TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apanhadão de Política Questões das provas corrigidas.

Por:   •  12/2/2016  •  Exam  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  1.328 Visualizações

Página 1 de 6

Apanhadão de Política

Questões das provas corrigidas.

1- Para descrever as políticas internacionais em educação das quais o Brasil tem participado nos últimos anos, leia as afirmativas a seguir, colocando V para as verdadeiras e F para as falsas:

(V) O Banco Mundial, com representatividade internacional, apresenta, como uma de suas preocupações, uma melhor racionalização dos recursos aplicados na educação.

(V) O acordo MEC-USAID representa uma cooperação técnica na área educacional firmado entre Brasil e EUA durante o regime militar brasileiro.

(V) O Brasil participou de inúmeros acordos e eventos internacionais sobre educação. Dentre eles, podemos citar a Declaração de Nova Delhi.

Assinale a alternativa que ordena corretamente a veracidade falsidade das afirmações:

A)V,V,V

B)F,V,V

C)F,V,F

D)V,V,F

E)V,F,F.

2- A respeito dos artigos sobre educação na Constituição, leia as afirmativas a seguir, colocando V para as verdadeiras e F para as falsas:

(V) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

(V) O ensino será ministrado com base no principio da igualdade de condições e a permanência na escola

(V) A liberdade de aprender, ensinar a pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber são alguns dos princípios em que se assenta o ensino.

(V) O principio da garantia do padrão de qualidade e levado em conta na Constituição.

Assinale a alternativa que ordena corretamente a veracidade falsidade das afirmações:

A)V,F,V,V

B)F,V,V,V

C)V,F,F,V

D)V,V,V,V

E)V,V,V,F.

3- O conhecimento da LDBEN 9.394\96 atual e de suma importância para que compreendamos como se dá a organização e o funcionamento da educação brasileira, assim como das políticas publicas educacionais. Leia as afirmativas a seguir, colocando V para as verdadeiras e F para as falsas:

(V) A LDB aponta princípios de descentralização e de autonomia, tendo em vista o regime de colaboração dos entes federativos para com a educação.

(F) A política neoliberal está em desacordo com a filosofia do Estado Mínimo.

(F) A municipalização, que atribui aos municípios a responsabilidade da oferta de educação elementar, é um dos reflexos da centralização política.

Assinale a alternativa que ordena corretamente a veracidade\ falsidade das afirmações:

A)F,V,V

B)V,V,V

C)F,F,F

D)V,F,F

E)F,F,V

4- Há uma relação dialética entre planejamento, política e legislação. Partindo dessa relação, analise as afirmativas e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(V) A política educacional abrange as teorias, planificações e realizações que integram a obra do Estado em matéria de educação.

(V) A legislação educacional diz respeito às leis que regulam e orientam a educação no país. Ao examinar uma lei, é preciso verificar as circunstancias sociais, econômicas, políticas e culturais nas quais a lei foi criada.

(F) O planejamento, em suas diferentes formas, apresenta, implícita ou explicitamente, um caráter de neutralidade.

(F) Para que a política educacional seja firmada na sociedade, é comum que a pratica efetivada na educação sempre coincida com os princípios e meios firmados no discurso dos responsáveis pelas políticas publicas.

(V) O planejamento é um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vista agir posteriormente para atingir determinados objetivos.

Assinale a alternativa que ordena corretamente a veracidade\ falsidade das afirmações:

A)V,V.V,F,F

B)F,F,V,V,V

C)F,V,F,V,F

D)V,V,V,F,V

E)V,V,F,F,V.

5- Analise as afirmações a seguir a respeito das políticas educacionais e seus aspectos sociopolíticos e históricos e coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:

(V) A historia da estrutura e da organização do ensino no Brasil reflete as condições socioeconômicas do país e revela seus diferentes momentos políticos.

(V) No período de 1930 a 1937, a educação no Brasil passou a ser vista como meio para aspiração social e uma oportunidade de obtenção de condições para melhoria de vida por meio da inserção no mercado de trabalho proveniente da formação obtida na escola.

(F) Em 1942, foi criado o Senac; dez anos mais tarde, o Senai.

(F) A Constituição de 1946 previa a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que foi promulgada somente em 1971, intitulada LDB 4.024\61.

(V) No período de 1930 a 1945, houve um investimento a atenção ao ensino secundário e universitário, ficando o ensino primário e a formação de professores à margem dos investimentos do governo.

Agora, assinale a alternativa que ordena corretamente a veracidade\ falsidade das afirmações:

A)V,V,V,V,F

B)V,V,F,F,V

C)F,F,F,V,V

D)F,V,V,F,V

E)V,F,V,V,F

6- Ao estudarmos política e planejamento educacional e seus elementos conceituais, podemos apontar que as concepções de Estado presentes são:

I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com