TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da Petrobras

Artigo: Apresentação da Petrobras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2015  •  Artigo  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação da empresa

 Nome: Petrobras

 Porte: Multinacional

 Segmento: exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis, além de outras fontes energéticas renováveis.

 Área de atuação: Exploração de petróleo em águas ultraprofundas.

 Tempo de existência empresa: 3 de outubro de 1953 – 61 anos.

 Outras informações relevantes: A Petrobras é uma empresa estatal de economia mista, ou seja, é uma empresa de capital aberto, sendo o Governo do Brasil o acionista majoritário. A criação da Petrobras foi em 1953, porém, as instalações foram concluídas somente no ano seguinte. A produção de petróleo teve início nesse mesmo ano (1954).

Conteúdo da pesquisa - Conceitos de diversidade

 Motivos para gerenciar a diversidade (o porquê?)

Para a Petrobras, a responsabilidade social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social.

Gerenciar a diversidade é sempre algo complicado, enfim, o próprio nome já diz, algo diversificado é algo diferente, algo que não tem um padrão definido.

As principais barreiras que a diversidade promove são: A “guerra” dos sexos, ou seja, aquela “briga” que sempre vemos de quem é melhor, homem ou mulher. E isso gera imensos desconfortos dentro de uma empresa, a “rádio corredor” de uma empresa grande é cheio de boatos que “fulana só foi promovida por que é mulher”, “o chefe tal não confia nas mulheres e prefere promover homens” e isso é uma barreira que deve ser enfrentada pela empresa para que ninguém se sinta injustiçado e, assim, gere uma desmotivação. A outra barreira é a do preconceito (racial, religioso ou qualquer outro) que ainda é visto em noticiários.

 Que mudanças foram necessárias para gerenciar a diversidade?

O próprio governos, por força de lei, exige que essa diversidade seja tratada igual, para não haver diferenças no tratamento, sim só nas ideias. Essas exigidas por força de lei são as medidas compulsórias. As medidas que a empresa faz por conta própria para diminuir essas barreiras da diversidade são as voluntárias.

Por força de lei, ou seja, é compulsório, a empresa garantir igualdade de salários e de critérios de seleção.

Oferecer aos funcionários treinamento e instrução, mudar sistemas culturais visando à redução de conflitos, pesquisar as políticas e práticas de retenção e demissão, estabelecer programas e metas visando à diversidade, respeitar e promover a diversidade e combater todas as formas de preconceito e discriminação, por meio de política transparente de admissão, treinamento, promoção na carreira, ascensão a cargos e demissão; promover a igualdade de oportunidades para todos os empregados, a partir da valorização do mérito individual, ter uma ouvidoria para ouvir queixas e sugestões são ações voluntárias da empresa.

A Petrobras Distribuidora vem também nos últimos anos, desenvolvendo ações ligadas ao tema voltadas para o público externo, notadamente em campanhas de combate à exploração sexual e infantil e à violência contra a mulher.

 Impactos dessas mudanças?

O principal impacto da implementação de programas de gestão da diversidade é a vantagem competitiva, onde hoje em dia não se pode negar que o principal diferencial competitivo é o capital intelectual. A empresa sabe que é impossível alcançar a excelência nos resultados financeiros, de produtividade e de tecnologia sem valorizar as pessoas.

O respeito à diversidade e à não-discriminação rendeu à Petrobras, pela segunda vez consecutiva, o selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), com a chancela do Fundo das Nações Unidas para Mulheres (Unifem) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com