TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise economica amazonia

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A biodiversidade pode ser entendida como diversidade biológica e consiste as riquezas e variedades do mundo natural, assim como as plantas, os animais e os microorganismos; são todas as formas de vida e os genes contidos em cada indivíduo e seus ecossistemas, onde existem espécies que afetam diretamente outras. A biodiversidade é de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade, as plantas são a principal fonte para o desenvolvimento de pesquisas e elaboração de medicamentos e os animais fornecem grande parte da alimentação humana.

A biodiversidade traz consigo o problema da biopirataria, ou seja, a transferência de recursos genéticos, ou conhecimento tradicional, associado a biodiversidade, de forma ilegal, sem a autorização do estado detentor dos recursos.
        O enfoque desse estudo é a biodiversidade e o problema da biopirataria no Brasil, especificamente na região da Amazônia, onde se encontra as maiores riquezas naturais do Brasil.


REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A Biodiversidade na Amazônia

Dentre os principais países mais biodiversos do planeta, o Brasil se encontra em primeiro lugar, obtendo 20% do número total de espécies da terra. Os países com maior biodiversidade do mundo se encontram divididos em quatro continentes, estando a maioria nas Américas, o continente mais rico de todos, com as maiores áreas de habitats naturais intactos, são esses: Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Peru, México, Equador e Venezuela.

Dentro do território brasileiro estão quase 12% de toda vida natural do planeta, concentrando 55.000 espécies de plantas superiores111111 ( representam 22% de todas que existem no mundo) ; 524 espécies de mamíferos, mais de 3.000 espécies de peixes de água doce, entre 10 e 15 milhões de espécie (a maioria ainda por ser descrita) e mais de 70 espécies de psitacídeos: araras, papagaios e periquitos.

A grande diversidade natural do Brasil ocorre graças a Amazônia........(falar mais da amazonia)

Desmatamento na Amazônia

Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e o Cerrado são quatro dos biomas mais ricos do planeta, porém o desmatamento se tornou um grande risco para a existência dos mesmos. A Mata atlântica hoje guarda apenas 7% de sua área inicial:

[pic 1]

Fonte: (IPAM)

Como podemos analisar no gráfico, a taxa de desmatamento a Amazônia decresceu com o passar dos anos, porém no ano de 2013, houve um aumento de 28%, o responsável pela maior parte do crescimento desse índice no ano de 2013 foi o desmatamento ilegal.

Segundo o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia): “Esse desmatamento, ilegal em grande parte, resultou na emissão de cerca de 253 milhões de toneladas de CO2, um volume equivalente a três vezes a emissão anual (2012) do setor de transporte do país.”

O desmatamento ocorre, com o objetivo de “valorizar” a terra e obter ganhos na medida em que seu preço aumente no futuro; assim como o aumento no preço de insumos e produtos agrícolas também tem incentivado o desmatamento tanto para fins produtivos como para fins especulativos. O que pode ter contribuído para o aumento da derrubada de árvores, também pode ter sido as obras de infraestrutura como construção de portos, asfaltamento de rodovias e hidrelétricas.

As obras de infraestrutura, visam o desenvolvimento da Amazônia, porém deixam de lado a preocupação com o meio ambiente e pessoas, ou seja, deixam de lado o desenvolvimento sustentável, que se consiste em se preocupar não apenas com atender as necessidades presentes da sociedade, mas sim programar o desenvolvimento de forma que as gerações futuras também possam ser atendidas, usufruindo de um bem comunitário que é a natureza. O desenvolvimento sustentável deve partir do princípio básico que os recursos naturais são finitos e essenciais para a existência e desenvolvimento da sociedade de modo que o progresso tecnológico não é suficiente para substituir a natureza.  

Consequências Econômicas do Desmatamento

        

O desmatamento traz consigo externalidades, ou seja, o desmatamento gera custos (externalidade negativa) ou benefícios (externalidade positiva), para terceiros, que não estão diretamente envolvidos com o processo de desmatamento.

        Do ponto de vista das externalidades negativas, a população sente o desequilíbrio ambiental causado pelo desmatamento

Soluções Propostas para Conservação da Amazônia:

Desmatamento zero  Ao zerar o desmatamento da Amazônia até 2020, o Brasil estará fazendo sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global, assegurar a biodiversidade e o uso responsável desse patrimônio para beneficiar a população local. Atualmente, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pelo Desmatamento Zero no Brasil já conquistou o apoio de 1 milhão de brasileiros. Não é preciso derrubar mais florestas para que o país continua produzindo. Ações contra o desmatamento e alternativas econômicas que estimulem os habitantes da floresta a mantê-la de pé devem caminhar juntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (78.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com