TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antônio Delfim Detto

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

[NOMES]

ANTÔNIO DELFIM NETTO

SÃO PAULO

2015/1


[NOMES]

ANTÔNIO DELFIM NETTO

Atividade Prática Supervisionada

para aprovação no terceiro semestre do

curso Ciências Econômicas  apresentado

à Universidade Paulista – UNIP

Orientador: Profº Alexandre da Silva de Oliveira

SÃO PAULO

2015/1


RESUMO

Antônio Delfim Netto foi um dos economistas de presença marcante, ele ainda é, mas nas décadas anteriores foi quando ele deixou mesmo sua marca, criando teorias, colocando-as em pratica. Ele ajudou muito o país brasileiro, deixou seu legado com o chamado “ milagre econômico brasileiro”. Delfim tem um ótimo currículo, assumiu cargos de importância, e fez por merecer, também escreveu livros visando os problemas, e até explicando como alguns setores funcionam na economia, e é exatamente o que queremos apresentar para neste trabalho, nosso objetivo é deixar claro quem é, e o que Delfim Netto fez pela economia, quais são suas visões econômicas e como ele influenciou o país para uma melhora financeira.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 04

2 VIDA E OBRA........................................................................................................ 05

2.1 Principais conquistas durante sua vida............................................................... 05

2.2 Deixou sua marca na economia brasileira.......................................................... 05

2.3 Algumas de suas obras....................................................................................... 06

3 INFLUÊNCIAS QUE TEVE E LEGADO QUE DEIXOU......................................... 08

4 OBRA ESTUDADA................................................................................................ 09

4.1 O Futuro da Indústria no Brasil e no Mundo: Os Desafios do Século XXI.......... 09

5 CONCLUSÃO........................................................................................................ 11

   REFERÊNCIAS...................................................................................................... 12

   ANEXO................................................................................................................... 13


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar a vida do Economista brasileiro Antônio Delfim Netto, mostrando como ele alcançou tal nível de importância para a economia, citaremos algumas de suas obras, deixando claro a sua visão econômica.

  1. VIDA E OBRA
  1. Principais conquistas durante sua vida:

Antônio Delfim Netto é um economista, político, professor universitário e colunista em revistas e jornais, nascido em 01 de maio de 1928, em São Paulo, é descendente de italianos. Começou a trabalhar ainda adolescente, aos 14 anos, devido ao falecimento do pai.

Aos 20 anos, em 1948, começa a estudar Economia na Universidade de São Paulo (FEA-USP) onde se formou e anos depois se tornou professor catedrático da mesma.

Começou a atuar na política quando ingressou para a equipe de planejamento do governador de São Paulo da época, Carvalho Pinto, em 1959.

Em 1967 tornou-se Ministro da Fazenda, a convite do então Presidente da República Costa e Silva, permanecendo no cargo quando este foi ocupado por Emílio Garrastazu Médici, presidente mais atuante na época do regime militar.

Além de Ministro da Fazenda, Delfim Netto atuou em diversos outros cargos importantes na política brasileira como, por exemplo:

  • de 1975 até 1978 foi Embaixador do Brasil na França;
  • em 1979 foi Ministro da Agricultura, permanecendo no cargo por apenas alguns meses;
  • saiu do cargo anterior para ocupar o lugar de Mário Henrique Simonsen como Ministro da Secretaria do Planejamento da Presidência da República, até 1985;  
  • em 1987 se candidatou a Deputado Federal pelo estado de São Paulo conquistando 5 mandatos consecutivos, até 2007.

  1. Deixou sua marca na economia brasileira:

Delfim Netto é amplamente reconhecido por suas ideias que fizeram a economia do país aumentar em grande escala enquanto comandou o Ministério da Fazenda.

Foi o criador do “milagre econômico brasileiro” ou somente “milagre brasileiro”, como é mais conhecido, implantado durante o governo Médici. Esta medida consistia em liberar a entrada de capital estrangeiro principalmente para o setor industrial. Começou a chegar um volume muito grande de investimentos estrangeiros, favorecendo tanto empresas estatais quanto privadas, o que também favoreceu para o desenvolvimento concreto da industrialização do Brasil.

Na medida em que estava havendo estes incentivos, os salários dos trabalhadores do país eram sempre baixos, estáveis, desfavorecendo as classes mais pobres e dando algum tipo de bônus por rendimento para a classe média e de quem era especializado em algo, também é nesta época que a diferença entre as classes ficava cada vez maior.

Não só o mercado interno era beneficiado por estas medidas atuantes neste período, mas também outros países subdesenvolvidos e até mesmo os industrializados mais importantes. As exportações e importações estavam ocorrendo de forma mais liberal. Neste período o Produto Nacional Bruto (PNB) crescia em média 10% ao ano.

Este “milagre”, porém gerou consequências negativas como, por exemplo, a grande dívida externa do país, por conseguinte foi o próprio Delfim Netto que negociou com o Fundo Monetário Internacional (FMI) os empréstimos para sanar a dívida feita.

  1. Algumas de suas obras:

Na literatura, Antônio Delfim Netto lançou algumas obras relacionadasà Economia, questões relacionadas a diversas áreas do conhecimento econômico. Abaixo listaremos algumas delas.

  • O Problema do Café no Brasil (1959):

Um dos livros mais importantes na carreira literária do economista, O Problema do Café no Brasil faz uma análise da situação do café nos anos de 1950 a 1960. O livro mostra a evolução e a importância do café na economia brasileira, além de suas consequências que chegam até os dias de hoje. Em 2009 estava em sua 3ª edição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com