TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antonauto investe na criatividade e inovação no mercado automobilistico

Trabalho acadêmico: Antonauto investe na criatividade e inovação no mercado automobilistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.153 Palavras (17 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 17

ANTONAUTO INVESTE NA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NO MERCADO AUTOMOBILISTICO

RESUMO

A criatividade e a inovação são fatores essenciais para o sucesso de uma organização. A criatividade exige que nós pensemos distantes e a inovação que sejamos ousados. Os termos criatividade e inovação têm sido utilizados de diversas formas, isto porque seus conceitos podem se aplicar a diversas dimensões do processo, do produto ou às pessoas. Criar está relacionado a “dar origem, produzir, inventar”, já inovar diz respeito a “introduzir novidade, adotar e programar uma nova ideia”. Mas, nota-se que a inovação não precisa de uma novidade absoluta, mas, que a mesma seja nova e significante para a unidade relevante. Com isto, é possível perceber que, criatividade e inovação estão muito próximas e muitas vezes são utilizadas como sinônimas. O termo inovação tem sido mais utilizado no nível de organização enquanto que criatividade mais para o indivíduo ou grupo de indivíduos. Tomou-se aqui como objeto de estudo a empresa Antonauto, concessionária da Fiat na cidade de Sete Lagoas, exemplo de criatividade e inovação.

PALAVRAS-CHAVE: Criatividade, inovação, implementação, conceito e dimensões.

INTRODUÇÃO

No ambiente em que se vive, as pessoas hoje são responsáveis por divulgar e esclarecer a todos as formas e maneiras de se tornar criativo e inovador. Atualmente é comum às pessoas desenvolverem atitudes criativas e inovadoras e estas podem ser desenvolvidas individualmente ou em equipe.

Ao pensar em criatividade e inovação logo vem a cabeça pessoas extraordinárias que inventaram algo incrível e dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o pensamento e perceber que estas práticas podem estar incorporadas ao dia-a-dia e que dificilmente será possível pensar nelas como algo que pode ser o diferencial.

Um dos principais combustíveis para a criatividade é a imaginação. A criatividade não é aplicada somente a produtos e organizações, ela pode ser aplicada também ao dia-a-dia, como, por exemplo, arrumar uma mala, organizar as tarefas do lar, entre várias outras situações.

Tomou-se como objeto de estudo a Antonauto, concessionária da Fiat na cidade de Sete Lagoas. A Antonauto está no mercado a mais de 30 anos e com isso ela vem diversificando e conquistando os antigos e mais novos clientes. Como a marca Fiat é bem reconhecida e líder de vendas durante alguns anos a Antonauto não poderia deixar de inovar e criar métodos para melhor atender os clientes, sendo a única concessionária representando a bandeira Fiat em Sete Lagoas.

A empresa trabalha não só com venda de veículos novos como veículos usados, peças, acessórios e tem uma oficina especializada com serviços diversificados como mecânica, tapeçaria, pintura, lanternagem, funilaria e martelinho de ouro.

A criatividade e inovação estão presentes na Antonauto. Com diversas formas de atrair os clientes e fazer com que as vendas cresçam os serviços aumentem e que os clientes fiquem satisfeitos com o atendimento. Surge então à busca pelo “novo” para poder atrair e diversificar o mercado.

Pretendeu-se com a realização desse trabalho identificar as características criativas e inovadoras da empresa Antonauto, tornando a atividade desenvolvida em ações que possam trazer resultados operacionais desejados e também compartilhar do sucesso aqui encontrado.

Buscou-se aqui demonstrar o conceito de criatividade e inovação; definir o perfil de criativo e inovador; e apresentar as características que o mercado busca para contratação de pessoas criativas e inovadoras.

Neste trabalho foram abordados os principais estudos encontrados na área, relacionando-os à pesquisa baseada em dados secundários, como os históricos, conceitos, classificação, geração e destinação de iniciativas, programas e projetos de incentivo a criatividade e inovação. A abordagem semelhante é feita com os métodos adotados pelas Antonauto, levando em consideração todas as suas iniciativas e projetos de criatividade e inovação, que têm feito parte do dia-a-dia das pessoas, mudando positivamente o modelo de vida delas, e melhorando gradativamente o espaço que ocupa.

A metodologia deste trabalho foi desenvolvida através de procedimentos metodológicos que foram realizados em duas etapas: a primeira etapa com levantamento de dados teóricos, que deram subsídio para a realização da pesquisa (pesquisa bibliográfica sobre o tema); já na segunda etapa, foi realizada pesquisa de campo.

Para a obtenção de dados informações, a respeito da empresa, foram colhidas via questionário aplicado aos funcionários e proprietário da empresa.

Na empresa não tivemos acesso algum a nenhum tipo de documento, livros que pudessem ser utilizados, ou seja, não foi disponibilizado material bibliográfico pela Antonauto.

Portanto, os dados coletados a respeito da organização foram obtidos através de observações do grupo e realização de entrevistas.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

De acordo com Ferreira (1987) criar significa “dar origem, produzir, inventar”, já inovar significa introduzir novidade, adotar e programar uma nova ideia, mas, nota-se que a inovação não precisa de uma novidade absoluta, mas, que a mesma seja nova e significante para a unidade relevante.

Para definir criatividade, May (1975), diz que é preciso distinguir as pseudoformas, isto é criatividade como estetismo superficial da forma autêntica, ou seja, o processo de criar algo novo. A distinção básica está, portanto entre arte como artifício (como em “artífice” e “habilidoso” e a arte genuína).

Para Webster, citado por May (1975), define criatividade como basicamente o processo de fazer, de dar a vida.

Segundo a definição de Amabile e Gryskie Wicz, (1989), criatividade é a produção de ideias novas e apropriadas por indivíduos ou pequenos grupos de indivíduos trabalhando juntos.

Amabile e Gryskie Wicz, (1989), dizem que inovação é a implementação exitosa de ideias criativas dentro de uma organização.

West e Farr (1990) conceituam inovação como a introdução intencional, dentro de um grupo ou organização de ideias, processos, produtos ou novos procedimentos relevantes para a unidade, os quais adotados visam gerar benefícios para o indivíduo, o grupo, a organização ou a sociedade como o todo.

A diferença entre elas são que no modo de pensar de Amabile e Gryskie Wicz é uma maneira prática de criar algo onde se resume que pessoas devem trabalhar juntas para ter ideias para desenvolver algo.

Já para West e Farr (1990) consistem em criar todo um procedimento envolvendo processos, benefícios pensando como um todo na forma de como isso pode trazer algo importante para individuo/empresa.

Segundo, Alencar (1996) os termos criatividade e inovação têm sido de muito utilizados de maneiras diferentes, e inúmeras são as definições já propostas para ambos os termos. Para ela criatividade é um processo que resulta na emergência de um novo produto (bem ou serviço), aceito como útil satisfatório e ou de valor por um número significativo de pessoas no tempo.

Maslow (citado por Alencar, 1996) afirma que, o homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescenta algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou. Assim concluí-se que o potencial não está perdido, mas está aguardando o momento certo para despertar.

Na citação de Alencar ele vê de uma maneira mais ampla onde se pode imaginar a criatividade e a inovação como um conjunto de processos que pode ser feito para melhorar e satisfazer como um todo.

E Maslow já filosofa de forma que se entende que a criatividade já está no homem bastar pensar e colocar em prática aquilo que pode mudar e acrescentar no seu meio.

Perfil do Criativo e Inovador

Criatividade tem a ver com os processos de pensamentos que se associam com a imaginação, insight, invenção, inovação, intuição, inspiração, iluminação e originalidade. Ela diz respeito a uma disposição para pensar diferente e para “brincar” com ideias. Alencar, (1996) cita que é também um fenômeno complexo e multifacetado que envolve uma interação dinâmica entre elementos relativos á pessoa, como características de personalidade e habilidades de pensamento, e ao ambiente, como o clima psicológico, os valores e normas da cultura e as oportunidades para expressão de novas ideias.

A pessoa criativa e inovadora sabe que mudança de hábitos é essencial para garantia do sucesso de suas atividades, a pessoa criativa e inovadora sempre enfrenta grandes desafios, esta sempre em busca do autoconhecimento, do autodomínio e da autotransformação, muitas pessoas pensam que ser uma pessoa gentil é o suficiente para gerenciar com sucesso, outras acreditam que devem ser rígidos para manter os colaboradores na linha, na verdade não é necessário ser nenhum ditador e nem amigo de todos, o que tem de ser provado a todo instante é o seu poder de comunicação com as pessoas de maneira correta.

É possível distinguir um indivíduo criativo através de seu comportamento. Este indivíduo possui uma curiosidade extrema, persistência diante dos obstáculos, independência em suas atitudes, tolerância, desenvoltura para executar atividades e capacidade de empreender longos esforços, conseguem, facilmente, perceber e encontrar novas abordagens e perspectivas onde ideias e soluções podem ser empregadas.

Criatividade e Inovação no Setor Empresarial

O setor empresarial mais do que nunca exige criatividade e inovação, somente investir em tecnologia de ponta, engenharia e organização não é mais o suficiente, no dia-a-dia surgem novos problemas e oportunidades, e este nos exige pensar de maneiras diferentes o que exige uma equipe coletiva criativa para obter novas ideias com menos custos, melhora no processo entre outros benefícios.

Para sobreviver no mercado de trabalho é necessário fazer coisas diferentes, a concorrência é grande, não existem formulas para que a empresa seja criativa e sim atitudes e posturas diante de novas ideias, a organização deve estimular que os colaboradores apresentem suas ideias e ser propícia a recebê-las, isto a torna mais produtiva.

A inovação esta muito ligada à gestão de negócios nos dias atuais devido as constantes melhorias no processo existente e a criatividade auxiliará como base neste processo inovador. Para ter um pensamento criativo é preciso fazer várias perguntas e para estas perguntas pensar em várias respostas é necessário também ser curioso, pois, uma empresa criativa é ser uma empresa sem medo de errar.

Para que se crie um ambiente corporativo é preciso que os líderes da organização promovam esta inovação, ou seja, que eles consigam com que todos os colaboradores, clientes e fornecedores assimilem esta ideia.

Como foi dito acima uma empresa que deseja estar a frente de seus competidores precisa de sistemas inovadores e criativos, a inovação requer um gerenciamento, finanças apropriadas e um clima organizacional que crie vantagens que tenha foco em tudo o que esta em seu redor, por isso, criatividade e inovação são peças bases da cultura organizacional.

Criatividade e Inovação: Diferencial nas Empresas

Anteriormente nas organizações o que dominava era a padronização dos processos de trabalho, atualmente o cenário é outro, são as pessoas por deterem o conhecimento que a indústria tem para se tornar competitivas no mercado. Hoje em dia temos muito acesso aos meios de comunicação, tais como, jornais, televisão, Internet, porém a forma de utilizá-los pode significar lucro para a empresa. Para que as pessoas assumam este papel na empresa é necessário investir na gestão organizacional que se tenha coerência entre o discurso e a ação, os líderes devem ouvir as ideias de seus colaboradores, permitir questionamentos e perguntas, reconhecer o trabalho do funcionário ou da equipe.

A criatividade por si não basta é preciso transformá-la em inovadora de forma concreta através de seus produtos, serviços, etc.

Empreendedorismo, Criatividade e Inovação

O empreendedor pode ser considerado uma pessoa que cria novos produtos, processos e mercados, ou até mesmo cria uma empresa ou uma oportunidade de negócio. Pode ser aplicado a pessoas que desenvolvem inovações, a funcionários de má organização que desenvolvem ou introduzem inovações ao produto ou no trabalho.

Os empreendedores possuem as seguintes características ou atitudes: assumem riscos, liderança, persistência, senso de oportunidade, possui visão global, espírito inovador, tem iniciativas, motivações e objetivos.

O empreendedorismo é visto como fator de inovação por estar relacionado com práticas e valores pessoais. O empreendedorismo é compreendido, de acordo com Robert Hisrich e Michael Peters como: “O processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e os esforços necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal. (HISRICH e PETERS, 2004, p.29)”.

O economista austríaco Schumpeter (1934) associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios.

Filion (1991) tem uma definição bem abrangente e simples de empreendedor, é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.

Já Dornelas (2005) vai mais afundo, colocando o empreendedor como aquele que faz as coisas acontecerem, que se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.

A nova organização da produção no mundo coloca a pequena e a média empresa em seu centro. Elas são responsáveis pelas taxas crescentes de empregos, de inovação tecnológica, de participação no PIB, de exportação. A pequena empresa surge em função da existência de nichos mercadológicos, ou seja, lacunas de necessidades não atendidas pelas grandes empresas e pela produção em massa. Por isto, seu nascimento esta intimamente ligado à criatividade: o empreendedor tem que perceber o mercado de forma diferenciada, ver que os demais não percebem. (DOLABELA, 1999, p 32).

Portanto, a verdadeira concorrência entre as empresas inovadoras que geram novos produtos, enquanto o capitalismo promove o estado de inovação, mudança e criação de novos hábitos e consumo.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é definida como a capacidade de ser sustentável. É um conceito aplicado em relação à atuação humana ao meio ambiente.

É manter-se em um determinado ambiente sem impactar esse meio. É usar recursos naturais e devolve-los ao planeta com práticas desenvolvidas para esse meio.

Garantindo uma longa vitalidade e um baixo impacto naquele local durante gerações.

Sendo assim podemos imaginar o quanto o meio ambiente é prejudicado com tantas práticas do ser humano.

É importante dizer que tem empresas que se importam com essas práticas e fazem algo que pode mudar ou reverter à situação para não impactar tanto o meio ambiente.

A Antonauto adotou meios para ajudar o meio ambiente e a minimizar os danos ocorridos adotando assim maneiras e funções sustentáveis para melhoria como um todo.

Algumas medidas são:

Papel Reciclado

A Antonauto usa papel reciclado, uma forma de contribuir para evitar o desmatamento. Além de ser uma forma criativa e inovadora no que se diz respeito ao mercado, pois cada dia os consumidores estão mais informados e estes estão procurando empresas ambientalmente corretas para adquirirem seus produtos.

Coleta do óleo

Um produto degradante é óleo utilizado nos veículos, devido ao consumo deste material a empresa optou por fazer a coleta do óleo. Os restos não aproveitáveis vão direto para uma caixa separadora, depois é feito o recolhimento por uma empresa especializada fazendo o devido descarte.

Toalhas Laváveis

Devido o setor de oficina especificamente os mecânicos terem que lidar com sujeira o tempo todo antigamente eles usavam estopas para tirar a sujeira de óleo, graxa e outros. Como a estopa também é degradante a empresa optou por usar toalhas laváveis sendo que assim o único trabalho seria de lavar e reutilizar a mesma. As estopas tinham um alto consumo não só financeiramente, mas também era um material de descarte muito utilizado.

Então foi feita a substituição para ajudar a minimizar os danos causados.

ANTONAUTO

Antonauto Veículos e Peças Ltda. é uma concessionária autorizada Fiat, situada à Avenida Marechal Castelo Branco, 3.705, Universitário, Sete Lagoas. Com única loja na cidade. Atua no ramo varejista com veículos, peças, acessórios e serviços.

História

Iniciada em 16/09/1978, a empresa Antonauto Veículos e Peças começou somente com a área de vendas de veículos novos, no início foi um desafio muito grande, pois era a primeira concessionária da marca FIAT em Sete Lagoas. Os irmãos Afonso Cézar de Vasconcelos Reis e Maria Elisa Reis Fernandes fizeram a sociedade entre os dois.

Nesta época a área construída era de 200 m², existia somente o salão de vendas e o número de funcionários eram poucos em torno de 10 ao todo. Com o decorrer dos anos houve a percepção de que o mercado estava melhorando e a demanda de veículos era maior, o crescimento era visível.

Com isso os sócio-proprietários tiveram a ideia de diversificar, pois as vendas de veículos na cidade iam crescendo e por ser uma das primeiras concessionárias da cidade de Sete Lagoas ele logo pensou em aumentar a empresa e fazer a sociedade com mais um irmão, José Oberdan de Vasconcelos Reis e oferecer aos clientes peças e serviços com essa ideia resolveram então construir a oficina.

Atualmente a empresa Antonauto tem cerca de 80 funcionários, dentre elas sócios/proprietários, gerentes, mecânicos, tapeceiros, funileiros, vendedores, recepcionistas, administrativo.

Após alguns anos o crescimento da empresa foi muito e com isso a ela veio inovando com as vendas de veículos novos, usados, peças, acessórios e serviços especializados.

A Antonauto teve que lidar com a concorrência, pois Sete Lagoas vieram crescendo e o mercado automobilístico veio crescendo, na época da sua fundação só existia as concessionárias:

• Motorsete – Marca FORD

• Mila Sete – Marca VOLKSWAGEN

• Lagoa Veículos – Marca CHEVROLET

Agora a cidade conta também com as concessionárias:

• Carmo Veículos – Marca RENAULT

• Motors Comércio de Veículos – Marca HYUNDAI

• Dax Automóveis – Marca PEUGEOT

• Automark – Marca KIA

• Alliance – Marca CITROEN

• Akka – Marca MITSUBISHI

Dados que mostram o crescimento avançado que a cidade vem alcançando e com isso seria inevitável não recorrer o que é de mais atrativo, investir e pensar em como a Antonauto poderia mostrar o seu perfil criativo e inovador.

Devido o crescimento avançado a empresa optou por melhorias e inovações para melhor atender e suprir as necessidades dos clientes, com isso a Antonauto disponibilizou o serviço de lava jato dentro da empresa para melhor atender os clientes e assim melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Implantou o serviço de satisfação do cliente, após ter sido feito o serviço na oficina o cliente é procurado para responder perguntas sobre o atendimento dos recepcionistas, sobre a qualidade dos serviços e fazer reclamações caso seja necessário. Esse contato é feito através de telefone ou email fica a critério do cliente querer responder e avaliar.

Na área de vendas de veículos após a compra e entrega do mesmo uma pesquisa também é feita para saber a satisfação, a qualidade do veículo e se o cliente ficou satisfeito.

A empresa conta hoje também com o sistema de venda direta, onde o cliente que é pessoa jurídica, deficiente físico, taxista pode comprar o veículo direto da fábrica através de um dos vendedores da Antonauto e receber diretamente na loja com custo menor no valor do veículo.

Como não só os clientes têm benefícios à empresa pensou também em uma forma de agradar os funcionários com isso existe um programa chamado QTA (Qualidade Total de Atendimento) aplicado às áreas de vendas e pós-vendas da concessionária.

O QTA é o aprimoramento de inúmeros processos que envolvem o relacionamento com o consumidor como: entrega técnica do carro novo com explicação sobre o seu funcionamento, apresentação do pessoal de pós-vendas que vai dar continuidade ao atendimento do cliente nos momentos de manutenção do veículo e contato com o cliente após a entrega, tanto na compra como no pós-vendas, para pesquisa de satisfação.

Um dos melhores indicadores do bom desempenho do programa, iniciado em outubro de 2008, é o percentual de veículos para manutenção mecânica que são entregues ao cliente no mesmo dia em que deram entrada na concessionária.

Um dos pilares do QTA foi o aprimoramento dos canais de treinamento à rede. Além das plataformas tradicionais, como os cursos presenciais e a TV Fiat – um canal de TV por assinatura exclusivo para a comunicação entre a fábrica e as concessionárias -, a Fiat implantou o treinamento via web. Com software desenvolvido especificamente para as necessidades do ambiente das concessionárias, o novo sistema via internet garante mais qualidade e agilidade nos processos, principalmente na identificação das necessidades personalizada de atualização de cada profissional, processo que teve o seu tempo reduzido de seis para dois meses.

O QTA tem um índice de 0 a 10 que quando a concessionária consegue uma pontuação de 8 a 10 os funcionários são beneficiados com brindes, prêmios, ajuda de custo.

E com isso não só os funcionários ganham, mas também os clientes que são muito mais bem atendidos e a qualidade do serviço é muito melhor.

Buscando uma melhoria para o meio ambiente a Antonauto também pensou em uma maneira de minimizar os impactos ambientais dentro da empresa.

Como ela oferece serviços principalmente na área mecânica, existem vários produtos que são usados que degrada o meio ambiente, com isso ela resolver colocar em prática ações para ajudar e proteger esse meio.

Foi implantada a coleta seletiva onde foram distribuídas várias lixeiras pelos setores de oficina e administrativo.

Realizaram uma palestra/treinamento para que todos pudessem entender melhor como funciona essa coleta e esclarecer os motivos e causas da empresa implementar essa ação.

Através disso os funcionários puderam conhecer melhor as vantagens e como é importante a separação dos resíduos.

A empresa também providenciou um caixa coletora de óleo utilizado pelos mecânicos para troca nos veículos, então todo resto de óleo que não será utilizado vai para essa caixa para que faça a separação e encaminhe para uma empresa que faz o devido descarte.

Com isso a empresa inovou mostrando que ações sustentáveis também é um meio de mostrar para os clientes que é uma empresa sustentável e que se preocupa com o meio ambiente.

Os materiais como monitor, teclado, CPU entre outros são doados para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis que vem até a empresa fazer o recolhimento desses materiais que não são mais usados e assim a Associação faz o devido descarte.

Esses materiais não podem ser descartados de qualquer maneira no meio ambiente, então foi pesquisado o que poderia ser feito para ajudar não degradar mais o meio ambiente. E assim com parceria com a Associação dos Catadores a Antonauto faz este trabalho.

Na empresa foi criada a conscientização da economia de energia, colocando lembretes próximos aos apagadores de luz, com informativos de “economize energia”, “apague a luz”.

Seria muito importante se todos adotassem práticas como essas, pois é um meio de conscientizar e educar.

Se todos tivessem a consciência tudo seria melhor. A Antonauto vem crescendo e se destacando no mercado através das vendas e dos seus serviços prestados.

CONCLUSÃO

A Antonauto tem se tornado cada vez mais competitiva no mercado de trabalho, estando este sucesso aliado a sua capacidade inovadora e criativa ao atender com qualidade, e como resultado gerar satisfação do seu cliente.

A Antonauto procura envolver todos os seus colaboradores na iniciativa de novas ideias para a oficina e salão de vendas de veículos. Os proprietários procuram ouvir seus colaboradores, pois, as novas ideias podem surgir a qualquer momento por isso a importância da comunicação no local de trabalho. Reconhecer o seu colaborador também é bastante importante para incentivar a criatividade e inovação é possível verificar que quando a pessoa faz o que gosta a criatividade se manifesta espontaneamente.

A concorrência é cada vez mais intensa e isso faz com que a empresa cada vez mais invista no pensamento criativo e atitudes inovadoras, não se pode mais fazer as mesmas coisas como se faziam antes é necessário se adaptar as mudanças que o mercado hoje exige.

Todo ser humano nasce com o talento criativo basta exercitá-lo e ter coragem para inová-lo.

O sucesso de um empresário não se baseia apenas em sua personalidade e sim também na sua prática criativa e inovadora, através da inovação se cria novos recursos de trabalho e desenvolve os já existentes.

"A inovação pode ser gerida, desde que se saiba para onde e como olhar. Para fazer acontecer, os executivos são responsáveis pela busca constante de novas oportunidades”. Peter Drucker.

A criatividade está ao alcance de todos nós é a chave do sucesso na empresa já a inovação representa a força da criativa humana é fundamental para o desempenho da competitividade.

Criatividade e inovação são qualidades que andam juntas. Normalmente a pessoa criativa é inovadora e a inovadora é criativa. É difícil encontrar pessoas que vivem criando e mudando tudo, que adoram correr riscos, porém é possível exercitar e despertar o espírito criativo e inovador que mora dentro de toda pessoa independente de seu cargo, função, cor, idade e classe social.

Portanto, a Antonauto é exemplo de criatividade e inovação no mercado, pois esta a cada dia crescendo e buscando novos caminhos e alternativas para lidar com a concorrência e satisfazer ainda mais os seus clientes.

As concessionárias hoje, principalmente em Sete Lagoas, vêm crescendo e ganhando espaço por isso é importante pensar alto para poder investir e ter a percepção do cliente vai conquistar o cliente, o que vai chamar a atenção.

A cada dia o “mundo” exige mais e para continuar no ramo é necessário não só investir, mas também conquistar suas principais fontes o consumidor final.

REFERÊNCIAS

ALENCAR, E.M.L.S. A gerência da criatividade. São Paulo: Makron Books, 1996.

AMABILE, Teresa M.; GRYSKIE WICZ, Maria. Ideias criativas dentro de uma Organização. São Paulo. Revista de Marketing, 1989.

DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. Disponível em: http://www.martinsfontespaulista.com.br/anexos/produtos/capitulos/535380.pdf Acesso em: 21/06/2013.

DORNELAS, Airton. Ação empreendedora definição. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/51748881/Aula-1-Artigo-I-Acao-Empreendedora-Definicao Acesso: 21/06/2013.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

FILION, Louis J. O planejamento do seu sistema de aprendizagem empresarial: Identifique uma visão e avalie o seu sistema de relações. São Paulo. RAE – Revista de Administração de Empresas, 1991.

HISRICH, Robert; PETERS, Michael. O desenvolvimento do comportamento empreendedor. Disponível em: http://xa.yimg.com/kq/groups/24057956/946748468/name/6_Desenvolvimento_do_comportamento_empreendedor.pdf Acesso em: 21/06/2013

ROLLO, May. As várias formas de criatividade por Rollo May e suas definições. Disponível em: http://www.academia.edu/720177/As_varias_formas_de_criatividade_por_Rollo_May_e_suas_definicoes Acesso em: 22/06/2013.

SCHUMPETER, Joseph. O Segredo de Luíza. Disponível em: http://concursopn.sebrae-sc.com.br/wp-content/uploads/2012/06/O-Segredo-de-Lu+%C2%A1sa-DOLABELA-FERNANDO.pdf Acesso em: 21/06/2013.

WEST, Michael; FARR, Steve. Estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/47874521/estimulos-e-barreiras Acesso em: 22/06/2013.

...

Baixar como  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »