TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise SWOT

Tese: Análise SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

O sistema dehttp://nemeth-torres.blogspot.com.br/2013/06/administracao-exercicio-sobre-petrobras.html (petrobras)

1)Conceitue resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.

A gol utilizou o ramo de transportes para entrar no setor de aviação, tinham mais de 30 empresas de ônibus, com demandas focadas na classe média. Alimentavam a idéia de criar uma companhia de aviação de baixas tarifas para que pudessem atender classes mais baixas.

2)Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol?Você acha que eles mudaram ao longo dos anos?

A missão é ganhar espaço no mercado de aviação com serviços de baixo custo, acessível a todos, e mantendo um bom padrão de atendimento.

A visão da empresa era de que reduzindo seus custos ela iria lucrar mais, o contrário das outras empresas que queriam oferecer serviços mais sofisticados e estavam falindo.

3) Faça uma análise SWOT para o inicio das operações da Gol.

Fazendo uma análise SWOT sobre a empresa GOL percebemos que os pontos fortes dessa companhia de aviação tem um foco voltado diretamente ao conforto de seus clientes, a facilidade e a agilidade dos serviços prestados, tudo isso contando pontos positivos para a GOL.

Já os pontos fracos da companhia, seria a simplificação nos seus serviços de bordo, perdendo assim clientes que preferem um serviço mais luxuoso e com mais regalias.

4)Segundo a tipologia de Michel Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?

Analisando a empresa GOL podemos perceber que ela vem crescendo cada dia mais devido as vantagens que ela oferece a seus clientes como por exemplo, viajens com preços muito mais acessíveis do que os da concorrência gerando assim um aumento no número de passageiros e também nos seus lucros. A empresa trabalha com um número reduzido de funcionários diminuindo as suas despesas, além da terceirização de todas as suas atividades gerando uma maior comodidade e confiança em seus passageiros por a empresa trabalhar somente com pessoas especializadas no assunto.A estratégia de negócios utilizada pela empresa vem da inovação nos seus serviços, pois a cada dia que passa ocorre um aumento na concorrência, portanto inovar é fundamental. Outra estratégia utilizada foi a diferenciação nos serviços que a empresa fornece a seus clientes.

5) De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

A Gol decidiu manter a estratégia de continuar reduzindo os preço mantendo sempre abaixo dos seus concorrentes. Também pretende aumentar sua base de clientes por meio de ofertas de vôos mais baratos.

6) Utilizando a matriz BCG e a matriz GE/Mckinisey, qual é a posição ocupada pela Gol, no inicio das operações e atualmente,no portfólio de negócios da holding Áurea?E qual é a posição das empresas de ônibus?

Analisando as matrizes BCG e as matrizes GE/Mckinisey, podemos observar que a GOL está a cada dia crescendo mais, pois é uma empresa que tem uma participação dominante no mercado de trabalho e isso faz com que a empresa lidere o mercado de aviação. As empresas de ônibus também lideram um negócio cada dia maior, devido a não terem tantos concorrentes quanto as empresas aéreas.

7)Procure analisar o setor da aviação civil a partir do modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter.

A aviação civil está passando por um momento difícil devido a grande concorrência das empresas aéreas. As empresas que conseguem se manter ativas no mercado de trabalho são aquelas que oferecem descontos a seus clientes, que são competentes e oferecem serviços de qualidade. Do contrário, se a empresa não tiver no mínimo essas qualidades certamente irá perder clientes e consequentemente falir.

8)A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégica da Gol. Você concorda com essa afirmação? Será que a Gol conseguirá

manter sua vantagem competitiva e seu modelo de negócios coma Varig?

Não! Na verdade com a compra da Varig a Gol teria mais fluxo no aeroporto de congonhas assim tendo mais pousos e decolagens. Sim! Pois eles manteriam as suas passagens e suas tarifas mais baratas, mantendo seus clientes e aumentando suas frota de aviões.

GLOBO

1.Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

A Estrutura Organizacional adotado pelo Grupo Globo é aquilo que Chiavenato (2006); Maximiano (2006a); e Megginson et al. (1998) chama de tipo organizacional FUNCIONAL. O Grupo adotou esse modelo para melhorar a coordenação das atividades dividindo o todo em especialidades e delegando a cada uma das áreas a autoridade funcional.

2.Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio?

Se for levado em conta que “critérios” faz referência aos fatores condicionantes, ou seja, o ambiente interno e externo. A departamentalização ocorreu devido ao tamanho do conglomerado – uma centralização aumentaria a burocracia. Para o agrupamento do negócio, o critério é o da independência com metas a serem atingidas e quando não, reestruturações são efetuadas. Os departamentos foram divididos em impressos, visual e social.

3.Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?

A primeira variável é de ordem interna. O tamanho do Grupo Globo forçou sua divisão em departamentos o que possibilitou melhora em suas atividades e a diminuição da burocracia;

De ordem externa, o Grupo previu a estabilidade do país em meado dos anos 90. Como ocorreu o advento de diversas tecnologias, dentre elas a internet, o conglomerado teve perda em suas receitas, o que proporcionou a reestruturação.

4.Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com