TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de estrutura de mercado

Seminário: Análise de estrutura de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Seminário  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

jcsjfhlkjjbzjxnlnlnljbjchjdhjhslhlkxklnxmn.msjdkljkjkjdçjçlz hsah ahshdaip shalhdl ljajhldjhljah ahdldhlnl lhlhdl lhsdlhlc jnczljMonopsônio - Esta é complicada, mas fácil de ser mensurada: Imagine uma cooperativa de leite ou uma grande industria de laticinios que é a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região. A empresa Cotochés em Rio Casca/MG, pode ser um exemplo. Normalmente existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da industria e esta se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite. É comum que cooperativas também sejam exemplos de monopsônio, mesmo porque, em muitos casos é para isso que são criadas.

Oligopsônio - Imagine vários donos de terras no interior da Bahia e Minas Gerais que arrendam suas terras para o plantio de eucalipto, na região existem três grandes industrias de celulose (Bahia Sul Celulose, Aracruz Celulose e Cenibra), que costumam garantir a compra de eucaliptos desses produtores, como forma de garantir materia prima para a produção de celulose. As empresas garantem as sementes, o preparo da terra, a colheita e os fazendeiros entram com a terra para o plantio, são vários pequenos proprietários e apenas três grandes compradores. No entanto, devo lhe avisar que essa informação pode estar desatualizada e é possivel que essa infromação não seja mais verdadeira, sugiro averiguar.

Nota:

Se você tem um mercado do tamanho do Brasil e tomas como exemplo a industria de transporte rodoviário de passageiros, temos como primeiro pensamento uma concorrência perfeita, afinal são inúmeras empresas de transporte de passageiros (Viação Gontijo, Itapemerim, Cometa, 1001, etc.). Neste contexto podemos então achar que a Viação Gontijo está atuando em um mercado de concorrência perfeita.

No entanto se você reduz o mercado a ser analisado apenas para as empresas que atuam na malha Belo Horizonte - São Paulo, você não terá mais uma concorrencia perfeita e sim um oligopólio, haja visto qua para este mercado apenas a Viação Gontijo e a Viação Cometa tem concessão para exploração desta linha.

Se você pegar a malha Belo Horizonte - Jequitinhonha/MG, essa mesma empresa (Viação Gontijo), será um monopólio pois apenas ela tem a concessão para atender as duas cidades.

Os exemplos acima não são plenos, pois quem determina os preços não são as empresas, mas sim o Governo Federal através do DNIT, mas exemplifica o que quero mostrar.

Em resumo, a análise de uma estruturação de mercado, depende não somente da empresa em questão, mas também do mercado a ser analisado assim como seu tamanho e a presença de órgãos estatais reguladores e fiscalizadores. Sob esta ótica até a Coca Cola pode ser um monopólio, se esta for a única capaz de chegar em uma determinada cidade onde seus concorrentes não tem estrutura logística para atende-la. Para a população daquela cidade, a Coca Cola será um monopólio, mas se ampliarmos o foco do mercado a ser analisado, obviamente a Coca Cola terá outros concorrentes. Portanto muitas vezes, exemplos, requerem uma explicação um pouco mais detalhada.

Valeu?

Barbosa.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com