TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Econômico Financeira – Hypermarcas

Por:   •  16/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Econômico-Financeira – Hypermarcas

  1. Analisando a situação financeira da empresa, é possível notar que a sua liquidez imediata apresentou certa oscilação no período, já que saiu de um índice de 1,13 em 2012, para 0,5 no ano de 2013, alcançando 2,87% em 2014. Entretanto, essas marcas não ultrapassam o limite de 5%, comprovando que os recursos da Hypermarcas encontram-se aplicados no negócio, ratificando a sua boa gestão de tesouraria. A liquidez corrente também apresenta situação satisfatória, pois seus direitos realizáveis no curto prazo superaram em todos os anos as suas obrigações com terceiros no circulante. Atualmente, o ativo circulante da empresa equivale a quase 300% de seu passivo circulante, demonstrando a folga de capacidade de pagamento de dívidas nos doze meses após a data de fechamento do último balanço. Quanto a gestão de seu estoque, observa-se que a sua liquidez é pouco afetada se não considerarmos a realização destes. E, que o GDE apresenta-se muito abaixo do limite considerado adequado para empresas industriais (<35%). Por fim, nota-se o relevante aumento da liquidez geral em 2014, levando o índice para patamares adequados, já que durante os anos de 2012 e 2013, a empresa possuía uma liquidez geral em torno de 0,5 (ideal maior que 0,7).
  2. Analisando o endividamento geral da empresa, é possível notar que a Hypermarcas apresenta uma estrutura de passivo financiada em sua maior parcela por recursos próprios. Assim, entendemos que durante todo o período, o índice em questão ficou abaixo do limite máximo de 60%. Quanto ao perfil, depreende-se que entre os anos de 2012 e 2014, a empresa manteve sempre a maior parte de suas dívidas alocadas no longo prazo, o que é altamente recomendável. Analisando o endividamento bancário, encontramos, no período 2012-14, índices muito próximos ao limite recomendável, que é igual a 30%. Sendo assim, sugere-se que a empresa não eleve suas dívidas onerosas, caso deseje manter seu bom nível de endividamento com instituições financeiras. Finalizando a análise financeira, concluímos que o grau de imobilização do patrimônio líquido ratifica o fato de que o ativo fixo da empresa é totalmente financiado pelos recursos de longo prazo (PL + PNC), não necessitando de recursos do passivo circulante para financiar seu permanente (ativo fixo = ativo permanente)
  3. Analisando a situação econômica, notamos que a margem bruta sofreu leve elevação em 2013, mantendo este patamar em 2014. Quanto a margem operacional, é possível notar uma elevação em jun/2014 frente ao mesmo período de 2013. No entanto, esta elevação deve-se, basicamente, à melhora da margem bruta, já que as despesas operacionais analisadas de forma isolada, reduziram a margem em 0,2 p.p., em função do aumento com as “outras despesas operacionais” do período. Já a margem líquida apresentou forte elevação em 2014, fruto da redução de suas despesas financeiras em 3,1 p.p. e aumento das receitas financeiras em 0,9 p.p.
  4. O retorno do ativo da empresa Hypermarcas, ainda que tenha apresentado um aumento no período analisado, retorna taxas ainda muito aquém do esperado, já que gera prazo de payback perto de 30 anos. Quanto ao retorno do PL, a análise é semelhante, pois embora crescente, as taxas não superam o seu custo de oportunidade (SELIC).
  5. Conclui-se, assim, que a situação financeira da Hypermarcas apresenta bons índices de liquidez, com plena capacidade de pagamento de suas dívidas e índices de endividamento compatíveis com o porte da empresa, ou seja, a Hypermarcas possui uma adequada estrutura patrimionial. Quanto à situação econômica, notamos uma melhora dos índices de lucratividade, principalmente, na primeira metade do ano de 2014. Porém, as taxas de retorno não são atrativas, já que o resultado da empresa ainda não remunera adequadamente os investimentos realizados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com