TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e definição do sistema de produção e estrutura de mercado da sociedade

Artigo: Análise e definição do sistema de produção e estrutura de mercado da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  Artigo  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Disciplina: Introdução a Economia

Docente: Prof. Dra. Luisa Moura

Acadêmico: Joaze Barbosa de Lima

PROVA

1. COMENTE A DEFINIÇÃO:

“AS CIÊNCIAS ECONOMICAS SÃO O ESTUDO DE COMO A SOCIEDADE SE ORGANIZA PARA PRODUZIR”

A sociedade se organiza para produzir devido à necessidade dos indivíduos terem com o que se sustentar. Neste sentido, cada sociedade vai trabalhar com os recursos naturais que lhe são disponíveis para sua sobrevivência. Para cada sociedade, uma cultura social será estabelecida e cada sociedade possui sua estrutura própria que lhe é característica e as quais são responsáveis pela maneira como as relações sociais são organizadas, norteadas, conduzidas, permitindo que os indivíduos possam assumir posições e papéis sociais. O sistema produtivo está intimamente ligado com tudo isso. Todas as sociedades têm necessidades materiais que devem ser entendidas como alimentos, vestimentas, utensílios, ferramentas, construções, remédio e tudo que pode ser alcançado pelo trabalho do homem através de sua interação com o meio e com outros homens em sociedade.

As ciências econômicas estão interessadas em entender como estes sistemas produtivos funcionam? Como as estruturas das sociedades se dão? E que tipo de relações sociais proporciona. Ao conseguir analisar e definir o sistema produtivo e a estrutura de mercado da sociedade é possível através das ciências econômicas, discernir as relações sociais dadas nesta sociedade seus pontos positivos e negativos, assim como, é possível postular práticas produtivas que sejam menos negativas e mais vantajosas para toda a sociedade.

2. QUAIS SISTEMAS PRODUTIVOS DA HISTORIA DA HUMANIDADE SE BASEIAM EM RELAÇÕES SOCIAIS DE COOPERAÇÃO E QUAIS SE BASEIAM EM RELAÇÃO DE COMPETIÇÃO? EXPLIQUE EXPLICITANDO O TIPO DE PROPRIEDADE, HIERARQUIAS E CLASSES SOCIAIS, BASE PRODUTIVA QUE AS CARACTERIZA E COMO SE ORGANIZAM PARA PRODUZIR.

a. Sistemas produtivos baseados nas relações sociais de cooperação:

i. A comunidade primitiva onde a maior parte dos meios de produção, sobretudo a terra, é propriedade social.

ii. Também há o modo de produção que é o feudalismo. Aqui a terra é em parte propriedade privada, e em parte propriedade do Estado (do rei) ou pertence a igreja ou as ordens religiosas. No caso, a quantidade de terra é dada proprietários para trabalho e uso próprio, em troca do que eles trabalham na terra dos proprietários e lhes entregam uma parte do produto da terra por eles trabalhada.

iii. O modo de produção socialista. Os meios de produção constituem aqui propriedade social e uma parte dos meios de produção pode ser igualmente propriedade comum de associações cooperativas ou de comunas, cidades etc. O processo da produção é conscientemente pensado e dirigido pela própria sociedade.

b. Sistemas produtivos baseados nas relações sociais de competição/exploração:

i. Modo de produção escravagista. Aqui os meios de produção como os homens que os utilizam, é propriedade de outros homens — os proprietários de escravos. Os escravos podem ser propriedade privada ou propriedade do Estado, ou mais precisamente do monarca.

ii. Modo de produção capitalista. A produção destina-se à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com