TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégica e Sistemas de Informações

Artigo: Administração Estratégica e Sistemas de Informações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho tem como objeto oportunizar a realização de uma pesquisa teórica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de “Empreendedorismo e Plano de Negócios”, “Administração Estratégica e Sistemas de Informações” e “Direito Empresarial e Trabalhista”.

Propõe discutir a aprendizagem maior com intervanção dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas trabalhadas de forma interdisciplinar com uso de conceitos como empreendedor e suas principais características e aspectos ligados a organizacional, etc.

Outro ponto que tem grande primor, pois se trata de uma atividade que tem o foco desenvolver uma temática interdisciplinar, para que possamos entender melhor está interatividade aplicada durante o semestre, usando como base material didático e pesquisa bibliográfica em artigos e outras fontes.

DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Para o autor Dornelas (2001, p. 37), “o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”. Caracteriza a ação empreendedora em todas as suas etapas, ou seja, criar algo novo mediante a identificação de uma oportunidade, dedicação e persistência na atividade que se propõe a fazer para alcançar os objetivos pretendidos e ousadia para assumir os riscos que deverão ser calculados.

Podemos observar que Dornelas conceitua o empreendedor como um indíviduo que está atento as oportunidades e não possui medo de encará-las, mesmo tendo pela frente uma longa jornada com muitas dificuldades.

Existe a concepção do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso. No entanto, como se trata de um ser social, influenciado pelo meio que em que vive, a formação empreendedora pode acontecer por influência familiar, estudo, formação e prática.

Ainda segundo Dolabella (1999, p. 12), para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró-ativo do indivíduo, o qual deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.

Já Filon (1999), estabelece um modelo com quatro fatores fundamentais para que uma ação seja empreendedora (visão, energia, liderança e relações), visando à formação do profissional empreendedor. Destaca-se como principal característica as relações, a qual, segundo o autor, se obtém os conhecimentos fundamentais e necessários dentro de uma estrutura de mercado: as informações necessárias para a tomada de decisões e o conhecimento da realidade do mercado.

Nesse sentido, podemos definir que os empreendedores são visionários, dotados de ideias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma organização, intervêm no planejado e propõem mudanças. O empreendedor desenvolve um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco no melhor resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com