito mais competitivo e acessível, não sofrendo variação cambial como os produtos importados. Dessa forma a estabilidade dos negócios poderá ser mais bem administrada e mantida.

Serão feitas reuniões mensais as segundas-feiras, excetos nos dias que for feito o “Dia da Beleza”, junto com todos os funcionários. Funcionaram como um “Happy Working Hour”, sendo um momento onde se discutirá os assuntos realizados ao trabalho, mas de uma maneira familiar e descontraída, com comidas e bebidas, visando entender os problemas encontrados ao longo do mês e apontar as possíveis soluções. Também servirá de modo de aproximar os funcionários e ser um momento de descontração, trazendo relaxamento e um bom clima organizacional.

As necessidades de treinamentos serão atendidas tanto no setor administrativo quanto no setor de serviços, setor esse onde haverá uma priorizaçãoquanto a busca pela atualização dos profissionais, seguindo as tendências e modernidades do mundo da beleza, para isso buscaremos workshop com esses temas.

Passo 4

4.0 – Relatório – Considerações Finais

Com o desenvolvimento das etapas acima, consideramos principalmente que o atendimento da empresa precisa ser revisto, pois encontra-se em desacordo com os objetivos do salão e maiormente em desacordo com o que o público alvo espera ao ser atendido.

Por isso há a necessidade das ações estratégicas serem tomadas com responsabilidade e compromisso, treinando e capacitando todos os funcionários, com o foco na excelência do atendimento.

Com um público seleto e restrito o salão continuaria a enfrentar dificuldades, por isso deve ser aberto seu campo de atuação quanto à classe social a ser atingida, pois quem se limita tanto restringe seu mercado.

Como meio lucrativo e estratégico optamos por terceirizar os serviços de um maquiador, a fim de expandir os serviços prestados e trazer maior comodidade aos frequentadores do salão.

Foi possível observar as dificuldades que uma empresa hoje se encontra, tendo em vista que o mercado esta cada vez mais exigente e os clientes, de qualquer ramo, buscam sempre o melhor, fazendo a concorrência se manter crescente e atuante. Defender o próprio espaço e expandi-lo é uma tarefa árdua e que deve ser bem planejada.

...

Baixar como  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »