TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abrindo e fazendo negócios

Seminário: Abrindo e fazendo negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Seminário  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

Abrir e geri uma empresa exige um conjunto de habilidade e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o publico que deseja atingir e planejar bem o negócio, uma boa gestão.

A importância da formalização e do planejamento no processo produtivo de inovações é de vital importância á inserção no mercado competitivo. As empresas buscam cada vez mais competitividade e formas de sobreviver no mercado, pois as competições por espaço, novas tecnologias e inovações exigem empresas ágeis e flexíveis. Para isso desenvolvem-se técnicas cada vez mais avançadas para gerencia-las e diferencia-las. A falta de capacitação administrativa e gerencial no planejamento que gere um desconhecimento do mercado, leva na maioria das vezes ao fracasso os novos empreendimentos.

Para que uma pessoa elabore um bom plano de negócio é necessário primeiramente limitar a foco aplicativo do processo e analisar todos os fatores relacionados com o seu ambiente. Após a elaboração devem-se analisar cuidadosamente todos os aspectos revisando periodicamente seu conteúdo para uma atualização de dados. Em vários estudos destacam-se a importância do planejamento que consiste no trabalho de preparação, na antecipação em determinar objetivos pretendidos pela empresa, e seus meios para alcança-las. Alem da oportunidade de descobrir oportunidades e ameaças em tempo de aproveitar pontos fortes e pontos fracos para o conhecimento da empresa. Em qualquer empresa e preciso de informações, analise que demonstrem a real situação e uma visão sucinta de toda empresa.

Nos dias de hoje as empresas buscam cada vez mais competitividade e formas de sobreviver no mercado, pois as competições por espaço, novos tecnologias e inovações exigem empresas ágeis e flexíveis. Para isso desenvolvem-se técnicas cada vez mais avançadas para gerenciá-las e diferenciá-las. Conforme Dornelas (1995) existe dois fatores determinantes para alavancar essas iniciativas de melhoramento continuo do negocio e aumento da competitividade dessas empresas. Trata-se do acesso e obtenção de financiamento e de um eficiente planejamento que permitam a implantação dessas ações. A falta de capacitação administrativa e gerencial no planejamento que gera um desconhecimento do mercado leva na maioria das vezes ao fracasso os novos empreendimentos. Neste contexto pode-se descrever a importância de um Plano de Negocio, considerando um planejamento empresarial e estratégico.

A etapa de concepção e ao planejamento do empreendimento merece especial atenção para a sobrevivência futura do negocio. É necessário cria-se um sistema bem estruturado, que contenha tópicos relevantes para o planejamento da empresa, assim pode-se estipular como sendo este o momento em que será elaborado o Plano de Negocio.

A importância da formalização e do planejamento no processo produtivo de inovação é de vital importância á inserção no mercado competitivo, existem varias formas de se abordar o plano de negócios. Para se elabora um plano de negocio é necessário primeiramente limitar o foco aplicativo do processo e analisar todos os fatores relacionados com seu ambiente. Após a elaboração devem-se analisar cuidadosamente todos os aspectos revisando periodicamente seu conteúdo para uma atualização de dados.

Em vários estudos destaca-se a importância do planejamento que consiste no trabalho de preparação, na antecipação em determinar objetivos pretendidos pela empresa, em seus meios para alcançar. Além de descobrir oportunidade e ameaçar para em tempo aproveitar pontos fracos e pontos fortes para o crescimento da empresa.

Dornelas (1995) afirma a grande importância que deve ter o planejamento ao colocar a inovação no mercado. Para um bom desenvolvimento da área de inovação ao empreender o negocio devemos ter muito cuidado na hora de colocar o produto no mercado. Onde é de muita importância a analise do mercado, a percepção desta oportunidade de negocio e a criação de uma nova empresa em torno do objeto de capitalização sobre a oportunidade, desenvolvendo um bom plano de negócios. Sendo assim pode-se ver a importância de se planejar e organizar um processo de inovação, onde se tenha sucesso em um empreendimento precisa-se ter claro o objetivo e a viabilidade econômica do projeto, as necessidades existem e vários outros elementos críticos que levarão a resultados bem sucedidos.

Tem que se atentar em especial a elaboração de um plano de negócios consistente, claro e que forneça informações necessárias ao desenvolvimento e implantação do projeto facilitando a analise da empresa. Há muitos casos onde novas empresas falham em sua implantação e por muitos motivos como falta de informação, desconhecimento do mercado, falta de capital de giro, analise de risco e potencial de retorno, resultante da má elaboração de um plano de negócios. Em qualquer empresa e preciso de informações, analises que denomina a real situação e uma visão sucinta de toda empresa (SEBRAE 1996).

Variáveis macroeconômicas, Produto Interno Bruto (PIB), taxas de inflação, taxas de juros, taxas de emprego e tributos são exemplos de variáveis econômicas presentes no dia-a-dia.

Freemon e Stoner (1994) consideram que as tendências e o entendimento dessas variáveis são criticas de uma organização, porém todas variam com o tempo, o que torna complicado o seu acompanhamento e suas previsões. Esses autores consideram dois tipos de mudanças na economia: mudanças estruturais e mudanças clinicas. Mudança estrutural na economia é grandes, permanentes ou temporárias, nas relações entre diferentes setores da economia e variáveis econômicas. Exemplo: passagem de uma economia industrial para uma de serviços aumento de custos e de energia com relação ao custo de matérias-primas. Já as mudanças clinicas são oscilações regulares ou não no nível geral da atividade econômica. Como exemplo pode ser citado a elevação ou a queda das taxas de emprego, juros e inflações.

A importância das organizações em acompanhar essas mudanças deve-se ao fato de apresentar grande risco e oportunidades para sues investimentos. A administração deve assegura para quais riscos e oportunidades serão enfrentados e quais oportunidades a empresa deve escolher ( Certo e Peter, 1993).

Os controles internos são aqueles relacionados com a proteção do ativo e a validade dos registros contábeis (Ibracon, 1996, p.51).

O conceito e bastante abrangente, podemos verificar que o controle interno não só abrange os aspectos contábeis e financeiros, mas também os operários dentro da organização. Para Almeida (1996, p.50), o controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com o objetivo de proteger os ativos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com