TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materiais e Logística. A atividade prática supervisionada (ATPS)

Seminário: Administração de Materiais e Logística. A atividade prática supervisionada (ATPS). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Seminário  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 6

7ª Série Administração de Materiais e Logística

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Fernanda Serotini Gordono Faculdade Anhanguera Bauru

.

Administração - 7ª Série - Administração de Materiais e Logística

Fernanda Serotini Gordono

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

 Desenvolver capacidade para transferir os conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.  Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.  Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Produção Acadêmica  Textos com os resultados obtidos nas etapas 1, 2 e 3 do desafio.  Relatório final reunindo todas as informações levantadas no desafio.  Painel com as fotografias tiradas no passo 3.  Apresentação final em Power Point, na Etapa 4 utilizando as informações adquiridas e as fotografias tiradas nas empresas para compartilhar o conhecimento adquirido com seus colegas de classe.

Participação Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de 5 a 7 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  em papel branco, formato A4;  com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento de 1,5 entre linhas;  se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do professor da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>

Administração - 7ª Série - Administração de Materiais e Logística

Fernanda Serotini Gordono

Pág. 3 de 7

DESAFIO

Os alunos atuarão como consultores de logística no gerenciamento do fluxo de materiais, desenvolvendo uma análise diagnóstica da cadeia de logística de administração de materiais, comparando a prática com a teoria estudada nessa disciplina. Após essa análise, o grupo fará uma apresentação utilizando fotografias tiradas em três empresas diferentes para ilustrar os processos logísticos que demonstrarão essa cadeia. A importância deste desafio é enfatizar as estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico, que é de suma importância para que os alunos conheçam o que está sendo utilizado pelas organizações e através da comparação entre teoria e prática desenvolvam habilidades para planejar suas próprias estratégias de administração de materiais e logística.

Objetivo do desafio Elaborar uma Análise Diagnóstica da Cadeia de Logística de Administração de materiais.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas )

 Aula-tema: Recursos materiais e patrimoniais. Esta atividade é importante para que você conheça a importância de se gerir bem os recursos materiais e patrimoniais da empresa, uma vez que da administração de materiais depende a sequência das operações do processo produtivo. O propósito desta etapa é conhecer como é o funcionamento da administração dos recursos materiais e patrimoniais. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno) Ler as partes 1, 2 e 3 do Livro-texto: MARTINS, Petrônio Garcia. Administração de Materiais e Logística. ed. especial Anhanguera. São Paulo: SARAIVA, 2009, que trata dos principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais. A pesquisa também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com