TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ajuste fiscal

Por:   •  2/7/2015  •  Artigo  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Ajuste Fiscal: O que é? O que é necessário? E o que pode ser feito?

Assim como uma família busca equilibrar seu orçamento domestica controlando suas contas mensais, o governo também possui balancetes desenvolvidos e elaborados cuidadosamente para o controle de gastos da verba pública, certificando-se que renda disponível será suficiente para arcar com todos os compromissos assumidos.

Chamamos de ajuste fiscal, o conjunto de medidas desenvolvidas com a finalidade de, promover o equilíbrio econômico de um órgão publico ou privado; propõe um alinhamento contábil planejado e transparente, que busca diminuir despesas e ampliara receita total para a formação de um “caixa” que será usado para financiar investimentos futuros.

Mas, pra que serve o ajuste fiscal?

Alguns investidores internacionais argumentam que o ajuste é imprescindível e essencial a credibilidade da política econômica nacional, pois faz com que esses investidores continuem financiando nossas contas externas, porem, como esses investidores não são pagos com moeda domestica é mais razoável supor que estejam bem mais interessados na capacidade do país gerar dividas.

O governo defende também que o ajuste fiscal recria condições para um crescimento econômico, atribuindo a ele uma tímida recuperação na economia brasileira. No geral, os resultados alcançados ao longo da existência dos programas de ajuste foram, deveras, significativos, em especial, se tratando do endividamento estadual.  Independentemente de ideologias, de posições político-partidárias, da existência de maiores afinidades, os governos estaduais têm procurado enfrentar desafios, mudar procedimentos administrativos e estabelecer mecanismos que possibilitem superar as limitações objetivas para a realização de políticas públicas, sem deixar de observar a necessária disciplina fiscal.

Os Programas de Ajuste Fiscal estimulam ainda que os Estados sejam provedores das informações julgadas relevantes acerca de sua gestão e das políticas públicas por eles implementadas, inclusive aquelas relacionadas às operações de crédito e as principais metas fiscais propostas.

Referências:

*GUIABOLSO (guiabolso.com)

*MINISTÉRIO DA FAZENDA (tesouro nacional)

*SERRANO. F.(Equilíbrio neoclássico de mercado)

ALUNO: Ana Carolina E. Jesus

MATRICULA: 029809

ENGENHARIA DE PROD. 3º B- NOTURNO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com