TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Regressão para os seguintes parâmetros: Terra, Renda e Trabalho

Por:   •  15/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.320 Palavras (18 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 18

A ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO

Joseph E. Stiglitz

CAPÍTULO 03

A EFICIÊNCIA DO MERCADO

Perguntas Básicas:

1. O que os economistas querem dizer quando afirmam que a economia é eficiente?

2. Que condições terão que satisfazer para que os mercados sejam eficientes?

3. Por que se pressupõe geralmente que os mercados competitivos geram resultados eficientes?

Na maioria das economias industriais modernas, a produção e a distribuição de bens recaem mais no setor privado do que no setor público. Um dos princípios mais difundidos das Ciências Econômicas sustenta que este tipo de organização aloca eficientemente os recursos, mas se os mercados privados são eficientes, porque desempenham um papel econômico que é do estado? Para responder a esta pergunta é necessário compreender exatamente o significado da eficiência econômica. Este é o objetivo deste capítulo. Adiante veremos porque os mercados privados podem não gerar resultados eficientes e como pode responder o estado a estas falhas do mercado.

3.1 – A mão invisível dos mercados competitivos.

Em 1776, Adam Smith afirmou em sua primeira grande obra da economia moderna “A Riqueza das Nações” que a concorrência induzia os indivíduos a buscar seus próprios interesses privados, para promover o interesse público, como se fossem conduzidos por uma mão invisível.

“...a única coisa que você está procurando é seu próprio ganho é neste, como em muitos outros casos, uma mão invisível que leva a promover um fim que não estavam em suas intenções. E isto não é necessariamente mal para a sociedade. Ao buscar seus próprios interesses promovem frequentemente uma sociedade mais eficaz do que realmente queriam promover.”

A importância da teoria de Smith se compreende analisando ideias sobre o papel do estado que existiam antes de Smith. Acreditava-se amplamente que a servir da melhor forma possível os interesses do povo, (independentemente de como se definiam estes interesses) era necessária a intervenção do estado. Esta teoria era apoiada pela escola mercantilista dos séculos XVII e XVIII, que favoreceu uma forte intervenção do Estado para promover a indústria e o comércio. Na verdade, muitos governos europeus tinha desempenhado um papel ativo no estabelecimento de colônias e as teorias dos mercantilistas serviam de justificativa para estes. No entanto, apesar de alguns países (ou alguns cidadãos desses países) terem se beneficiado extraordinariamente do papel ativo assumido pelo Estado, outros, em que se tinham mostrado muito mais passivo, também tinham prosperado. Além disso, alguns dos países com um governo forte e ativo não tinha florescido, por desperdiçar seus recursos em guerras ou projetos mal sucedidos.

Antes desta experiência aparentemente contraditória, Smith abordou a seguinte questão: Como pode uma sociedade conseguir que uma empresa possa garantir que aqueles que são confiados com o governo busquem o interesse público? A experiência tem demonstrado que embora às vezes os governantes adotaram medidas que pareciam coerentes com o bem público, outros estavam seguindo uma política que não puderam ser conciliados com ele, muita imaginação para ser ele a tomar. Muitas vezes, parecia, no entanto, que estavam preocupados com os seus próprios interesses em detrimento do interesse público. Além disso, mesmo os líderes bem-intencionados, muitas vezes, levaram seus países para maus caminhos.. Smith argumentou que não é necessário usar nem o Estado nem o senso moral para convencer ninguem a fazer o bem. Sustentou que o interesse público serve simplesmente, quando cada indivíduo faz o que está em seu próprio benefício. O egoísmo é uma característica da natureza humana muito mais persistente que a preocupação de fazer bem e portanto, constitue uma base mais sólida para a organizar da sociedade. Por outro lado, as pessoas estão mais propensas em saber com uma certa precisão o que lhes dá resultados bons do que saber o que é bom para o interesse geral.

A intenção em que se baseia a ideia de Smith era simples: se existe algum bem ou serviço que as pessoas valorizam, mas atualmente não ocorre, pois estarão dispostos a pagar algo por ele. As empresas, em seus desejos de obter lucro, sempre estão em busca desta oportunidade. Se o valor que tem um determinado bem para um consumidor é superior ao custo de produção, a empresa tem a possibilidade de obter um benefício, por outro lado, se existe um método mais barato para produzir uma mercadoria em que se utiliza atualmente, a empresa quer descobrir para poder vender produtos a preços mais baixos e assim, obter mais lucro que as concorrentes. A busca de lucros por parte das empresas é, portanto, uma busca de métodos de produção mais eficientes e de novas mercadorias que satisfaçam melhor as necessidades dos consumidores.

Observe que, segundo esta teoria, nenhuma comissão do governo decide se uma mercadoria será produzida ou não. ocorrerá se você passar no teste de mercado, isto é, se os consumidores estão dispostos a pagar por isso é maior do que seu custo de produção. Nem precisa verificar se uma determinada empresa está produzindo de forma eficiente: a concorrência é responsável pela expulsão de produtores ineficientes.

A maioria dos economistas (se não todos) estão de acordo que as forças competitivas geram um elevado grau de eficiência, e em grande parte, a competição estimula a inovação.No entanto, nos últimos duzentos anos passaram-se um pré-aviso de que existem casos importantes em que o mercado não funciona, bem como afirmam seus apoiantes mais fervorosos.

A economia passou por períodos em que houve uma alta taxa de desemprego e recursos ociosos: A grande depressão dos anos 30, deixou sem emprego muitas pessoas que queriam trabalhar. A Poluição invadiu muitas das nossas grandes cidades, e a pobreza humana foi instalado em seus subúrbios.

3.2 A Economia de Bem Estar e a Eficiência em Pareto

A economia de bem estar é um ramo da economia que se preocupa em denominar questões normativas neste capítulo. A questão normativa mais importante para a economia de bem estar é como deve ser gerida uma economia: o que deve ser produzido, como deve ocorrer, por quem deve tomar essas decisões. No capítulo I nota-se que atualmente a maioria das economias ocidentais são mistas, ou seja, o Estado toma algumas decisões, mas as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com