TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE ERGONOMICA DE UM POSTO DE TRABALHO

Trabalho Escolar: ANALISE ERGONOMICA DE UM POSTO DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CAMPUS ANGICOS

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DISCIPLINA: Ergonomia

ANALISE ERGONOMICA DE UM POSTO DE TRABALHO

ALUNOS: Edivaldo Rodrigues da Silva

ANGICOS, 2014

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo investigar questões de ordem ergonômica em uma farmácia localizda na zona urbana do município de Santana do Matos. Foi feito uma visita junto ao referido comercio para fins de analisar e fazer entrevista com os funcionário da farmácia. Esse trabalho foi dividido em três etapas. A Primeira etapa foi analisado a estrutura do prédio. A Segunda foi entrevistado os funcionários para identificação de dores localizadas. Depois foi analisado com o proprietário da farmácia, objetivando identificar os riscos ambientais. Os resultados obtidos serviram para a geração de dados, que fazem parte da pesquisa. Após as entrevistas e observações, foram feitas observações tanto sob aspectos funcionais, quanto sob os ergonômicos, sendo este último, o enfoque do nosso trabalho. Várias foram as informações prestadas pelos funcionários quanto a sintomas de dores nos tornozelos, braços e dores de cabeças.

CONCEITO DE ERGONOMIA

O termo ergonomia tem origem na junção das palavras gregas ergo (trabalho) e nomos (regras). Pode-se então, dizer que a ergonomia “é o estudo de aspectos do trabalho e sua relação com o conforto e bem estar do trabalhador”. Ou ainda que “a ergonomia se aplica ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência no trabalho” (DUL e. WEERDMEESTER, 1991).

LOCAL ANALISADO (FARMACIA)

O prédio da Farmácia abrange uma área de 80.82m2, sendo caracterizado da seguinte forma: um salão na frente com duas portas largas e de vidros, um banheiro para os funcionários de ambos os sexo, escritório e local para armazenar medicamentos de venda controlada. O prédio fica localizado no centro comercial, onde há bastante barulho de pessoas e veículos. A mesma funciona no expediente de 07:00 as 22:00 horas e conta com 5 funcionários(4 atendentes de balcão e um farmacêutico). A mesma trabalha com venda a varejo de medicamentos, perfumaria, e suplementos, além de contar com copiadora e correspondente bancário.

O enfoque da nossa pesquisa foi, portanto, a investigação do local de trabalho para fins de possíveis relações entre suas atividades e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, tão presente na atualidade, nas mais diversas atividades humanas.

Depois de efetivada a pesquisa/entrevitas, foram observados vários dados, que nos dão uma visão

geral do perfil dos entrevistados, que podem ser visualizados neste trabalho.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Dos 5 funcionários analisados, 4 são do sexo feminino (80,0%) e 1 é do sexo masculino (20,0%), sugerindo uma grande maioria de predominância do sexo feminino entre o número de funcionários da farmácia.

A jornada de trabalho é variada para os funcionários, sendo que 2 exercem suas atividades com carga diária de 6 horas, 2 com carga horária de 8 horas e 1 com carga horária de 4 horas. As pausas dos funcionários depende do fluxo de pessoas a serem atendidas, por se tratar de um comércio de pequeno porte e de grande concorrência local, ha vários intervalos para os funcionários. Os funcionários náo relataram cumprimento de horas extras.

Quanto à posição de trabalho, baseando-se na analise feita, foi constatado que 4 funcionários exerce suas funções em pé (80%) e 1 sentado (20%) com alternancia da posição entre sentado e em pé, onde percebe-se que esta última, a mais freqüentemente adotada por 4 dos 5 funcionários..

Quanto a queixas de alguma doença relativa a seu trabalho(ou oriundos de outro trabalho anterior), 4 funcionários queixaram-se de senti-las (80,0%) e 1 nada reclamou (20,0%).

Após as entrevista com os funcionários para fins de obter dados sobre dores relativos a seu trabalho, concluímos que 4 funcionários (80%) apresentaram uma ou mais queixas sobre o item analisado, como pode ser visto a seguir: 3 queixaram-se de dores nas costas (parte inferior); os 4 queixaram-se de dores no pescoço; 2 nas costas (parte superior); 3 no antebraço; 2 nos joelhos; 2 nas costas (parte média); 4 nas mãos; 4 nos tornozelos; 3 nas pernas; 4 nos punhos e apenas 1 nos ombros.

Na análise do local de trabalho, através de entrevista e da observação dos funcionários em suas atividades, chegamos ao seguinte resultado: as prateleiras são altas e os funcionários não tem o hábito de usar escada, mesmo tendo uma no local, os memos preferem ficar nas pontas dos dedos dos pés para poder pegar o medicamento, pois o mesmo conta com quatro níveis de prateleiras, sendo o mais baixo, a 30cm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com