TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do crescimento na empresa

Seminário: Análise do crescimento na empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

3) ETAPA 2

Como podemos observar no gráfico demonstrado abaixo, não existe uma constante da quantidade mensal comercializada e isso se dá por fatores como: Produção do cliente, concorrência, prazo de entrega, qualidade de peças, estoque do cliente. Note que a um aumento nos meses de Fevereiro, Março, Abril que correspondem ao período de safra em que as empresas trabalham em ritmo superior aos demais meses do ano.

Através leitura do gráfico, podemos observar uma tendência de queda do número de roletes se comparando os anos de 2009 a 2012. Isso se dá principalmente pela entrada no mercado de novos concorrentes o que influenciou diretamente no volume de vendas mensais. Um ponto muito interessante que podemos ressaltar é que as empresas de um modo geral estão optando por terem mais de um fornecedor de suas peças de reposição, reforçando o que já foi dito sobre a forte tendência de queda na venda desses produtos. Mesmo entendendo que o produto é melhor, de boa qualidade e possue um diferencial em relação ao concorrente em se tratando de custo-benefício.

Confrontando isso, podemos observar que mesmo tendo uma linha em declínio, é importante observarmos a média de vendas nos períodos mostrados abaixo:

Em 2009, a média anual é igual 3722

Em 2010, a média anual é igual 3213

Em 2011, a média anual é igual 3435

Em 2012, levando em consideração o período até Agosto, o valor é de 3493

Podemos observar melhor essas linhas no gráfico a seguir:

Com base nisso, podemos concluir também que não houve uma perda significativa no volume de vendas do produto “ROLETE” nos anos representados. Podemos dizer que, se compararmos 2009, considerando o melhor ano de todos, e 2012 que é o ano atual, a perda, em média de unidades foi de 229 peças, o que representa em torno de 7% de perda nos anos destacados.

Não podemos apenas nos basear em preço para entendermos a queda ou o aumento de vendas dos produtos. Existem mais pontos a serem considerados como já foi dito. Mas vamos nos basear apenas em preço e considerando que: QUANTO MAIS BARATO, MAIS SE VENDE e o mínimo é 50 peças. Podemos concluir a seguinte função linear:

ƒ(x) = ax + b

onde:

a: quantidade de rolete

b: quantidade mínima

x: preço praticado por unidade

Exemplo1: Uma empresa que compra 50 peças com preço por unidade de 150 reais:

ƒ(x) = b + ax

ƒ(x) = 50 + 50.150

ƒ(x) = 50 + 7500

ƒ(x) = 7550

Exemplo2: Uma empresa que compra 50 peças com preço por unidadede 140 reais:

ƒ(x) = b + ax

ƒ(x) = 50 + 50.140

ƒ(x) = 50 + 7000

ƒ(x) = 7050

“Podemos concluir que, se levando em consideração o quesito preço, quanto mais barato for o preço da unidade, maior será a chance de venda devido a economia na compra”.

“Análise de Crescimento em uma Empresa no Segmento de Beneficiamento de Grãos”

A Indústria de Machina Zaccaria é uma empresa no segmento de Máquinas para Beneficiamento de grãos. Líder de mercado no segmento, há 87 anos vem se mantendo como uma das melhores empresas no cenário nacional em se tratando de máquinas para essa aplicação. Atualmente a Zaccaria vem investindo também no mercado externo, já realizando operações fora do Brasil em países como Venezuela, Paraguai, Argentina, Índia, Egito, Bulgária, entre outros, consolidando sua marca como sinônimo de qualidade e satisfação.

Através de pesquisa realizada pelos alunos ANDRÉ FALCÃO VIEIRA, ALESSANDRO SANTOS SOUSA, DIEGO ALEXANDRE VENANCIO, JOÃO CARLOS RIBEIRO e SAMUEL ANTONIO DA SILVA MAIA podemos constatar algumas informações onde pudemos avaliar o crescimento em determinado produto comercializado pela empresa através de levantamento de dados anuais e gráficos onde demonstram a linha de crescimento ou decrescimento dos itens em questão, nesse caso, avaliado um tipo de produto, uma vez que a empresa possue um grande número de produtos em sua linha de produtos.

O principal ponto avaliado foi a situação da quantidade de peças comercializadas no decorrer dos anos de 2009 a 2012 e como poderíamos alavancarum aumento na venda desse itens.

Consideramos o fator preço como o principal motivo da não compra do produto por parte do cliente e traçamos a função linear mostrando que o fator PREÇO influencia diretamente na quantidade vendida. Vale ressaltar que o fator PREÇO não é o único motivo pelo qual o item é comercializado ou não, existem outros como: Concorrência, Qualidade, entre outros.

Em Resumo: quanto mais barato o item, mais o mesmo será vendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com