TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad gestão estrategica

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Disciplina: Gestão Estratégica I

Nome do aluno: EDSON PEDRO BALBINOT

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

[pic 4]

O Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), lançado em 23 de novembro de 2011, é o documento "vertebrador" das ações de governo, do setor produtivo e da sociedade que direcionam o Brasil para padrões mais sustentáveis de produção e consumo.

O Plano articula as principais políticas ambientais e de desenvolvimento do País, em especial as Políticas Nacionais de Mudança do Clima e de Resíduos Sólidos e o plano Brasil Maior, auxiliando no alcance de suas metas por meio de práticas produtivas sustentáveis e da adesão do consumidor a este movimento.

O PPCS é um plano dinâmico, vivo, e que deve ser apropriado pela sociedade em geral. Sua implementação será progressiva, refletindo os avanços em outras políticas públicas e o amadurecimento da sociedade brasileira.

A Economia Verde, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), é o modelo que trará maior bem-estar e equidade social, enquanto reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez de recursos naturais. O debate mundial sobre Economia Verde está refletido no Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, que se torna um instrumento da transição para este novo modelo.

Para orientar sua implementação, o PPCS contempla uma série de ações com enfoque participativo e de comunicação. Assim, todos têm a oportunidade de se engajar nesse processo como agentes de transformação, seja fortalecendo e conferindo escala às ações em curso, ou desenvolvendo novas iniciativas voltadas à produção mais limpa e o consumo sustentável. Utilizar lideranças como exemplo para estimular a replicação e ganho de escala que afete a cadeia produtiva como um todo também é parte da estratégia.

Em seu primeiro ciclo, de 2011 a 2014, o PPCS teve seus esforços focados em seis áreas principais:

  • Educação para o Consumo Sustentável
  • Varejo e Consumo Sustentável
  • Aumento da reciclagem
  • Compras Públicas Sustentáveis
  • Construções Sustentáveis
  • Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P

A escolha destas áreas é estratégica para o alcance das metas, pois, articuladas, promovem um rápido avanço em direção à práticas mais sustentáveis de produção e consumo. Não significa que outras práticas não possam ser contempladas, basta que estejam estruturadas e prontas para um maior investimento.

Dentro do Plano estão elencados Pactos SetoriaisAções GovernamentaisIniciativas VoluntáriasAções de Parceria, e Forças-Tarefa. Estes são os instrumentos para implementação deste novo modelo de desenvolvimento que se propõe através do PPCS, abarcando ações públicas e privadas, individuais ou em parceria.

(BRASIL, 2017. Disponível em http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/plano-nacional. Acesso em 10/02/2017).

1. Considerando o texto anterior e as ferramentas de gestão estratégica estudadas na Unidade de Aprendizagem, responda:

  1. Que iniciativa/inovação você pode propor a organização que trabalha (ou adotar individualmente), alinhada ao Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis - PPCS (2 pontos).

R: O estudo apresentado nesta disciplina permitiu que a gente pudesse despertar para ações das quais sabíamos que era possível  e necessário mas que passava ao largo de nossa atenção.

A partir do início da confecção desta AD, adotamos em minha empresa a separação dos resíduos em duas categorias : Recicláveis e orgânicos, fizemos ainda contato com um catador para a retirada de papelão, já que tem com muita frequência e quantidade.

 

  1. Que Ferramentas de Gestão, das estudadas na Unidade de Aprendizagem, podem ser utilizadas para que sua iniciativa/inovação (apresentada na questão 1ª), tenha maior probabilidade de ser implantada com sucesso? Cite pelo menos 5 ferramentas/conceitos (2 pontos).

R: Amplamente descrito em nosso livro de apoio, claramente podemos fazer uma ligação das ferramentas para que nosso projeto tenha o êxito almejado, a seguir seguem uma linha de raciocínio fundamentada entre teoria- prática.

  1. Pré diagnóstico – Funciona como uma peneira para esmiuçar o projeto ao qual se pretende implementar- como descrito em nosso livro, funciona como uma análise macro.
  2. Sensibilização – Provavelmente aqui resida o grande segredo para o projeto ter vida longa, o ser humano por natureza é muito emocional, desta maneira se bem trabalhado este aspecto, teremos uma equipe mais focada, mais propensa a contribuir positivamente, pode ser utilizado reuniões coletivas, vídeos, cases, etc...
  3. Definição dos recursos- Um bom projeto sempre deve levar em conta o que se investe; recursos financeiros, material, pessoal entre outros, a viabilidade do projeto passa por estes pilares, que irão antecipadamente prever o que irá ser necessário ao longo do período de execução e continuação do projeto.
  4. Implementação -  Como o próprio nome já diz, é chegada a hora de colocar em prática o que foi amplamente fundamentado, será o momento onde se apresenta para o(s)  executor ( es)   com clareza o que será feito para que o projeto tenha o resultado desejado.
  5. Monitoração, Avaliação e Controle -  Após a implementação do projeto, temos a obrigação de assegurar que tudo não passou de um simples “fogo de palha”, continuar envolvendo as pessoas no projeto permite a longevidade do mesmo e assegura que trará benefícios à empresa e aos participantes.

  1. Acesse o site https://endeavor.org.br/5w2h/, e considerando a iniciativa/inovação (apresentada na questão 1ª), elabore um Plano de Ações baseando-se na ferramenta 5w2h. (6 pontos).

R: 5w2h – Primeiramente vale lembrar do que se trata estes números e letras, derivado do Ingles, e tem como resumo em nosso projeto da seguinte forma:

  1. O que será feito ?  Será feita a separação dos resíduos em 2 categorias – Recicláveis e orgânicos.
  2. Porque será  feito ?  Será feito para atender a exigência de melhoria dos processos sustentáveis a longo prazo, motivado pela solicitação dos estudos de meu curso.
  3. Onde será feito? Será feito na minha empresa, New Pet Distribuidora ltda.
  4. Quando será feito ? Foi iniciado no dia 06 de Fevereiro de 2017.
  5. Por quem será feito ? Por todos os 9 membros da empresa .
  6. Como será feito ? Os ambientes de escritório que produzem a maior parte da quantidade de resíduo reciclável, farão uma coleta diária para colocar na lixeira maior, os funcionários que väo  descartar embalagens maiores deverão coloca-las no mesmo local supra citado, todo o lixo orgânico produzido deverá ser colocado na outra lixeira grande dentro de sacos plásticos para posterior coleta pelo agente publico.
  7. Quanto vai custar: Custou até o momento R$ 327,00 que consistiu na compra de duas grandes lixeiras, o restante é somente a mão de obra do pessoal.  

  1. Apresente uma foto ou outro documento que comprove o início da execução de sua iniciativa/inovação (apresentada na questão 1ª) alinhada ao Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis – PPCS. (Pontuação bônus: até 0,5 ponto na média final, em caso de necessidade para aprovação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (371.6 Kb)   docx (94.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com