TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Oportunidades

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

AVALIAÇÃO INDIVIDUAL

Curso

MBA Gestão de Projetos Inovadores – Turma 03

Disciplina

Análise de Oportunidades

Questões

  1. Sobre o texto “Os preços estão errados?”, analise o custo real x preço na análise de oportunidades.

Primeiramente é importante separarmos preço de proposta. O preço só existe a partir do momento em que o bem ou produto é efetivamente adquirido. Sendo assim, o valor monetário estipulado pelo item consiste apenas em uma oferta ao mercado. Este, por sua vez, responderá através da compra ou recusa se a aceita. Desta forma podemos dizer que os preços são mecanismos de comunicação entre o comprador e o vendedor, afinal, se o produto ou item for rejeitado pelo valor proposto, algo deverá ser modificado e na maioria dos casos, a oferta em si é o primeiro item a ser revisto. Por fim, caso não haja intervenções governamentais, o empreendedor utiliza este mecanismo para reagir às mudanças do mercado e apoiar suas decisões de investimento. Vale ressaltar que as recorrentes desonerações praticadas pelo Governo implicam em sinais distorcidos, ocasionando o não direcionamento de recursos para os lugares corretos e tornando a sociedade mais pobre justamente em decorrência de investimentos necessários e não realizados. E este é justamente um dos principais desafios para a análise de oportunidades, compreender os sinais emitidos pelo mercado – mesmo com intervenções constantes – e a partir daí, traçar o plano de investimentos ideal e, portanto, mais lucrativo.  

  1. Sobre os riscos sobre a gestão de oportunidades, avalie os principais pontos do filme “MarginCall”.

Questão anulada.        

  1. Com foco na tomada de decisões, comente sobre os principais pontos do vídeo de Ricardo Amorim.

Ricardo Amorim se descreve profissionalmente como alguém extremamente curioso, ávido por conhecer e aprender sobre o novo. Sua formação em Economia aliada a experiência de anos no mesmo segmento serve hoje como base para sua carreira televisiva. Estes dois mundos fez dele alguém, de certa forma, hibrido, capaz de ir com profundidade em assuntos técnicos, mas comunicar de forma simples. Fato curioso é que ele escolheu sua disciplina de formação por acaso. Aparentemente tudo que fosse capaz de transformar o mundo lhe fascinava, desde estudos com a genética até novos meios de condução na Física. Aparamente, de maneira inconsciente, apontava ali a primeira pré-disposição ao aproveitamento de oportunidades, era evidente e claro a sua busca pelo novo. Outro acontecimento marcante e que ajudou a cunhar um empreendedor mais bem sucedido foi a sua experiência com um dos melhores treinadores de natação dos Estados Unidos. Amorim treinou com avidez e ao se entregar, destacou-se ainda que dentre atletas muito melhores que ele. Dedicação que lhe rendeu o convite do próprio treinador para que ele integrasse a sua equipe. O seu líder havia visto o seu potencial e ele, diante de uma grande decisão, recuou. Anos depois, viu seu colega, e freguês de caderneta, ser medalhista olímpico. Para evitar o fator “e se” decidiu que de lá para cá jamais se arrependeria por não ter feito algo. Muito tempo depois, ainda falhou em acreditar mais em si e postergou o seu negócio próprio. Este, por sua vez, só veio após um momento de crise global que o lançou para este desafio. E foi esta situação problemática o impulso necessário para que ele assumisse as rédeas e empreendesse. Em um episódio paralelo, resolveu tomar uma posição antônima a de especialistas quando questionado sobre as tendências do dólar na televisão. Contrariando as projeções atuais e se balizando em situações desconexas para ver além, previu a queda acirrada do dólar quando todos esperavam sua valorização acentuada. Ao acertar ganhou respeito e percebeu a importância de se tomar uma decisão. Entende hoje que não é importante saber de tudo, mas saber muito sobre algo, ter uma opinião forte e nela concentrar suas apostas. Os erros virão, porém se você acertar mais do que erra a longo prazo, estará fardado ao sucesso. É importante para o profissional, planejar de modo que ainda permaneça aberto e flexível para novas oportunidades. Hoje, Amorim, assim como diversos outros empresários de sucesso, leva consigo apenas um arrependimento, o de não ter acreditado em si bem antes.

  1. Comente o texto “Como o Brasil vai sair dessa” com foco em atualidades e gestão de oportunidades.

É de suma importância compreendermos que recessões prolongadas são exceções e que um dia se findam. Portanto, o que realmente importa é manter o índice de crescimento em ascensão nos anos subsequentes. Para se resolver uma recessão, bastam uma séria de ações e medidas por parte do Governo, contudo, manter a ascensão nos anos seguintes é, além de mais importante, mais árduo. Para este item é necessário planejamento e aproveitamento do oportunidades a médio e longo prazo. O primeiro passo ao sair de uma recessão é resgatar a confiança da sociedade e na sequência, ou até mesmo de maneira paralela, traçar metas e/ou buscar meios de ampliar a eficiência a fim de assegurar um crescimento sustentável e contínuo. Para os empreendedores mais ousados e que desejarem um melhor posicionamento em um futuro pós-crise, deverão investir na melhoria de sua eficiência agora. O Brasil passa por um momento de incertezas, mas que naturalmente será superado, e neste momento aquele que estiverem melhor preparados, sairão na frente e, portanto, lucrarão muito mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com