TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Competição (SWOT)

Projeto de pesquisa: Análise de Competição (SWOT). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 6

4. Analise de Concorrência (SWOT)

Existem muitos concorrentes no setor de chocolates porém no nicho de chocolates finos destacam-se a 'Cacau Show' que hoje sustenta a marca como líder de mercado e a 'CRM' portadora das duas marcas de maior expressão como concorrentes, sendo elas 'Kopenhagen' e 'Brasil Cacau'.

A 'CRM' começou no mercado em 1997 logo após comprar a marca 'Kopenhagen' uma antiga marca de chocolates finos criada em 1928 na época da mudança administrativa a marca era a mais tradicional do Brasil, mas estava em decadência devido a uma administração familiar sem objetivos de crescimento.

Já a 'Cacau Show' desde a sua criação vem conquistando o mercado tornando-se então a líder. A partir dessa concorrência a 'CRM' adotou uma estratégia um tanto quanto interessante criando sua segunda marca a 'Brasil Cacau' a fim de desacelerar o crescimento da 'Cacau Show' em um confronto direto.

A Kopenhagen atende exclusivamente a classe "A", tanto é que as suas unidades de venda foram instaladas em pontos estratégicos como shoppings em grandes centros. Com o aumento da popularidade cacau Show que iniciou com vendas porta a porta nas classes de menor poder aquisitivo, porem com produtos de excelente qualidade e preços razoavelmente baixos se comparado á concorrência de chocolates finos, a CRM viu-se obrigado a adotar uma estratégia agressiva, pensando no confronto direto com á Cacau show em pontos aonde ate então seu produtos não eram vendidos e para não manchar a marca exclusiva criou assim a Brasil Cacau disputando os clientes das regiões periféricas.

Alguns dados demonstram claramente essa disputa de mercado, tais como os citados no quadro abaixo;

Figura: 1.

4.2 Análise SWOT

Colocadas as estratégias em análise, pode-se perceber o quão instigador são as possibilidades de desenvolvimento das estratégias de gestão e marketing, em comparação das empresas em questão, verificou a imersão de uma empresa relativamente jovem no mercado de chocolates finos a 'Cacau Show' com pouco mais de 20 anos de existência ela conseguiu conquistar de forma muito expressiva o mercado consumidor, a ponto de a concorrência começar a pensar novas estratégias para segurar o franco crescimento da 'Cacau Show'. Abaixo segue a Figura 2 de diagrama desenvolvido para explicitar a visão que obtivemos por meio da ferramenta SWOT.

Figura:2

Como se percebe a Cacau show por meio de sua estratégia atingindo as classes menos favorecidas, começou a conflitar diretamente com os interesses da Kopenhagen que por sua vez sentiu-se ameaçada por seu concorrente, partindo desta ameaça a CRM Empresa que gere a marca 'Kopenhagen' cria uma estratégia para tentar conter o crescimento da 'Cacau Show'. Com a criação da 'Brasil Cacau' com uma estratégia de mercado totalmente agressiva inicia um ponto de concorrência direta com a concorrente, tomando o caminho inverso da 'Cacau Show' que estava graduando entre as classes da 'C' e 'D' para a 'B' e 'A', logo a 'Brasil Cacau' teve foco direto no consumidor foco da concorrente. Conforme nos demonstra a figura 3.

Ação da 'CRM' em relação a forte e crescente concorrente 'Cacau Show';

Figura 3

Em linhas gerais, para questão de análise explicita da concorrência entre 'Cacau Show' e a 'CRM' pode ser apreciada pelo diagrama da figura 4 disposto para apreciação abaixo.

Análise dos conflitos entre a concorrência das três marcas;

Figura 4

Com o exposto se pode perceber a genial estratégia da 'CRM' para tentar inibir o crescimento da 'Cacau Show' embora os esforços sejam muito interessante ainda não são o suficiente para interromper o desenvolvimento da grande 'Cacau Show'.

Essa briga pode mais tarde acarretar em prejuízos para alguma das marcas por adotarem uma posição tão agressiva, a CRM pode perder por estar ampliando as franquias Brasil Cacau de uma forma muito rápida ou a cacau show cometer erros devido a essa pressão imposta pela concorrência. Quem sai ganhando com essas disputas são os consumidores que alem de preços reduzidos e o evidente aumento na qualidade.

5 Responsabilidade Social

No que diz respeito à responsabilidade Social a 'Cacau Show' esta engajada junto a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) em parceria com a emissora de Televisão 'SBT' no projeto de Ação Social TELETON que tem como objetivo arrecadar fundos para manutenção de programas e projetos de inclusão de pessoas com necessidades especiais. Nesta campanha a 'Cacau Show' entra com a doação de um percentual das vendas de seu carro chefe as trufas, esse projeto tem o envolvimento de todas as unidades da rede de franquias e ocorre dentro do período de promoção do evento. O projeto é intitulado como; "Semana da Trufa do Bem".

A 'Cacau Show' tem como compromisso a valorização de seus funcionários e a filosofia institucional da empresa inspira isso, a missão, visão e valores da organização são:

Filosofia:

"A Cacau Show não é apenas uma empresa que faz chocolates.

É uma empresa com pessoas apaixonadas pelo que fazem.

E, todos os dias, trabalhamos para que você perceba isso".

Missão:

"Proporcionar ao maior número de pessoas uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com