TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de um artigo científico

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

DE 2015

Artigo obtido/retirado da RAE - Revista de Administração de Empresas

Volume 53 n.1 Jan/FEV 2013

PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM FINANÇAS NO PERÍODO

2000-2010

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo a análise de certo artigo científico útil para nossa disciplina, extraído de periódicos conhecidos e recentes, a fim de colocar em prática a teoria, aprendida  através de resumos e apresentações em sala, referente às tipologias de pesquisa aplicáveis à artigos ,e acima de tudo, aplicáveis às ciências sociais aplicadas.

Como resultados, esperamos obter na prática a aplicação de todos os tipos de pesquisa, através de interpretação de artigo, trabalho teórico e apresentação prática dos resultados frente a classe.

Acima de tudo, esse trabalho é preparação para posteriormente termos base para escrevermos um artigo, sendo ele publicado ou não, e principalmente para nosso Trabalho de Conclusão de Curso, no longínquo 4° ano de curso.

REFERENCIAL:

RESUMO DO ARTIGO:

O objetivo do artigo é mostrar quais as características principais de artigos científicos na área de Finanças entre os anos 2000 e 2010.

Mostra também como foi a produtividade dos autores de artigos sobre finanças no período, destacando dados sobre o número de artigos publicados, local de moradia dos autores, local das instituições onde os artigos são publicados.

O ARTIGO DIVIDE-SE EM:

TEMA(TÍTULO E SUB-TÍTULO DO ARTIGO)

RESUMO(SINTETIZAÇÃO DO ARTIGO)

PALAVRAS-CHAVE(PALAVRAS RECORRENTES NO ARTIGO OU QUE SÃO DE IMPORTÂNCIA PARA UMA POSTERIOR PESQUISA EXTERNA)

INTRODUÇÃO(OBJETIVOS, DESTAQUES E 1° DADOS)

METODOLOGIA(OS EQUIPAMENTOS, AMOSTRAS E PROCEDIMENTOS USADOS PARA OBTER OS RESULTADOS APRESENTADOS NO ARTIGO)

RESULTADOS(DADOS OBTIDOS PELO AUTOR DO ARTIGO)

CONCLUSÕES(MOSTRAM QUÃO BENÉFICO FOI AQUELE ARTIGO, DEVIDO AOS SEUS RESULTADOS, E TAMBÉM SUGESTÕES DADA PELO AUTOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁREA)

RESUMO DA CONCLUSÃO:

Depois de analisados todos os referenciais propostos, o autor chega a conclusão que a maioria dos artigos científicos que tem como foco Finanças, tem como base de estudo Finanças corporativas ou de gestão de investimentos e abordou empresas com ações em bolsa, devido à existência de bancos de dados confiáveis e de fácil acesso. Quando o foco são empresas sem ações negociadas em bolsa, o assunto é pouco estudado.

Outro dado interessante obtido, foi que a produtividade de artigos permaneceu concentrada em poucos indivíduos e nas instituições das regiões Sudeste e Sul, e que a maioria dos autores publicou apenas 1 artigo.

Uma sugestão do autor, para a mudança dessa situação nos próximos anos é o aumento da quantidade de artigos publicados em periódicos internacionais de Finanças de alto impacto.

TIPOLOGIA DE PESQUISA USADA NESTE ARTIGO:

QUANTO AOS OBJETIVOS:

Pesquisa explicativa,  visto que, além de nos apresentar inúmeros fatos, dados e informações sobre o assunto, nos leva a raiz da questão abordada: sua causa. Nos explica o porquê de existirem tantos artigos científicos sobre “apreçamento

de ativos e gestão de carteiras”, enquanto sobre "F&A" existem tão poucos, por exemplo. Nos explica porque determinadas  coisas acontecem, e porque outras não acontece, quando falamos de artigos ligados a Administração, Economia e outras áreas correlatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (478.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com