TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Petrobras

Dissertações: Administração Petrobras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

Atualmente têm-se como indústrias petrolíferas mais ricas do mundo as empresas Exxon Mobil e Chevron (EUA), Shell (Holanda), Petrobras (Brasil), Total (França), entre outras. Diante deste contexto vale ressaltar a crise do petróleo vivenciada pelos países produtores e consumidores.

Em meados de outubro de 1973, as nações participantes da OPEP formaram o mais contundente cartel da história econômica contemporânea e elevaram os preços de referência do petróleo bruto nos mercados internacionais de US$ 2,5 para US$ 11,0, por barril.

Esta inesperada e substancial elevação de preços acarretou, além de ampla redistribuição da renda mundial a favor dos países exportadores de petróleo, sérios problemas de adaptação para os importadores.

Assim, os países desenvolvidos optaram por uma estratégia de adaptação rápida, que consistiu basicamente em um conjunto de medidas destinadas a reduzir drasticamente, e em curto prazo, o consumo de petróleo, no que se incluíram repasses de pelo menos grande parte dos aumentos internacionais dos preços do petróleo aos consumidores internos, entre outras medidas.

Mesmo o petróleo sendo tão poluidor, não há investimentos em energia limpa, pois o petróleo ainda é uma fonte abundante e relativamente barata de energia. Embora as reservas atuais desse bem mineral estejam em fase de diminuição, ainda há potencial para grandes descobertas, pois tudo depende de fatores econômicos e como se vive num mundo capitalista, os acionistas das companhias de petróleo esperam lucros de seus investimentos.

Por outro lado, as empresas de petróleo, pressionadas por ONGs ambientais, pelos governos e pela opinião pública mundial, estão a modificar-se cada vez mais em empresas de energia. 2.2. AS LEIS AMBIENTAIS

Assim, para analisar a existência de leis ambientais às formas legítimas de dominação, é preciso perceber de antemão o que realmente significa a palavra dominação dentro de um contexto. A dominação é sempre resultado de uma relação social de poder desigual, onde se percebe claramente a existência de um lado que comanda (domina) e outro que obedece.

Dominação nada mais é que as inúmeras formas de interesses sejam eles nas suas mais variadas formas, e sempre que há indivíduos que estejam prontos a obedecer a ordens de conteúdos determinados. De acordo com Weber (2011), "dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis".

A dominação é um típico exemplo de influência de valores morais e éticos existentes desde a Idade Antiga e que, de certa maneira, foi sobreposta, aos poucos, na Idade Moderna pela dominação legal, mas esta pode ser observada até hoje, de forma não oficial, pois depende amplamente da submissão moral do ordenado para com o ordenador, se esta não existir, a corrente de poder poderá facilmente ser quebrada através de uma revolução e queda de poderes.

Contudo, os assuntos trabalhados nas aulas das disciplinas Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia, as quais trataram de conteúdos bastante complexos, pois a cada momento apontam a responsabilidade socioambiental às vezes de forma coerente e em outros momentos de maneiras totalmente sem nexo, pois a cada instante a responsabilidade e atuação das grandes empresas varia de acordo de quem estar em destaque.

Estes assuntos são apresentados através de discursos diferentes a depender do público envolvido, a maioria deles nunca cumpre com o que diz, pois age totalmente de forma diferente, acontece apenas na teoria, uma vez que na prática é outra.

Em vista de tais provocações, o que deve ser feito por parte dos administradores é buscar soluções para minimizar, ao máximo possível, impactos de ordem ambiental e social, que afetem os negócios da empresa junto a órgãos de fiscalização públicos, através de planejamento e controle incisivos. 2.3 TEORIA DA AÇÃO SOCIAL E DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA

Diante deste contexto percebe-se a teoria da ação social e da dominação legítima presentes nos textos aqui abordados - Política de responsabilidade social da PETROBRÁS; Programa PETROBRÁS ambiental; STJ decide que a PETROBRÁS deve indenizar pescadores atingido por vazamentos na Bahia - se fazem presentes até mesmo nos sistemas sociais a qual tem como principal a Teoria Geral dos Sistemas que foi elaborada em 1937, por Ludwig Von Bertalanffy, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia.

Os seus primeiros enunciados são de 1925 e ela é amplamente reconhecida na administração da década de 60. Na teoria geral dos sistemas, a ênfase é dada à inter-relação e interpendência entre os componentes que formam um sistema que é visto como uma totalidade integrada, a qual é impossível estudar seus elementos isoladamente, visto que sistema é um todo organizado ou complexo, um conjunto ou combinação de coisas ou partes que formam um todo complexo ou unitário unidos por alguma forma de interação ou interdependência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com