TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise ergonomica da tarefa

Artigo: Analise ergonomica da tarefa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Artigo  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

1 ANALISE DA DEMANDA

TIM CELULAR S/A - NI (Network Implementation) - Onde são elaborados projetos através de vistorias em campo para implantação de novas ERB's (estação de radio base) para melhoria e maior cobertura de sinal 2G, 3G e 4G. Área com 31 funcionários divididos em varias funções.

Problemas referente a ergonomia sempre haverá em empresas, como questão de mobiliário, postura e a falta de uma atividade(ginástica) laboral visando maior conforto do colaborador.

Principal melhoria deveria ser a implantação de atividade (ginástica) laboral tendo em vista o tempo que o colaborador fica na mesma posição e assim podendo melhorar até a produtividade.

1.1 Diagramas Sistêmicos:

2 ANALISE ERGONOMICA DA TAREFA

O serviço é realizado em escritório onde é facilmente detectado o principal problema que é referente a postura do funcionário.

Foram coletados dados de três funcionários o Primeiro do sexo masculino Yuri com idade de 25 anos engenheiro civil com altura de 1.81m, peso 95KG. O segundo do sexo masculino Gilmarden com idade de 27 anos, engenheiro eletricista com altura de 1,74m, peso 69KG. A terceira do sexo Feminino Merys com idade de 28 anos, administradora (logística), com altura de 1,65m, peso 62KG.

Função do primeiro colaborador é a de verificar o projeto a parte de infra tais como locação dos equipamentos e estruturas verticais.

Função do segundo funcionário é a de verificar e gerencias as instalações dos equipamentos.

Função da terceira funcionaria é a de organizar a logística desde a infra à instalação dos equipamentos.

Organograma: projeto (gerenciamento de infra) -> logística (entrega de materiais e equipamentos) -> instalações dos equipamentos.

Condições técnicas: mobiliário de escritório (mesa, computador, impressora e telefone) para analises, impressões de projetos e tratativas com fornecedores.

Problemas e hipóteses: falta de mobiliário para deixar o monitor do computador na altura dos olhos do funcionário, falta de headsets nos telefones. A hipótese para melhoria seria justamente a compra do mobiliário faltante e dos headsets par que possa deixar as duas mãos desocupadas para manusear o teclado do computador.

3 ANALISE DA ATIVIDADE REAL

As condições do ambiente de trabalho são de acordo com os padrões aceitáveis com boa iluminação do ambiente, sem ruídos excessivos, intervalo de manhã e a tarde de 15 minutos para descanso, mesas na altura media para os funcionários, cadeiras com regulagem de altura e distancia para acomodar o funcionário de acordo com suas medidas antropométricas. Maquinário como impressora que fica em uma distancia razoável para todos os funcionários, atividade organizadas cada funcionário exerce sua atividade de acordo com sua função, decisões e analises do conjunto das atividades são tomadas em reuniões com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com