TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Ergonômica Do Posto De Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Análise Ergonômica Do Posto De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  8.953 Palavras (36 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ – UEPA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLOGIA – CCNT

CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN

ERGONOMIA DE PRODUTO II

ERGONOMIA: Análise Ergonômica do Posto de Trabalho da Fábrica Pé De Vento

Belém – PA

2013

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ – UEPA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLOGIA – CCNT

CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN

ERGONOMIA DO PRODUTO II

ISABELLE OLIVEIRA

KÁTIA SHIZUKA HAYASHI

ERGONOMIA: Análise Ergonômica do Posto de Trabalho da Fábrica Pé De Vento

Trabalho apresentado para a disciplina de Ergonomia de Produto II, ministrada pela professora Brena Renata, como critério parcial da primeira avaliação.

Belém – PA

2013

1. Introdução

A ergonomia desde a Pré-história se faz presente por meio da adaptação do ambiente natural às ferramentas artificiais de trabalho e às necessidades do homem. Contudo, o estudo ergonômico só surgiu, oficialmente, após a Segunda Guerra Mundial com aplicação principalmente na área civil e militar, sendo a partir de 1980 visto em nível macro, ou seja, em toda a organização.

A análise ergonômica do trabalho abrange estudos relacionados ao conforto, segurança e eficiência do trabalhador, por meio de pesquisas sobre fisiologia, antropometria e psicologia. A adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos e a relação homem – máquina são analisados a partir das necessidades encontradas no ambiente de trabalho e da perspectiva de mudanças positivas.

A partir dessa perspectiva de transformação da realidade, foi desenvolvida a análise dos postos de trabalho da fábrica Pé de Vento, na qual são produzidas camisas para lojas como a Eu Belém, localizada na cidade de Belém do Pará. Por meio de um processo de decomposição, analisou-se a atividade complexa do trabalho, assim como seus pontos positivos e negativos, através da metodologia aplicada por via de entrevistas, levantamentos de hipóteses, pesquisa de campo, pesquisa bibliográficas e registros fotográficos.

A pesquisa, abordou técnicas objetivas e subjetivas, na tentativa de aprimorar o estudo e identificar as necessidades dos trabalhadores, no intuito de então, melhorar também a relação dos funcionários com seu ambiente de trabalho.

1.1. Objetivo geral - a Análise ergonômica, no aspecto físico, cognitivo e organizacional, dos postos de trabalho da fábrica “Pé de Vento”.

1.2. Objetivos específicos:

• Analisar a relação existente entre os funcionários e o ambiente da fábrica Pé de Vento;

• Propor soluções para as necessidades encontradas, visando aumentar a satisfação e a qualidade do trabalho;

• Diminuir esforços repetitivos;

• Corrigir posturas inadequadas;

• Analisar temperatura e iluminação;

• Fazer registro fotográfico;

• Identificar problemas enfrentados em cada posto de trabalho dentro do sistema;

• Fazer observações do trabalho para a análise de correção;

• Fazer a Análise da Demanda;

• Análise da Tarefa;

• Análise da Atividade.

1.3. Justificativa

A ergonomia é uma excelente ferramenta de suporte para a metodologia projetual. No Design, a ergonomia abrange a adaptação e o redesenho de máquinas e equipamentos, assim como a projeção de postos de trabalho e de sistemas de comunicação.

Portanto, na tentativa de associar o estudo ergonômico à área de conhecimento do Design, a fábrica Pé de Vento, fornecedora das camisas da loja Eu Belém do designer Junior Oliveira, foi escolhida como objeto de estudo para o trabalho proposto pela disciplina de Ergonomia do Produto II, do curso de Design da Universidade do Estado do Pará.

1.4. Hipóteses

Na fábrica Pé de Vento, são feitas as produções de camisas a partir de técnicas de serigrafia e sublimação com estampas. Nela, provavelmente há espaços distintos para a venda dos produtos e para a confecção destes, assim como um espaço reservado para a produção criativa, com salas computadorizadas, climatizadas e sonoridade adequada. Contudo, apesar da utilização de máquinas, e de equipamentos eficazes, certamente há uma forte presença do trabalho manual e da utilização de telas únicas para o trabalho de serigrafia, o que pode limitar a quantidade de peças produzidas.

Além disso, o trabalho manual aplicado pode causar dores freqüentes nos braços e pescoço dos trabalhadores, em virtude da posição inadequada com a qual diariamente executam sua atividade. Apresentando, possivelmente, dores na coluna devido ao tempo demasiado na mesma posição e a esforços exagerados, assim como dores de cabeça, devido ao cheiro de produtos como tinta, tiner, entre outros.

1.5. Limitações do trabalho

Como universitárias do curso de Design, apenas foi possível fazer a análise ergonômica da fábrica Pé de Vento, por meio da visita de campo, de registros fotográficos e entrevistas junto aos trabalhadores presentes, sem nenhum auxílio tecnológico como aparelhos de avaliação sonora e de temperatura. Desse modo, apenas foram feitas sugestões de melhoria do ambiente de trabalho, aplicando a ergonomia de correção, sem interferir fisicamente na estrutura da fábrica.

1.6. Metodologia Geral

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com