TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de mercado Cacau show

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  4.254 Visualizações

Página 1 de 10

 

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CAMPUS MAGALHÃES TEIXEIRA

 

 

ANÁLISE DE MERCADO - Cacau Show

 

 

 

 

Edson Marcos Cavalli Junior R.A: b28ijf-5

Wagner Yukio Nakamura Junior R.A: b34jcg-1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campinas

2012

Nome: Edson marcos Cavalli Junior R.A: B28IJF-5

Nome: Wagner Yukio Nakamura Junior R.A: B34JCG-1

 

 

 

ANÁLISE DE MERCADO - Cacau Show

 

 

 

 

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de APS, do curso de Ciências Econômicas, da Universidade Paulista

- UNIP, ministrada pelo professor Maurício Cassar

                                                             

 

 

 

 

 

 

 

 

Campinas

2012

Resumo

 

Essa pesquisa tem como objetivo analisar o mercado de chocolates finos na região de campinas, partindo da empresa cacau show como centro do trabalho analisando o mercado, isso em conjunto com suas concorrentes kopenhagen e Brasil cacau para a melhor compreensão de como funciona essa área do mercado alimentício, analisamos também o poder de barganha das empresas desse ramos com os fornecedores de matéria prima nesse caso o cacau e com os clientes.

Palavras-chave: Cacau. Cacau show. Kopenhagen. Brasil cacau. Mercado de chocolates finos. Trufas.

 

 

  


 

SUMÁRIO

 

Introdução:        

CAPITULO I        

Análise de mercado – apresentando a cacau show        

CAPITULO II        

O Oligopólio        

2.1 Poder de Barganha – Teoria e a Prática        

Conclusão:        

Referências:        

  


Introdução:

 

Esse trabalho tem como objetivo, fazer uma analise de mercado da área de chocolates finos, expondo como funcionam as grandes empresas que atuam nesse mercado, sendo as principais a Cacau show, kopenhagen e Brasil cacau; tendo a cacau show como nosso foco central nessa analise de mercado, a partir do qual definiremos qual é a estrutura de mercado a qual a empresa pertence, ainda será feito uma comparação entre o valor do produto analisado que será a Trufa, apresentando e comparando seus portfólios de sabores; ira ser apresentado ainda uma comparação com pequenas empresas que atuam apenas na região de campinas essa qual será área de atuação a qual foi escolhida para o trabalho e por ultimo será falado sobre o poder de barganha de cada empresa sobre seus fornecedores e o poder que essas mesmas empresas têm sobre seus clientes  

CAPITULO I  

 

Análise de mercado – apresentando a cacau show

 

 A Cacau Show é uma empresa que atua no mercado alimentício, no ramo de chocolates finos, fundada em 1988 por Alexandre Tadeu da Costa com então 17 anos. Inicialmente, Alexandre revendia chocolates de uma empresa fornecedora, estabeleceu no início em uma sala de 12 metros quadrados ̉ da antiga empresa de seus pais. Posteriormente, Alexandre construiu a sua primeira fábrica em Itapevi, SP, contando com 200 funcionários e localizada numa área de 17 mil metros de área construída. Atualmente a Cacau Show possui 856 lojas e três fábricas no Brasil, se tornando a maior franqueadora do ramo de chocolates, com faturamento anual de 275 milhões de reais, isso tudo sem contar com capital externo. O faturamento Alexandre alcançou um mercado até então pouco explorado, o mercado de chocolates artesanais e posteriormente atingindo o mercado de chocolates finos.  No mercado brasileiro atualmente, atuam outras duas empresas de grande porte, como a tradicional empresa Kopenhagen, pertencente ao grupo CRM, do empresário Celso Ricardo de Moraes, constituída por 284 lojas e uma lista de mais de 300 produtos distribuídos, com faturamento anual de 160 milhões de reais. O grupo CRM inaugurou também a rede de franquias Brasil Cacau, uma nova marca para o mesmo segmento de chocolates artesanais, embora sendo voltado para a classe C, competindo diretamente com a Cacau Show.

Figura 1: A disputa em números 

[pic 1] 

Tabela comparativa referente aos dados apresentados no texto acima, sobre as três

principais empresas da área de chocolates finos.

 Analisando o portfólio de produtos das empresas relacionadas acima, aproximadamente 25% das vendas realizadas nas três empresas (Cacau Show, Kopenhagen Brasil Cacau) correspondem a comercialização de um produto específico, a trufa ou bombom trufado.  

A trufa de chocolate, aperfeiçoada pelas empresas acima, sofreu profundas inovações por parte das empresas. Podemos observar que, sendo o carro chefe das empresas, a concorrência acirrada desse produto no mercado nacional fez com que ela ganhasse novos sabores, embora o preço, novamente pela concorrência intensa, se manteve nas duas empresas (Cacau Show e Brasil Cacau) constantes, a trufa da empresa Kopenhagem é a que comercializa a trufa mais cara, pois aqui se evidencia o publico alvo da empresa, a classe A.

A trufa da Cacau Show pode variar de preço dependendo da região, mas a trufa de 30 gramas na maioria das regiões brasileiras custa R$ 1,50; Disponível nos sabores: avelã, chocolate branco, creme de cereja, cereja, coco, licor de chocolate, maracujá, mezzo, morango, zero/diet., puro cacau, tradicional, gourmet leite e gourmet

Figura 2: Portfólio referente às trufas Cacau show  

[pic 2] 

Fonte: Cacau show 

Kopenhagen: têm nove lojas na região de campinas, com quatro sabores de Trufas são ele, amarga, ao leite, branca e crocante, com cada trufa pesando 16 gramas. Com preço R$ 3,80 a 4,40 por cada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (192.2 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com