TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de estruturas de mercado

Ensaio: Análise de estruturas de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Ensaio  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)

A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise das Estruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Diante dos assuntos abordados em sala, o texto acima se refere a estrutura de mercado Oligopolista, onde as empresas Berkshire Hathaway e a 3G Capital, compram a Heinz. O que hoje em dia infelizmente é normal, pois um pequeno número de empresas dominam o mercado e consequentemente, dominam a oferta dos produtos, tendo lucros exorbitantes a longo prazo. Tornando também uma grande barreira à entrada de novas firmas no mercado, eliminando dessa forma a concorrência. Citando também como exemplo, a fusão da Sadia com a Perdigão, que se tornaram uma grande e única empresa, e que ofertavam os mesmos tipos de produtos, se tornou a Seara.

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)

Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagens para o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Neste âmbito microeconômico, o consumidor tem maiores desvantagens, pois existe uma concentração de capitais e de produtos vindas e oferecidas por poucas empresas. O que torna o preço dos produtos mais altos, pois essas firmas tem a liderança dos preços, além do que essas empresas precisam produzir em maiores escalas, pois a lei da procura cresce cada dia mais. Define-se assim a intercepção das leis de oferta e procura, pois quanto maior for a demanda de algum bem ou serviço desejado pelos consumidores, mais cara se tornará a oferta.

QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)

Falando agora em termos agregados, como esse assunto pode interferir no nível geral de preços da economia? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Diante dos dados estabelecidos no texto acima e de vários outros noticiários, de que diversas fusões foram feitas no ano passado (2013), caso não haja a chegada de novas empresas para concorrer com as que já se estabeleceram no mercado, o oligopólio terá força, pois as empresas dominantes passam a ter o poder de influência, o que gera a fixação de preço altos no mercado. O governo vinculado ao Ministério da Justiça, com o intuito de precaver e apurar os exageros do poder econômico, obriga as empresas que fazem a fusão entre si, a passarem antes de tudo pelo CADE, que fiscaliza essas operações.

QUESTÃO 4 (Valor: 1,5)

Agora é a vez de você correlacionar com a área de atuação do seu curso. Faça uma breve pesquisa e responda: o movimento relatado no texto ocorreu com a área de atuação do seu curso? Mesmo concluindo que não ocorreu ainda, você acredita ser positivo? Comente sua resposta. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Minha área de atuação é a arquitetura, o que não se relaciona muito com o assunto do texto, que seria a compra da empresa Heinz (maior produtora de ketchup do mundo) pelas empresas de investimento Berkshire Hathaway e pela 3G Capital. Porém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com