TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa de Renegociação

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Indicação de Casos

Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais

Cursos relacionados: MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Quadro de identificação de Casos

Título do Caso

Aulas de Referência

212P01-PDF-POR

Clarkson Lumber Co. Versão em Português; Thomas R. Piper

2 a 4

210P08-HCB-POR

BACKGROUND NOTE  - Interest Rate Derivatives, Portuguese Version - Peter Tufano; Jonathan S. Headley

8

Detalhamento:

  1. Título: Clarkson Lumber Co

  1. Aula: 4

  1. Resumo: O proprietário de uma empresa de madeira, que apresenta um rápido crescimento, está analisando as implicações financeiras deste rápido crescimento. Necessita fazer um planejamento para a contratação de financiamentos para a empresa, nesse contexto, devem ser avaliadas em conjunto as possibilidades de contratar um financiamento bancário e / ou financiamento de capital próprio.
  1. Assuntos tratados (“subjects covered”): Análise financeira; Planejamento financeiro; Previsão; análise dos possíveis empréstimos a serem conseguidos.
  1. Objetivos de aprendizagem (“learning objectives”): O caso é útil para abordar questões de previsão financeira, planejamento financeiro e desenvolver habilidades em análise financeira. A decisão relevante se dá entre buscar no mercado ou resolver em casa. Este caso pode funcionar como um excelente ponto de partida para a discussão das novas fronteiras da firma.
  1. Competências trabalhadas: Resolução do problema e trabalho em equipe.
  1. Notas de Ensino (“Teaching Note”): O professor inicia a utilização do caso com uma apresentação sobre do processo de crescimento das vendas da empresa e da possibilidade da contratação/ substituição do empréstimo que está sendo proposto, com uma apresentação dos números da empresa. Avaliar que decisões podem ser tomadas no ambiente corporativo considerando as modalidades de financiamentos que foram apresentados em aula.
  1. Palavras-chave: Crescimento, planejamento, financiamento.

  1. Título: BACKGROUND NOTE  - Interest Rate Derivatives
  1. Aula: 8

Apresenta e explica a seis tipos de taxa de juros de produtos derivativos: swaps, contratos a prazo, futuros, opções em eurodólares.

  1. Assuntos tratados (“subjects covered”): Para dar aos alunos um conhecimento introdutório dos instrumentos dos derivativos de taxa de juros básicos utilizados no mercado. Ele leva os alunos, através dos fluxos de caixa e as diferenças entre cada um dos instrumentos.

  1.  O caso é útil para abordar questões de previsão financeira, planejamento financeiro e desenvolver habilidades em análise financeira. A decisão de alocação de portfólio; propicia explorar a importância das várias medidas de investimento de risco; desenvolve a intuição de diversificação, o risco de mercado e o modelo CAPM.
  1. Competências trabalhadas: Resolução do problema e trabalho em equipe.
  1. Notas de Ensino (“Teaching Note”): O professor inicia a utilização do caso com uma apresentação sobre o caso e compara com o conteúdo apresentado em aula..
  2. Objetivo de Aprendizagem: É útil para os estudantes incorporarem mais conteúdo sobre derivativos.
  1. Palavras-chave: Derivativos de taxas de juros, planejamento, Gestão de ativos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (871.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com